Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Esta belezinha é uma poderosa e engraçadinha peça de engenharia ótica e mecânica da antiga Alemanha. Sua lente de elemento simples não é tão simples assim! Seu design foi perfeito e lhe oferece imagens nítidas de 3m até o infinito e tem uma pequena lente corretiva para retratos mais próximos.

Não é nem de longe uma Toycamera.

Informações

Fabricada na Alemanha pela Agfa de 1954 a 1965, você é capaz de encontrar uma dando sopa por ai nas feirinhas de quinquilharuias, lojas de usados, ebay, mercado livre, ou jogada no lixo (verdade). Ela nunca teve legiões de fãs, apesar de suas qualidades.

Especificações técnicas

  • Aberturas f/11 e f/12.5
  • Velocidade de Obturador em torno de 1/30, modo B
  • Filtro amarelo interno
  • Foco por zona: 1-3m com lente interna de close-up. E 3m até infinito

Dicas

Filmes: ela aceita filmes 120 e se sai melhor com filmes ISO 50. ISO 100 é seu limite, para uso de dia.
Regulagens: Pode mudar o foco para retrato e para infinito, e mudar a abertura para nublado e com sol, somente isso. Ela não tem muitos controles. Como ela
não tem regulagem de velocidade, não dá pra fotografar sem luz forte ou flash. Seu flash é proprietário, não sendo compatível com flashes modernos.

Minha história com ela

Encontrei esta câmera no lixo. Como alguém joga isso no lixo? Bem, estava no meio de outras coisas, mas estava pedindo pra ser resgatada, chamando por alguém que pudesse ajudá-la a sair de lá e alimentá-la com bons filmes. E foi o que fiz.

É uma câmera para filme 120 com quadro de 6 x 9 cm, o que lhe dá 8 fotos por rolo, mas imagine essa frame de 9 cm em um filme 135? É, wide 135!

Prefere 6×6? Com um pouco de imaginação e um pouco de papel preto você pode criar uma máscara na câmera para fazer um frame quadrado. Ai precisa fazer um buraco na tampa traseira da camera bem no meio, para que possa ver os números do formato 6×6 e selar com um filtro vermelho.

É uma ótima e versátil câmera que pode ser adaptada ao seu uso, perfeita também para lomógrafos.

Originalmente publicada em inglês no site Lomography Society International.

Mais fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorColorsplash Câmera Próximo artigoWorld Pinhole Day 2010

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

3 comentários

  1. Felipe diz:

    Cara, sensacional!
    Eu achei uma Agfa Super Silette numa feirinha em Brighton na Inglaterra. O cara fez ela por 7 libras pra mim. Ainda não fotografei com ela, mas qdo tirar umas fotos eu subo e escrevo um artiguinho como esse.

    Parabéns pelo resgate. Isso não se joga no lixo, dava no mínimo pra usar como enfeite… Bizarro.

  2. Ola, Eu encontrei uma agfa clack na mudança da minha avo. Tinha 30 anos pelo menos que essa maquina estava guardada no armario.
    Preciso arrumar agora uma das pas do diafragma e tem também 2 filmes para revelar, o que sera que tem neles?
    Achei legal o que vc postou. Valeu

  3. julio[dx] diz:

    Que achado! A lente dela é ótima. Eu arrumei uma parecida (a minha box arrow jr) com um pedaço de corda de guitarra, que usei pra refazer a mola que gira o obturador ela. Deve ser fácil, só dar uma pesquisada boa em como ela funciona, que é bem simples, e mandar ver!

    Revele esse filme, mas leve pra um laboratório que faça manual, pq vai precisar compensar esses anos todos que ficaram guardados! De resto quero ver os resultados!

    Boa sorte com a sua Clack!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website