Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

como evitar o mofo-um dos maiores inimigos das suas cameras

Nada mais triste que descobrir que sua coleção de raríssimas câmeras analógicas, suas lentes e seus acessórios estão pegando mofo! Principalmente lentes! E bem nessas épocas malucas com dias chovendo muito. Mas não se desespere, temos bastante ajuda nesse sentido!

Basta uma corrida ao supermercado e o google mais próximos para descobrir um negocinho incrível: SECAR! É um potinho com uma gororobinha dentro que absorve a umidade e deixa nossas preciosidades livres do mofo. Sim, é claro que existem diversas marcas diferentes, com preços e qualidades diferentes.

Tchau pro mofo

Claro, o melhor jeito de impedir a umidade de pegar nossas coisas é deixá-las expostas na estante e usando sempre, mas nem todo mundo pode deixar as lindonas a mostra por falta de espaço, aí que entram gavetas, caixas, armários e guarda-roupas.

Se esse for seu caso, basta deixar um pote desses junto das câmeras e ir trocando sempre que encher de água. E você vai ser como eles enchem rápido! E mande o mofo para aquele lugar!

Por conta desse troca-troca dá pra gastar uma grana que podia ser melhor investida em filmes e tal, então busquei ideias online de como recarregar esses potes e achei uma coisa que pode funcionar, que é encher os potes usados (depois de ser bem limpos) com giz desse escolar mesmo, e pronto!

como evitar o mofo

Link

E pelo que entendi foi uma dica que a Lara viu no programa Mulheres da Gazeta, um programa figuraça, só quem já assistiu entende o quanto eles são maluquinhos. Mas de vez em quando pinta uma dica legal lá! E se essa funcionar, já vale a pena, pois a caixa de giz custa bem menos que um pote desse de SECAR.

Estou testando ainda a questão do giz escolar, mas os SECAR originais agora só saem do meu armário de câmeras depois de estarem bem cheios.


Artigo publicado originalmente no site lomography.com.br em dezembro de 2012.

Leia mais:

Artigo anteriorInternational Kodak Film Photography Day 2014 #ikfpd2014 Próximo artigo7 gambiarras para fotografia com objetos do dia a dia

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. Julio diz:

    Julio, um negócio legal também, a a “silica gel”. Vende em casas de produtos químicos. São bolinhas pequenas e que podem ser acondicionadas em saquinhos de pano e distribuídas no meio dos equipamentos. A vantagem da silica gel é que ela é azul escuro quando está seca e vai clareando à medida em que absorve água. É só tirar e secar numa panela normal e recolocar nos saquinhos. Dura indefinidamente. Deve custar uns R$ 40,00 o quilo, o que dá um monte de secadores.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website