Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Fotografe com seu scanner de mesa - DXFoto

Já pensou em usar seu scanner de mesa como o sensor de uma câmera? Saiba que é possível e já foi feito. Só precisa de um pouco de coragem pra modificar um scanner normal, uma câmera de médio ou grande formato das antigas, uma pitada de “engenharia” (ou gambiarra, como preferir) e você tem sua própria câmera com muitos megapixel.

Disclaimer: Apesar de fotografia digital não ser o foco desse blog devo dizer que foi impossível não compartilhar a ideia, que é muito bacana. É como se estivesse escaneando a imagem enquanto ela é formada. Tudo bem que não tem o processo químico gostoso envolvido, mas também tem câmera velha, demora para se fazer uma única fotografia que não será igual a outra e o mais importante: um monte de modificações e gambiarras legais para quem curte colocar a mão na massa!

Criada por Michael Golembewski, artista e designer especializado em desenvolver ferramentas para expressão artística e um entusiasta da gambiarra. Convenhamos, modificar os mecanismos internos eletrônicos e grudar um scanner nas costas de uma câmera antiga é uma tremenda gambi! Seu projeto é antigo, o site dele é antigo (a publicação original aqui foi em 2010) mas é tão legal que resolvi incrementar este artigo.

Uma das câmeras

fotografe-com-seu-scanner-lantern2

fotografe-com-seu-scanner-horsemanscannercamera

Imagens feitas com a câmera

fotografe-com-seu-scanner-8

fotografe-com-seu-scanner-7

fotografe-com-seu-scanner-6

fotografe-com-seu-scanner-5

fotografe-com-seu-scanner-4

fotografe-com-seu-scanner-3

fotografe-com-seu-scanner-2

fotografe-com-seu-scanner-1

A parte importante é saber como o scanner enxerga as imagens. Diferente da maioria das câmeras em que um diafragma circular ou janela expoe a imagem, causando um borrão quando há movimento, o scanner captura a imagem com uma série de linhas, por isso demora e causa umas distorções malucas. E nesse caso forma imagens com mais de 100 megapixels!

Então pegue aquele scanner velho encostado e dê uma nova vida pra ele transformando-o em uma câmera.

Link

Leia mais:

Artigo anteriorPop 9, um mosaico de imagens em uma só foto Próximo artigoSense of Place, Holgas de Susana Raab

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website