Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A câmera de papelão de Drew Nikonowicz

Quem acha que uma câmera de grande formato precisa ser de altíssima tecnologia, com metais da indústria aeroespacial e lentes de cristal exótico banhado com químicos radioativos raros vai ter calafrios com essa câmera de papelão! Sim, papelão!

Drew Nikonowicz fez como um experimento, de capturar imagens em grande formato usando uma máquina, digamos assim, bem mais simples: uma câmera de papelão! É basicamente um caixote de papelão com encaixe para lentes de grande formato na frente e um vidro despolido atrás, que também pode receber o back com o filme para fotografar.
Toda em papel, desde o corpo, o trilho, passando pelo tripé, até o fole da câmera é feito de papel, provavelmente bem pintado de preto por dentro. Só não sei quanto a durabilidade de uma câmera como essa.

Fotos da câmera de papelão

Digamos que seria a câmera de médio formato mais acessível do mundo, até mais do que as feitas em casa mas em madeira, que deve gastar umas boas caixas de papelão padrão para tentar fazer você mesmo.

Dá a impressão que não tem qualidade de construção para aguentar boas fotos em grande formato, mas devemos lembrar que uma máquina fotográfica nada mais é que uma caixa escura, com um buraco pra entrar a luz de um lado e uma superfície fotossensível do outro lado que vai captar a imagem. Nesse caso nem buraco, já que essa câmera de papelão aceita lentes de grande formato, o que já garante boa parte da qualidade de imagem esperada nesse formatão.

O resto é luz, química e um bom punhado de visão do fotógrafo!

Mas ainda sim ela é linda, bem feita, e com a combinação de lente certa, filme, fotógrafo e químicos não tem porque dar errado.

Links

E aí, empolgou para fazer uma também? Não precisa de lente, nesse tamanho todo de negativo uma pinhole dá conta fácil da qualidade.


Link compartilhado por Flávio Carrilho de Castro, no grupo do Queimando Filme no facebook.

Leia mais:

Artigo anteriorO álbum perdido de Dennis Hopper Próximo artigoHolga vista por dentro, literalmente

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website