Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Uma câmera feita de milhares de canudinhos, sem lente, carregada com um filme para raios-x. É o experimento louco (e bem sucedido) do flickrista Howard (wheehamx).

Inspirado nos olhos de insetos resolveu fazer uma câmera sem lentes, usando canudos para direcionar a imagem até o filme. Lembra também aquelas gambiarras para flash, pra canalizar a luz e focar em um ponto mais fechado, mas aqui a ideia é fazer cada canudo sensibilidar filme com um ponto de luz, criando uma imagem “pixelizada”, diria até de “baixa resolução”, da cena que está sendo colocada a frente da câmera.

O efeito é realmente legal. E baixa-resolução é modo de dizer, já que os negativos para raios-x que ele usa medem 5 x 5,5 polegadas (12,7 x 13,97 cm), bem grandinhos.

É quase uma imagem de contato, o objeto precisa estar bem colado á frente da câmera e com um flash mais fraco o fotógrafo vai iluminando de lado ao outro, praticamente um lightpainting.

Ele foi juntando canudo por canudo (quase 1800 canudos pretos!) dentro de uma caixa com uma placa quadrada de plástico transparente fechando os canudos no lugar. Tudo foi enrolado em fita adesiva preta, claro! As placas transparentes vieram de tampas de caixa de CDs, até que enfim uma ótima utilização para aquelas caixas de CDs quebradas que acumulam em todo lugar!

Ficou um caixotinho, e o filme que ele usa é o de raios-x (ando querendo muito testar esse tipo de filme).

O Resultado

Ficaram ótimas! Achei que o efeito de colmeia que os canudos causam deixa a imagem muito interessante, dá até a impressão de um efeito digital, mas é totalmente analógico!

Quanto mais perto da imagem mais difícil de entender o desenho, quanto mais distante mais os “pixels” se aproximam e deixam a imagem mais fácil de entender. Experimente olhar com os olhos semi-fechados ou relaxando o foco, como se estivesse olhando para o infinito. É muito divertido!

Queria ver essas imagens impressas em formatão, 60×60 cm, penduradas numa parede. Eu teria uma fácil.

No flickr do Howard tem um exemplo colorido, mas aí é digital, que para experimentar ele fotografou o fundo da câmera com uma digital pra ver como fica o efeito com imagens coloridas. É tão legal quanto! Vai lá pra ver essa e outras imagens bacanas. Ele tem também uns projetos de pinhole bem interessantes, fora as outras imagens bacanas que ele produz.

Vale a pena dar uma olhada no trabalho do cara!

Link

© Todos os direitos reservados a Howard (wheehamx)

Leia mais:

Artigo anteriorNo #instagram: Obrigado pessoas, vcs foram uma audiência incrível e interativa #SENAC #vfb2014! Próximo artigoPôster com as principais câmeras da Nikon até 2008, para baixar

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website