Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

construa-sua-propria-lente-001

Todo mundo deveria construir sua própria lente, depois de construir sua própria câmera. É um belo exercício que todo fotógrafo deveria experimentar, como um jedi que constrói seu sabre de luz ou um arqueiro que constrói seu próprio arco.

Achei o passo-a-passo de Cormac Relf, um carinha que também gosta de construir suas próprias coisas (legal isso), e curti pra caramba essa ideia de fazer lentes de câmera com elementos simples e toscos como lentes de aumento e papelão. Dá pra incrementar mais isso usando peças usadas, canos e conexões plásticas ou outros materiais que você tenha em casa.

O projetinho do cara me inspirou, vou procurar coisas pra fazer lentes aqui, quem sabe não sai algo divertido e interessante.

Aqui vamos ver ele usando uma lente de leitura, coisa que só vi em filmes de época, uma baita lente de vidro pra colocar em cima de textos e ler quando precisaria de óculos (coisa cara pra época) ou no caso de vista cansada. Enfim, uma grande lente de aumento, grande mesmo.

construa-sua-propria-lente-002

Materiais

  • Uma lente de leitura (onde achamos isso no brasil?) mas poderia ser uma lupa
  • Papel cartão
  • Caneta preta (permanent marker, ou tinta gauche se preferir)
  • Tubos de papelão
  • Cartolina ou color set (pretos)
  • Fita adesiva (isolante, preferivelmente)
  • Tesoura

Passo-a-passo

construa-sua-propria-lente-003

Corte o tubo de papelão e prenda o “obturador” com a abertura escolhida, com um tamanho que fique um pouco pra fora do corpo da câmera, pelo menos 2 cm.

construa-sua-propria-lente-004

Como fica de frente.

construa-sua-propria-lente-005

Detalhe do tamanho que sobra pra fora do corpo da câmera.

construa-sua-propria-lente-006

Faça um cone de cartolina ou color set em torno da lente de leitura, de forma que encaixe na primeira peça feita com o tudo de papelão, o movimento livre dessas peças que vai permitir o foco.

construa-sua-propria-lente-007

construa-sua-propria-lente-008

construa-sua-propria-lente-009

Detalhe das partes móveis da “lente”.

construa-sua-propria-lente-0010

Aí é colocar na câmera e fotografar muito. E claro, segurar a lente no lugar senão ela cai!

construa-sua-propria-lente-0011

Resultado

Ele usou uma digital, mas se fosse com filme seria ainda mais radical.

E aí, vai ter coragem de fazer a sua?

Links

Leia mais:

Artigo anteriorUma 50mm f/1:1.4 fungada sendo desmontada e limpa Próximo artigoFilm Episódio 3: "Basic" Shoot - poucos recursos, grandes resultados

3 comentários

  1. Fernanda B. Ribeiro diz:

    Caro Julio,

    gostei tanto da idéia que procurei a lupa na internet. Trata-se de uma lupa de mesa e é vendida no Mercado Livre. Procure por “Lupa De Mesa Tipo Pedra Magnificação 6x Joalheiro Bolso”. É bem parecida com a do tutorial. Já comprei a minha.

    Se vc permite que eu passe o link, aqui vai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504483768-lupa-de-mesa-tipo-pedra-magnificaco-6x-joalheiro-bolso-_JM

    Sds!

  2. Fernanda, que ótimo! Não fazia ideia do nome dessa lentona! Vou providenciar uma para mim imediatamente! Obrigado pela dica, vou atualizar o artigo!

  3. Gustavo diz:

    Gostei da postagem sobre a limpeza de lente 50mm 1:1.4, eu mesmo estou a limpar uma Zuiko 1.4, a v. mais procurada. Falta apenas chegar o paquimetro de aco… jejeje
    Agora, construir uma lente, acho bobage, ja ha taaantas por ai, veja a performance, 0, nula. E essa Nikon velha nem deve ter limpeza ultrasonica do sensor, um free-lens nao eh uma boa ideia. Sds,

O que você acha?

Nome obrigatório

Website