Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Sempre fui fã do trabalho do Stanley Kubrick como cineasta e descobrir seu trabalho como fotógrafo foi fenomenal. Já tinha publicado algumas fotos dele, principalmente uns autorretratos. E agora descobri esse vídeo com informações de como foi montada uma exposição com seus trabalhos para a Revista Look, uma séries de ensaios feitos entre 1945 e 1950. Um verdadeiro exercício de direção, composição, tempo, ritmo e narrativa em imagens de um dos diretores mais interessantes e talentosos do cinema.

E quem imagina que nos tempos do filme tinham que ser econonômicos pelo alto custo do filme, saiba que para esses ensaios Kubrick tirava centenas de retratos e 20 ou 30 eram publicados na revista a cada ensaio. No final ele teria fotografado mais de 27 mil fotografias, sendo que 1000 delas foram publicadas em pouco mais de 4 anos de trabalho para a Revista Look. E isso a partir do fim do ensino médio. 27 mil fotografias!

Um pouco dessas imagens e seus ensaios no vídeo da apresentação da exposição.

Vídeo da exposição

Tudo começou com uma fotografia de um jornaleiro depressivo cercado de jornais com a notícia da morte do Presidente Roosevelt, meticulosamente dirigida e ensaiada para parecer expontânea, passou por 4 anos de um trabalho incessante contando histórias visualmente e culminou com a decisão de mudar o meio de expressão para o cinema, com o documentário Day of the Fight em 1951.

O resto, bem, você já deve saber.

Informações sobre a exposição aqui.

Leia mais:

Artigo anteriorO lixo de uns é o ouro para outros: câmeras analógicas recuperadas do lixo Próximo artigoQue tal fazer lomografias 3D com a Lomo LC-A?

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. Dona diz:

    fantástico. amo essas fotos!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website