Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Eu tenho uma coleção de filtros e acessórios da minha antiga pentax, que são compatíveis com a rosca de 49mm dela. São filtros coloridos, prismas, etc, que eu queria usar na holga. Todo mundo gosta de usar filtros nas suas câmeras, mas pra holga ou se usa o kit de filtros específicos dela que são de plástico ou você precisa de muita fita adesiva ou cola pra segurar filtros usados nas câmeras SLR, que são de vidro ótico. Então que tal adicionar uma rosca padrão na lente da Holga pra ela aceitar filtros e acessórios pra roscas 49mm?

A Holga 120 é uma das toycameras mais versáteis que existe. Ela é tão simples em sua construção plástica que permite ser modificada de todas as formas possíveis e imagináveis.

Primeiro, arrume um anel adaptador (step-up ring) de 46mm pra 49mm.

Com muito carinho e força, tente “rosquear” esse anel na lente da holga, que tem uma medida pouca coisa menor. Se você conseguir, vai ter instantâneamente uma rosca 49mm de metal na sua holga, que irá permitir usar os filtros padrão de fotografia, como UV, filtros de temperatura de cor, prismas, etc. E você encontra baratinho em feirinhas de coisas usadas ou até em lojas de fotografia, porque depois da fotografia digital, alguns efeitos desses filtros são conseguidos no computador depois. Mas pra gente, que curte alterar a imagem antes dela virar digital, esses filtros e efeitos são perfeitos! É o photoshop analógico!

Além da praticidade de colocar e tirar os filtros rosqueando, você deixa sua holga sempre limpinha e com cara de câmera de antiga! E não causa nenhum dano em sua Holga!

Mais fotos

Leia mais:

Artigo anteriorPentax PC-330 Próximo artigoCorrija a folga da tampa da sua Holga

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

5 comentários

  1. ola, comprei uma lente holga pra usar na minha canon t1i…
    Vc tem alguma sugestão ou dicas de uso?
    ou sabe se pode causar algum problema na makina?
    obrigado

  2. Onde encontro seu e-mail amigo?

  3. julio diz:

    Então, a lente da holga não causa problema algum na câmera que vc usar. É só alegria. O único porém, que é igual a toda lente, é que o tira-põe de lentes deixa entrar poeira dentro da máquina, se a sua tiver aquela coisa de limpeza automática é mais tranquilo. Fora isso, pega nada pra sua câmera. Você comprou com o adaptador? Com ele fica mais confortável de usar fora que ela fica na posição correta.

    Eu diria pra experimentar bastante com sol pra dar lens flare (não sei se é saudável apontar a câmera direto ao sol, mas de ladinho já pega flare) e abusar de PB, que é o mais legal… dá um ar vintage pra coisa. O lance é tentar sujar o digital, dar aquele ruido de câmera lo-fi, então esquece aqueles padrões de não fotografar contra o sol, de usar lenshood pra proteger de lens flare, etc. Basicamente isso… e experimente fazer retratos, deve ficar interessante! No mais o que vale mesmo é a experimentação!

    Em http://www.dxfoto.com.br/contato/ tem um formulário de contato simprão pra mandar email pra mim.

    Valeu a visita!

    Abraços

  4. Wellington Amancio diz:

    o que vc acha das lentes diana, por exemplo Wide Angle 38mm, em canon?

  5. julio[dx] diz:

    Eu sinceramente não tenho opinião formada, Wellington. Como as lentes da Diana e da Holga são para filme 120, possivelmente usá-las em câmeras 135 vai dar diferença no resultado. O frame menor vai aproveitar apenas o centro da lente, talvez ignorando os “defeitos” especiais das bordas das lentes plásticas de baixa qualidade.
    Mas é uma experiência. Se tiver uma holga ou uma Diana vale a pena comprar o adaptador que é barato.
    Uma coisa tenho certeza, com o corte a 38mm vai deixar de ser grande angular na canon, como o crop das câmeras digitais que não são full frame, mas bem mais acentuado pois a diferença entre os tamanhos 120 e 135 é bem grande.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website