Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Todos sabemos que a Holga é a câmera mais preparada para gambiarras adaptações. Essa é uma das mais simples possível. Para permitir o foco de objetos a menos de 1m (que é a medida padrão da Holga) basta soltar um pouco um só parafuso e pronto.

O lado ruim dessa adaptação é que a lente fica solta, podendo ser removida do corpo da câmera correndo risco de cair no chão. Mas também permite fazer pinhole com sua Holga sem desmontar o obturador inteiro. É bastante interessante!

Como fazer

Com sua Holga sem filme, abra a tampa e localize o buraco marcado na imagem, é lá que você precisa inserir uma chave phillips pequena e soltar um pouco o parafuso até que a lente gire livremente até soltar do corpo da câmera.


Essa é a posição para retrato, 1m de distância, que é padrão da Holga. Sem a adaptação a lente só vira até aqui.


Depois de solto o parafuso que limita a rotação da lente você já é capaz de rodar a lente mais ou menos até esse ponto. Mas cuidado, esse é o ponto em que a lente se solta da câmera!


A lente pode ser removida para fazer pinhole, adicionar um filtro colorido fixo ou outra alteração do obturador da câmera.

Simples assim. E para colocar a lente de volta na câmera, basta seguir as fotos de trás pra frente! Se quiser, coloque uma fita crepe na rosca da lente pra ela girar com mais resistência e não sair tão fácil, ou então coloque um cordão nela preso na lente, como o que fiz pra segurar a tampa de lente da Diana. O que vale é usar a imaginação!

Divirta-se!

Leia mais:

Artigo anteriorAs câmeras pinhole mais legais para você se inspirar Próximo artigoBaixe câmeras pinhole de papel para montar em casa

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website