Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Last Camera se propõe a ser a derradeira câmera analógica, uma espécie de resposta aos aplicativos e smartphones que tem tomado a fotografia de assalto. Criada pelos japoneses da Superheadz/PowerShovel, que também criaram a Blackbird Fly, ela nada mais é do que um kit DIY, para você montar e que vem com duas opções de lentes intercambiáveis.

Tem outras câmeras que você pode montar como a Lomography Konstruktor ou Gakken Flex.

E tem uma carinha básica, preta, retangular, sem frufrus ou enfeites. Os frufrus ficam por conta de cada um que quiser personalizar a sua.

Montar uma câmera analógica, mesmo as mais simples, é um exercício bacana para o fotógrafo, principalmente quem está começando. Muito bom para aprender como funciona por dentro, e melhor ainda para atiçar o bicho do faça-você-mesmo e partir para criar outras câmeras como pinholes ou mesmo Grandes Formatos.

Lentes intercambiáveis

Como a Konstruktor da Lomography, a Last Camera tem lentes intercambiáveis, mas não é uma SLR (single lens reflex) e sim uma câmera de visor comum. As suas lentes são uma de 22mm e uma de 45mm com um encaixe próprio. Com certeza vão lançar outros acessórios e lentes extras, exatamente como o o pessoal da Lomography fez com a Diana+, por exemplo.

Brinquedo

Como todo brinquedo de montar, é relativamente simples de montar, e fazem questão de evidenciar isso. Mas são crianças japonesas, que fique claro. Com instruções simples, até tem um vídeo de 30 segundos mostrando como é fácil de montar!

Mas leva de 3 a 4 horas para terminar de montar. Achei bastante tempo, acho que a Gakken dá pra montar em menos de 1 hora (apesar da Gakken raramente funcionar a contento na primeira montagem, exigindo um ajuste fino depois).

E para mostrar a facilidade de montar ou para zoar geral, no lançamento da câmera fizeram uma série de desafios, onde tinham que montar a câmera. E tudo foi filmado, no melhor estilo reality show japonês! Tem astro pop, artista de luta livre, criancinhas japonesas, só faltou mesmo um monstro com tentáculos!

Link

Leia mais:

Artigo anteriorThe Commons, no Flickr Próximo artigoPinholes Artesanais de Claudia Torikachvili

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website