Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Bem antes dessa onda de câmeras de múltiplas lentes e dos efeitos de photoshop existiam os filtros prisma. Sua principal função era causar efeitos psicodélicos nas imagens analógicas dando aquela cara louca de enxergar mais de uma imagem na mesma foto.

Esses prismas agem separando a imagem em duas ou mais e misturando-as suavemente antes de chegar ao filme.

Funciona de uma forma muito simples: coloque na frente da lente da sua câmera e pronto. Claro, se a lente da sua câmera tiver a mesma medida da rosca do filtro. Mas e se a sua câmera não tiver rosca na lente, você pode simplesmente segurar o filtro em frente da lente, com o cuidado de não deixar seu dedo entrar na frente da luz, pra não sair um borrão escuro na sua imagem!

Olha o exemplo do efeito que cada tipo de filtro causa (tenho só esses, existem vários tipos de prismas diferentes):

Filtro Multivision

Triângulo

Vertical

Imagem Original

Vantagens

  • Raíz: são efeitos óticos, que acontecem antes da imagem chegar no filme. Então não conta como “pós-produção” nem como efeitos de “photoshop”. Se você anda procurando efeitos tradicionais pra acompanhar sua câmera analógica, é uma ótima pedida. Fora que tentar fazer isso com a imagem já capturada em filme é outro trampo de laboratório!
  • Versatilidade: funcionam pra todo tipo de câmera fotográfica ou de vídeo, analógica ou digital. É luz, é física.
  • Custo: com o surgimento do photoshop e das câmeras digitais esses filtros caíram em desuso derrubando os preços e facilitando nossa vida.
  • Disponibilidade: você encontra esses filtros prisma no mercado livre, em lojas de fotografia tradicional e em feirinhas de antiguidades. Muita gente deixou de usar e estão largados em caixas e gavetas de acessórios por aí. Basta procurar!

Leia mais:

Artigo anteriorCorisco Academia: Você ainda sabe colocar filme? Próximo artigoDia Mundial da Água: água mole em pedra dura...

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

5 comentários

  1. Suzana diz:

    Muito louco, adorei teu site!!

  2. Valeu, Suzana! Fica a vontade…

  3. Raphael diz:

    poxa, queria saber onde encontrar. não achei no mercado livre.

  4. Renata diz:

    Não encontro em lugar nenhum!!
    Tem alguma dica de onde comprar?

  5. Renata, só acha no ebay, no deal extreme e em lojas de material fotográfico dessas mais antigas, ou com fotógrafos veteranos que estejam se desfazendo de equipamento antigo. Não é uma coisa que acha fácil mesmo! Os meus vieram com uma câmera pentax que meu pai comprou usada muitos anos atrás.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website