Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Clera é a primeira câmera transparente que funciona - DXFoto 01

A câmera fotográfica é basicamente uma câmara escura onde controlamos a entrada de luz para sensibilizar um suporte fotossensível. Todos sabemos como funciona. Mas, e se a câmera for completamente transparente?

Essa é a premissa da Clera – de Clear Camera, a primeira câmera fotográfica transparente (que funciona). Criada por Anton Orlov, que afirma ser a primeira câmera onde você realmente enxerga a imagem projetada sobre o material fotográfico dentro dela, durante seu funcionamento.

Uma descrição curta da câmera: uma caixa de policarbonato vermelho cristal, totalmente transparente, com uma lente Gasc & Charconnet Petzval e um Back 4×5 polegadas, na qual você pode fazer fotografias com os mais diferentes processos como colódio úmido, daguerreótipo, papel fotográfico preto e branco, litografia bem como alguns filmes comuns.

Clera é a primeira câmera transparente que funciona - DXFoto 02

O truque aqui é que todos esses processos precisam ter em comum é a insensibilidade à faixa do espectro da luz vermelha filtrada pelo policarbonato do corpo da câmera.

Sim, o corpo da câmera funciona como um filtro, deixando a gente ver lá dentro passando a luz vermelha que não vai ser captada pelo filme ou que estiver sendo usado dentro. Um belo truque, se me permite dizer.

De onde surgiu a ideia de criar a CLERA

Anton Orlov teve a ideia de fazer essa câmera ao trabalhar com colódio úmido em outra câmera e como podem ver neste outro artigo, o processo precisa ser feito bem rápido enquanto as chapas ainda estão úmidas. Pra fazer isso, Anton construiu uma caixa com uma janela vermelha para que pudesse fazer o processo de revelação na rua, logo após a exposição da chapa. Ele notou que mesmo com luz do sol direta, através da janela vermelha, bem em cima da imagem não houve nenhum problema com o contraste ou qualidade da imagem. Nesse momento ele pensou “e se eu fizesse uma câmera inteira com esse material vermelho da janela?” A ideia é poder enxergar a imagem sendo projetada sobre o material fotossensível durante o ato de fotografar.

Mais fotos da CLERA

Fotos feitas com a CLERA

Já vi várias câmeras transparentes, a maioria para exibição ou tentativas frustradas, não lembro realmente de ter visto alguma funcional!

Links

Leia mais:

Artigo anteriorInstagram passa a aceitar formatos retangulares Próximo artigoNikon F, um kit nanoblock pra você montar

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website