Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Kodak Instamatic 177 XF, camerinha do coração - Frente - DXFoto

É uma câmera de viewfinder para filme 126 fabricada pela Kodak. O único ajuste da câmera é girar o anel em torno da lente pra definir Sol ou Nublado/Flash, que altera a velocidade de exposição e ativa o contato do flash. A abertura da lente é fixa.

História

A Linha de câmeras Instamatic da Kodak foi uma revolução de comportamento tão grande quanto a introdução do rolo de filme feita por George Eastman na década de 1880. Criada pelo inventor americano Dean M. Peterson, ele queria fazer uma câmera tão simples e fácil de usar que o ato de trocar um filme seria feito em apenas uma etapa.
Filme 126 - Wikipedia - User: Fourohfour Para isso, a câmera usa o filme 126, inventado pela Kodak e que consiste em um cartucho protegido da luz preenchido por um filme com medidas parecidas com o filme 135 em tamanho, mas diferente em formato de imagem e quantidade de furos.

Memórias do passado

Quem não cresceu com essas cameretas por perto? Diferentes modelos de Instamatic foram lançadas e fabricadas durante anos pela Kodak. Muita gente teve a vida fotografada pelas lentes dessa camereta.

Ela até apareceu em filmes ( só me lembro da Amelie Poulain ) e povoa a memória de todos.

Kodak Instamatic 177 XF, camerinha do coração - Amelie Poulain - DXFoto

Então porque devemos manter essa pequenina nas estantes, só por não termos mais acesso ao filme 126? Teste usar um filme 135 nela e veja no que pode dar.

Informações

  • Filme: Cartucho 126
  • Formato: 2,8×2,8cm
  • Lente: Kodar
  • Viewfinder: ótico
  • Flash: Contato HotShoe

Mais fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorOlympus Trip 35, uma compacta que é uma viagem Próximo artigoScan de negativos com scanner normal

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

17 comentários

  1. Jéssica Carneiro diz:

    Bom, mais porquê naum fala mais da máquina fotográfica só fala um pouco dela e quase nem dá pra gente ter uma noção de quem criou aonde que criou é muito pouco assunto.

  2. julio diz:

    Obrigado, Jessica.
    As publicações do site sempre são atualizadas com as sugestões de quem lê. Já anotei e assim que puder coloco mais informações.
    Valeu!

  3. Olá Julio, vc sabe se o cartucho 110 cabe em cameras que usam filme 126?
    Abraço!

  4. julio diz:

    Olá Tati,
    Infelizmente, não. São formatos bem diferentes. Você tem um cartucho 110?

  5. Fernanda diz:

    Tati Duarte,

    Você tem um cartucho 110? Onde conseguiu?

  6. feup.. diz:

    eu tenho uma maquina dessa agora ..
    quero sabe onde posso encontra cartu 126 pra ela ?? valew

  7. Olha, esse filme só encontra no ebay. Mas o maior problema é achar lugar que revele. Por isso eu tenho tentado usar o filme 135 nela.

  8. cara onde posso comprar filme 126 para essa maquina, tenho foto minha quando bebe retirada dela meu… é reliquia isso pra mim sabe… então gostaria muito de tirar umas fotos dela. a minha esta em perfeito estado de uso…

    aonde poderia estar comprando esse filme 126 ?? sites nacionais? links? ajudaria muito!

    e deixa eu te perguntar… ainda revelam nesse formato de filme? ou só lugar especifico?

    sou de vitória – espirito santo

    abraços
    belo post!

  9. Valeu Carlos,
    Infelizmente o filme 126 não se acha mais. A única fabricante, a Ferrania, finalizou a produção em 2007 (Se não me engano). Mas vale a pena buscar no ebay e similares. Mas mesmo assim é muito difícil quem ainda revela. Acho que no Brasil não tem mais lab que lide com esse tipo de filme.
    Por isso que tento usar o filme 135 nela, com alguma gambiarra. Quebra um galho, mas não é a mesma coisa, claro.
    Boa sorte na busca!

  10. Miriam diz:

    Júlio eu tenho a máquina 177x e o filme 135, por favor, me diga como vc faz para fazer a gambiarra p usar o filme 135 nesta máquina, pois eu não consegui colocar pq além de não caber, não tem como puxar o filme automaticamente.

    Por favor, me ajude, pois gosto muito desta máquina.

    Grata,
    Miriam

  11. Thais Leite diz:

    Por favor, preciso de uma dica de como fazer essa gambiarra rs… eu tenho a camera, mas falta o cartucho =/

  12. Thais e Miriam, vocês viram o tutorial no link http://www.dxfoto.com.br/instamatic35mm/ ? Lá explico como fazer a adaptação e envolve “detonar” algumas partes da instamatic, de modo que ela não vai mais usar o filme original, só o 135 da gambi!

  13. Milena diz:

    Olá, eu acabei de ganhar uma câmera dessa, mas a minha não tem anel regulador de sol/nublado/flash é 177XF você sabe me dizer qual o ano dela? Estou colecionando.

    Agradeço a atenção, adorei aqui! Favoritei

    Obrigada!

  14. Damaris diz:

    Onde achar filme pra essa câmera?

  15. Damaris, infelizmente não acha. O último fabricante não faz mais, que era a Solaris. Agora só com os processos de gambiarras para usar filmes modernos nelas, como esse que eu montei. Ou correr atrás de filmes vencidões no ebay.
    Fora isso, não temos muito o que fazer com as nossas kodakinhas!

  16. Denis Chiaverini diz:

    Encontrei uma lente para instamatic.LENTAR TELE. Para qual modelo ela serve pis em uma 177 nao encaixa.
    Obrigado.

  17. Otacílio Ribeiro diz:

    Uma correção. As primeiras usavam uma lâmpada descartável (conforme filme publicitário disponíveis no Youtube). Depois veio o cubo mágico, posteriormente a Kodak lançou uma peça que você poderia usar o flash de sapata em vez do cubo mágico (tenho uma dessas da foto com o adaptador), por último, opção com sapata para flash (conforme a foto deste artigo).

O que você acha?

Nome obrigatório

Website