Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Exatamente isso, enviaram Holgas para o espaço para fotografar nosso planeta lá de cima! Agora tá na moda isso, já enviaram androids do google, câmeras, celulares mil e até malucos patrocinados pela RedBull. Mas nunca tinha ouvido falar de enviarem uma toycamera. E claro, tinha que ser a mais famosa de todas, a Holga.

A ideia foi um desafio feito por Dirk Fletcher para a turma de Fotografia Alternativa Moderna, no Harrington College of Design in Chicago,. Ele queria a galera se torna-se a primeira a enviar uma toycamera pro espaço e trazer fotos analógicas de lá. É fácil de falar, mas bem complexo de fazer.

Isso me lembrou a piadinha infame do milho que explodiu e matou duas galinhas, a Holga e a Célia. Mas isso não é importante, o importante é saber que enviaram 4 Holgas para as bordas do espaço na estratosfera e de lá clicaram remotamente nosso lindo planetinha azul em filme, o Porta 400 para ser exato. Segundo Dirk Fletcher, sua escolha preferida para dar aquele ar de toycamera e evidenciar a lente de plástico e o grão do filme quando clicado com uma Holga. Ok então. Só não contavam com tanta radiação que ficou na foto como a grande mancha azul de cima.

O vídeo mostra como foi a façanha

Mas para uma foto feita a 95.000 pés (quase 30 km) de altura até que saiu bem. Fora que dá um charme, principalmente para nós que gostamos de infiltrações de luz na Holga.

O trabalhão que deu pra bolar um esquema de clicar as holgas daqui de baixo, fazer tudo isso funcionar no frio congelante do caramba lá de cima, enfim, uma epopéia daquelas que faz a gente pensar que sair pra rua e fotografar na esquina tá ficando sem graça pra galera por aí. Quero ver mandarem uma toycamera agora pra estação espacial e depois, quem sabe, até pra Marte! Que viagem…

Link

(via)

Leia mais:

Artigo anteriorFotografe, um blog de câmeras analógicas Próximo artigoFilme de rolo: faça seus rolinhos de filme em casa

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website