Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Cabo disparador mecânico

O cabo disparador mecânico é, praticamente, um controle remoto analógico para sua câmera fotográfica. É um clássico da fotografia e praticamente toda câmera que deveria ser levada a sério tinha um buraco com rosca no botão disparador para acoplar o cabo.

Funcionamento

Sua principal função era clicar sem trepidação ou aumentar a distância do fotógrafo e a câmera permitindo, por exemplo, o fotógrafo sair na foto. Nos tempos em que era impossível usar a câmera com uma só mão era uma verdadeira “mão na roda” para ficar de frente para as grandes câmeras e ainda conseguir apertar um botão pra fazer a foto.

Cabo disparador mecânico - Detalhe 1 Cabo disparador mecânico - Detalhe 2

Funciona basicamente assim: você rosqueia a ponta no botão da câmera, aperta o botão na outra ponta do cabo que empurra um pino que dispara a câmera. Simples assim.

Outra coisa bacana: para fazer fotos de longa exposição com o cabo sempre tem uma travinha que mantem o botão “apertado”, mantendo o obturador aberto pelo tempo que você quiser sem cansar o dedo!

Existe também o cabo disparador por ar-comprimido, que o pino é empurrado por ar que corre dentro do cabo quando o fotógrafo aperta um balãozinho. Mas o funcionamento e princípios são os mesmos, apertar o botão da câmera sem encostar nela.

Uma grande vantagem é que como as novas câmeras usam controles com infravermelho ou rádio, esses cabos mecânicos são pouco valorizados e fáceis de encontrar em lojas antigas de fotografia, nas feirinhas ou até na internet com preços acessíveis.

Mais fotos

Eu reformei minha Lomo LC-A de 1985 e um dos itens foi a troca do botão original para aceitar o cabo, usando um botão da nova Lomo LC-A+ e um pouquinho de coragem pra abrir a parte de cima. Mas valeu a pena!

Leia mais:

Artigo anteriorOffi nº 1, uma câmera de plástico simprona de tudo Próximo artigoPra fotografar #local Antigo Cine Teatro Boa Vista, Taubaté.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. silvana diz:

    onde compro este disparador?

O que você acha?

Nome obrigatório

Website