Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A Holga é uma câmera que é famosa por deixar as imagens com uma atmosfera de sonho, com bordas escurecidas e desfocadas, mas o que a maioria não sabe é que um dos elementos que permite (ou acentua) o efeito é a máscara interna. Ou melhor, a falta dela!

Geralmente quem tem a Holga mais antiga sabe, como elas só vinham com a máscara retangular para 16 fotos em 6 x 4,5 e, para fotografar no formato para 12 fotos com 6×6 a primeira coisa que você fazia era se livrar da máscara de 6 x 4,5. Como as holgas modernas já vem com a máscara quadrada ninguém pensa nela, ou pensa em removê-la da Holga.

Pra quer tirar?

A função da máscara interna é enquadrar a imagem que vai sensibilizar o filme e também manter o filme mais esticado ao passar pela câmera. Assim, se remover a máscara você tem a possibilidade de expor uma área maior do filme, aumentando a vinheta e também criando uma borda meio desfocada, embaralhada.
Eu particularmente prefiro fotografar com a Holga sem máscara nenhuma, o máximo do máximo dos efeitos da câmera.

Mais fotos

Leia mais:

Artigo anteriorSprocket Rocket, fotografe sobre os furinhos do filme Próximo artigoKodak Pro Image Club, o programa de fidelidade pra ~fotógrafos profissionais~

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website