Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Quando o assunto é adaptar câmeras 120 para usar filmes 135 sempre vale a máxima da antiga propaganda que diz “Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente uma”. Todo mundo já tentou e fez a sua e mesmo eu tenho ao menos duas opções já publicadas aqui sobre usar os pequenos e acessíveis filmes 135 nas câmeras 120, resultando na exposição do filme inteiro, incluindo os buraquinhos (em gringês: Sprocket Holes).

Sim, as câmeras 120 da Lomography tem seus adaptadores, como a Holga e a Diana+, mas eu gosto de sempre relembrar que o propósito deste lugar é falar das soluções criativas de baixo custo, carinhosamente chamadas de gambiarras.

Aí descobri uma técnica legal do Dirk Spennemann, que é cortar um rolo vazio de 120 e usar as pontas para prolongar um rolo de 135, encaixando em uma câmera de médio formato. Bingo! Simples e eficaz! E dá um maior controle do filme, além de proteger cada foto batida mandando ela pra dentro de outro rolo 135.

Olha só o passo a passo do Dirk


O rolinho do meio é o mais indicado para a técnica, mais simples de cortar, principalmente.


Corte seu rolinho em pedaços!


Corte e teste, note como ficou muito fora do centro! Corte mais um pouco até alinhar…


Corte a outra ponta, cole e teste na sua câmera.


Use um rolo vazio desmontado ou então um daqueles reutilizáveis que dá pra desmontar e recarregar com filme.


Um primeiro kit pronto.


Colocado e pronto para fotografar!


Lembre-se, dependendo da câmera as duas últimas foto não estarão protegidas da luz quando abrir a tampa do compartimento de filme. Sempre abra a câmera DENTRO de uma bolsa escura ou sala preparada, para que não corra riscos de perder fotos!

© Dirk HR Spennemann 2009 All Rights Reserved

Uma outra fonte com a mesma ideia fez um vídeo, mostrando o passo a passo de cortar uns rolos 120, mas não liberou nenhuma medida nem esquema, aparentemente ele foi cortando e ajustando os rolos do filme 120 na mão até ficar bom, criando dois espaçadores que segurando filme 135 no lugar certo.

Assista o Vídeo

Link

Leia mais:

Artigo anteriorNo #instagram: não é que a DianaF+ fica bem na foto? Próximo artigoNão são só os filmes xpro que resultam em cores interessantes

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

2 comentários

  1. Silas diz:

    Muito bom! Só queria perguntar: quantas poses voce conseguiu com o filme 135? Tem o resultado pra vermos? Até. Silas.

  2. Dona diz:

    a coisa agora é: onde achar um rolo de 120? =( rs

O que você acha?

Nome obrigatório

Website