Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Todo mundo deveria construir sua própria lente, depois de construir sua própria câmera. É um belo exercício que todo fotógrafo deveria experimentar, como um jedi que constrói seu sabre de luz ou um arqueiro que constrói seu próprio arco.

Achei o passo-a-passo de Cormac Relf, um carinha que também gosta de construir suas próprias coisas (legal isso), e curti pra caramba essa ideia de fazer lentes de câmera com elementos simples e toscos como lentes de aumento e papelão. Dá pra incrementar mais isso usando peças usadas, canos e conexões plásticas ou outros materiais que você tenha em casa.

O projetinho do cara me inspirou, vou procurar coisas pra fazer lentes aqui, quem sabe não sai algo divertido e interessante.

Aqui vamos ver ele usando uma lente de leitura, coisa que só vi em filmes de época, uma baita lente de vidro pra colocar em cima de textos e ler quando precisaria de óculos (coisa cara pra época) ou no caso de vista cansada. Enfim, uma grande lente de aumento, grande mesmo.

Materiais

  • Uma lente de leitura (onde achamos isso no brasil?) mas poderia ser uma lupa
  • Papel cartão
  • Caneta preta (permanent marker, ou tinta gauche se preferir)
  • Tubos de papelão
  • Cartolina ou color set (pretos)
  • Fita adesiva (isolante, preferivelmente)
  • Tesoura

Passo-a-passo

Corte o tubo de papelão e prenda o “obturador” com a abertura escolhida, com um tamanho que fique um pouco pra fora do corpo da câmera, pelo menos 2 cm.

Como fica de frente.

Detalhe do tamanho que sobra pra fora do corpo da câmera.

Faça um cone de cartolina ou color set em torno da lente de leitura, de forma que encaixe na primeira peça feita com o tudo de papelão, o movimento livre dessas peças que vai permitir o foco.

Detalhe das partes móveis da “lente”.

Aí é colocar na câmera e fotografar muito. E claro, segurar a lente no lugar senão ela cai!

Resultado

Ele usou uma digital, mas se fosse com filme seria ainda mais radical.

E aí, vai ter coragem de fazer a sua?

Links

Leia mais:

Artigo anteriorUma 50mm f/1:1.4 fungada sendo desmontada e limpa Próximo artigoFilm Episódio 3: "Basic" Shoot - poucos recursos, grandes resultados

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

3 comentários

  1. Fernanda B. Ribeiro diz:

    Caro Julio,

    gostei tanto da idéia que procurei a lupa na internet. Trata-se de uma lupa de mesa e é vendida no Mercado Livre. Procure por “Lupa De Mesa Tipo Pedra Magnificação 6x Joalheiro Bolso”. É bem parecida com a do tutorial. Já comprei a minha.

    Se vc permite que eu passe o link, aqui vai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504483768-lupa-de-mesa-tipo-pedra-magnificaco-6x-joalheiro-bolso-_JM

    Sds!

  2. Fernanda, que ótimo! Não fazia ideia do nome dessa lentona! Vou providenciar uma para mim imediatamente! Obrigado pela dica, vou atualizar o artigo!

  3. Gustavo diz:

    Gostei da postagem sobre a limpeza de lente 50mm 1:1.4, eu mesmo estou a limpar uma Zuiko 1.4, a v. mais procurada. Falta apenas chegar o paquimetro de aco… jejeje
    Agora, construir uma lente, acho bobage, ja ha taaantas por ai, veja a performance, 0, nula. E essa Nikon velha nem deve ter limpeza ultrasonica do sensor, um free-lens nao eh uma boa ideia. Sds,

O que você acha?

Nome obrigatório

Website