Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

[lomo lca proimage]

O negativo profissional que, por algum motivo que ignoro, é um filme mais barato que qualquer outro filme amador da Kodak, como o Ultra. E como vale a pena, sua qualidade é mais que perfeita pra mim.

O filme Proimage tem dois tipos: ISO100 (meu predileto) e o ISO200. É um filme de grão fino que oferece belos tons de pele e lindos azuis quando usado ao ar livre. É perfeito para retratos ou para longas exposições com a sua LC-A, ou outra câmera com Modo Bulb.

galinhas em kodak proimage 100 com a lomo lc-a

Custo do Kodak Proimage

É o melhor negativo pelo seu preço. É também a melhor opção para sua LC-A quando tirar uma folga dos cromos e processos cruzados. Pra mim, negativos coloridos são melhores que fazer processo cruzado com cromos. É um filme para o dia-a-dia.

Nos bons tempos cheguei a pagar menos de R$ 6,00 por rolo, num pacote de 5. Mas ainda hoje em sites e lojas do centro de São paulo o filme tá menos de R$ 9,00. Vale ainda muito a pena pelo que o filme oferece.

Mas o que ele oferece?

Fotos

cenário em kodak proimage 100 com a lomo lc-a

engordiet

religiosidade em kodak proimage 100 com a lomo lc-a

Outras vantagens

O Kodak Proimage é o meu filme escolhido para ser o principal, é o predileto para usar normalmente nas minhas câmeras (principalmente a lomo lc-a) pela suas cores padrão, mas quando quero fazer bagunça e forçar efeitos também prefiro ele.

O que faço com o proimage? Eu gosto particularmente de bater ele como ISO 400 e depois mandar puxar na revelação até ISO 800. Isso dá um efeito nas cores e no contraste bem legal.


Publicado originalmente no site da Sociedade Lomográfica Internacional

Leia mais:

Artigo anteriorO que achou? Próximo artigoThe Impossible Project - O renascimento da "Polaroid"

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

17 comentários

  1. mônica diz:

    pode usar esse filme numa Holga 120GN?

  2. julio diz:

    Claro que pode!
    No meu canal do Youtube eu ensino como usar os filmes 135 (35mm) em cameras como a Holga. É bem fácil até.

    Qualquer coisa, dúvida, etc, pode chamar!

    Abraços e valeu a visita!

  3. Esse sempre foi o meu filme preferido. A última vez que eu o usei foi em 1999. No meu site, tem duas fotos que eu tirei nesta época.

    Parabéns pelo site. Muito instrutivo.

    André Von Weimar

  4. Mônica Bacelar diz:

    obrigada. é que sou amadora, então… tenho muitas dúvidas.

  5. julio diz:

    De nada, Mônica. Fique a vontade pra perguntar, pesquisar, etc…

  6. Guilherme diz:

    onde encontro esse filme? estou procurando em várias lojas online filmes bons e baratos, mas n encontro em lugar algum…
    sabe de alguma loja que venda eles pela internet?

  7. julio diz:

    Eu não ganho nada com isso, rs, mas dá uma olhada na Diafilme, mais barato que isso só comprando em loja em sampa (eu acho).

  8. Helena Damasceno diz:

    Olá, sou totalmente amadora, mas ganhei uma fisheye 2 e estou apaixonada! Gostaria de saber se posso usar esse filme nela? Sempre vejo que pra fisheye somente filmes com ISO acima de 400. Mas pensei em ir à praia e usar esse filme. Seria prudente?
    Obrigada pela ajuda desde já!

  9. julio diz:

    Olá Helena!

    Olha, se estiver muito, mas muito sol, pode ser que funcione. Mas se você encontrar um Proimage 200 é mais garantido. Se for um dia de sol bem forte, e se seu lab for bom (rs) eu diria pra arriscar usar um iso100.

    Mas eu não testei 100, já usei 200 e achei que ficou escuro, mas não era na praia, então não tem como saber.

    Experimente, rs. Só não vai por a culpa em mim se der zica, rs.

    Abraço e obrigado pela visita.

  10. nina diz:

    oi,
    tendo uma câmera que vai até iso 400, seria ruim usar filmes de isos mais altos? (ruim assim de perda no constraste da foto)

  11. Ninaaa, depende. Se for usar ISO800 fica imperceptível. Dá pra compensar no momento de escanear ou ampliar. Filmes mais sensíveis que isso, acho melhor só se tiver acesso a um laboratório que faça revelação manual. Aí é só avisar que bateu ele como iso400, que eles compensam na revelação puxando o filme. Mas isso só pra negativo. Se usar positivo, slide, ou chromo e revelar como positivo mesmo vai dar problema na imagem.

    Que câmera que é? E que filme que você anda pensando em usar?

  12. Dona diz:

    oi, julio, beleza?
    eu tava tentando achar seu post, sobre a puxada no proimage.
    tenho uma trip, mas estou com uma canon emprestada e quero tentar essa experiência sua, puxar 400 e revelar 800. no caso da canon tem a velocidade, daí vou ajustar mais uma coisa. a câmera que você usou tinha também?
    achei esse aqui, da lomo, http://www.lomography.com.br/photos/films/871924237-kodak-proimage-100-pushed-800 as primeiras fotos me lembraram outra experiência sua, com o proimage tomando um pouco de sol do carro ;) abç!

  13. Dona, se o fotômetro da canon estiver funcionando basta regular o iso pra 400, e usar ela normalmente, escolhendo a velocidade e abertura de acordo com a necessidade de luz do momento, o segredo disso é regular o ISO, que vai dizer pra camera como se comportar. Agora se ela não estiver funcionando o fotômetro aí o bicho pega, que vai ter que fazer na mão.

    O artigo da puxada tá aqui http://www.dxfoto.com.br/puxando-o-filme/ e essas fotos aí do link que você passou tem uma coisa a mais: a luz do ambiente é tungstênio, só fotografar com o Proimage normalmente nessa luz vai ficar tudo verdão também.

    O lance de puxar o filme nessa caso é aumentar o contraste. Aí soma o fato de você expor o filme com menos luz do que ele pede, como ele reage as diferentes cores de forma diferente ai gravar as cores meio zoadas, ao trazer de volta o contraste na puxada a foto pode ter alteração de cor.

    Mas se quiser uns verdões assim é só fazer foto com filme normal, sob luz de tungstênio, e no lab pedir pra não deixar ninguém corrigir as cores, só a densidade. Senão eles compensam o excesso de verde e a foto fica normal.

  14. Dona diz:

    de acordo com o dono, a canon tá ótima. eu tava na dúvida se fazia essa puxada num solzão, mas quero aproveitar porque vou viajar. aqui na cidade nenhum laboratório faz isso, então é minha chance. eu nunca puxei iso, e como o proimage permite isso, pelo que andei lendo, quero arriscar. outro que estou querendo puxar é aquele kodak preto e branco, o bw400cn, pesquisei mas só achei um link da lomo. o kodak usado numa olympus, em 400 mesmo, e pedido pro lab revelar em 800.
    obrigada, viu?! =D

  15. Dona diz:

    ah, lembrei, rsrs. eu nunca usei a canon, então tenho outra dúvida :P essa parada da abertura eu tô de boa. mas aí conversando com outro amigo, que fotografa com digital, ele me passou um simulador.
    eu fiquei brincando com o app e tal… puder perceber que no ensolarado, a f/5.6, 1/250 e iso 100, a foto ficava uma beleza. tipo, então necessariamente eu não preciso usar sempre a regra do sunny? porque eu tinha pensando em f/16, a iso 100 e 1/125. a foto ficou um tiquinho subexposta… claro, a não ser que eu queira isso.

  16. Dona, se você olhar no simulador vai ver que existem combinações abertura e velocidades diferentes para chegar na mesma exposição, já a sunny 16 é uma base para você fotografar quando não tem fotômetro pra te ajudar. Ex: usando seu exemplo 1/250 com f/5.6. Se aumentar a abertura 1 ponto, você pode diminuir a velocidade também, e vice versa, experimente pra ver no simulador. Coloque em prioridade de abertura e vai ver que ao mexer na abertura a velocidade vai mudar pra compensar… é mais ou menos assim, uma vez descoberta a exposição ideal pra cena, você pode mudar essa combinação de velocidade e aberturas.

  17. Dona diz:

    fiz confusão, é f/11 rsrs (que embora tenha subexposto um pouquinho, não deixou a foto ruim). f/5.6 foi errado, pensei uma coisa e escrevi outra. e que a 1/250 deixou a foto muitooo superexposta. na abertura em 11 a velocidade fica ótima em 200, mas eu ainda não peguei a canon, vou buscar no início da semana. daí lembrei que algumas câmeras pulam da velocidade 125 para a 250, por isso deixei a 250.
    desculpe as tantas perguntas.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website