Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Todos sabemos que a Holga é a câmera mais preparada para gambiarras adaptações. Essa é uma das mais simples possível. Para permitir o foco de objetos a menos de 1m (que é a medida padrão da Holga) basta soltar um pouco um só parafuso e pronto.

O lado ruim dessa adaptação é que a lente fica solta, podendo ser removida do corpo da câmera correndo risco de cair no chão. Mas também permite fazer pinhole com sua Holga sem desmontar o obturador inteiro. É bastante interessante!

Como fazer

DSCF0577

Com sua Holga sem filme, abra a tampa e localize o buraco marcado na imagem, é lá que você precisa inserir uma chave phillips pequena e soltar um pouco o parafuso até que a lente gire livremente até soltar do corpo da câmera.

DSCF0580
Essa é a posição para retrato, 1m de distância, que é padrão da Holga. Sem a adaptação a lente só vira até aqui.

DSCF0581
Depois de solto o parafuso que limita a rotação da lente você já é capaz de rodar a lente mais ou menos até esse ponto. Mas cuidado, esse é o ponto em que a lente se solta da câmera!

DSCF0582
A lente pode ser removida para fazer pinhole, adicionar um filtro colorido fixo ou outra alteração do obturador da câmera.

Simples assim. E para colocar a lente de volta na câmera, basta seguir as fotos de trás pra frente! Se quiser, coloque uma fita crepe na rosca da lente pra ela girar com mais resistência e não sair tão fácil, ou então coloque um cordão nela preso na lente, como o que fiz pra segurar a tampa de lente da Diana. O que vale é usar a imaginação!

Divirta-se!

Leia mais:

Artigo anteriorAs câmeras pinhole mais legais para você se inspirar Próximo artigoBaixe câmeras pinhole de papel para montar em casa

O que você acha?

Nome obrigatório

Website