Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A Colorsplash Camera foi lançada pela Sociedade Lomográfica Internacional depois de um bom tempo de desenvolvimento. Depois da Supersampler, é uma das câmeras com design original deles, com um conceito de flash com gelatinas coloridas que podem ser trocadas durante o uso.

Funcionamento

É uma câmera 135 com flash embutido capaz de fazer fotografias com e sem flash, ou de longa exposição em modo B que permite fotografar em condições de luz precárias. Tem lente plástica de dois elementos (super simples, mas como da Supersampler é melhor que uma só lente plástica).

O flash vem com um kit de gelatinas coloridas que podem ser trocadas, permitindo o uso de até 4 cores por vez. Simplesmente ligue o flash, escolha a cor e clique. Sua fotografia vai se encher da cor que você escolheu. Muito boa pra festinhas e afins.


Dicas

Filmes: qualquer um no caso de uso com flash. Se for fotografar de dia sem flash é recomendável um filme iso200. Já para fotografia noturna em longa exposição é melhor usar um filme iso100 pra ter menos granulação e cores mais legais.
Técnicas: Fotografe com flash colorido mesmo de dia, o fundo sairá com cores normais, mas o primeiro plano será pintado com a cor do flash. Coloque um filtro (gelatina) na frente da lente e escolha outra cor para o flash. As cores vão se misturar no primeiro plano ou até se anular e o fundo ficará todo colorido.

Mais fotos

Links

Saiba mais da colorsplash no site oficial (em inglês) ou veja mais fotos públicas no flickr.

Leia mais:

Artigo anteriorNovas publicações, velhas publicações Próximo artigoAgfa Clack

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

4 comentários

  1. camila diz:

    Gostaria de saber como fazer uma foto em longa exposição alternando as cores do flash, ou seja, ter mais de um flash e um com um filtro diferente do outro!

  2. julio diz:

    Oi Camila,
    É relativamente simples. Usando uma câmera com a colorsplash e um segundo flash você coloca ela no modo B, escolhe uma cor para seu flash que só vai disparar depois que você soltar o botão de disparo da câmera. E aí com o segundo flash dispare várias vezes usando o botõa de teste de luz.

    Já com uma câmera sem flash, você precisa só manter o botão de disparo apertado (se ela tiver modo B) e vai disparando o flash que está na sua mão diversas vezes.

    E tem uma outra oção, que é fazer várias fotos, uma sobre a outra usando técnicas de multipla exposição, mas isso depende muito de qual câmera você está usando.

    Será que uma das opções acima te ajuda?

    Obrigado pela visita, e sua dúvida me deu uma ideia pra um post!

  3. Caique diz:

    Julio, acabei de comprar a minha colorsplash e estou doido para começar a usar…. Devo fazer alguns cliques hoje ainda. Sou completamente cru…

  4. Caique, coloque um filme asa200 e seja feliz clicando… Dê uma olhada no site oficial pra algumas ideias do que ele pode fazer, de resto é se divertir explorando a bichinha.
    Tenha cuidado ao colocar e tirar o filme dela e sempre que avançar para a próxima foto faça com cuidado, pois é de plástico e frágil.
    Valeu a visita!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website