Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Lente fotográfica construída com cano de PVC e lupa - DXFoto 01

Não precisa de muita coisa pra se construir uma lente fotográfica. Basta um elemento ótico de qualidade razoável como uma lupa, uns tubos de pvc que se encaixam entre si e uma tampa de corpo compatível com a baioneta da sua câmera SLR e pronto. Uns cortes aqui e ali, umas colinhas e záz: sua nova objetiva está pronta.

E aqui não é diferente. O projeto extremamente simples usa uma lupa como uma lente simples de um único elemento, o segredo é encontrar as partes no tamanho ideal, a lupa do diâmetro do pvc e tal. Recomendo pesquisar os tamanhos antes de comprar os materiais.

Esse projeto foi mostrado no blog 800 ISO. Achei tão bacana que pedi pra republicar aqui em português, acho que é válida pra caramba essa experiência.

Lente fotográfica construída com cano de PVC e lupa - DXFoto 02

Primeiro passo é achar a distância focal da lupa, 85mm neste caso. Corte o PVC menor um pouco menor que isso para que ao encaixar no pvc maior permita o movimento para frente e para trás para fazer o foco.

Corte um buraco no centro da tampa de corpo e cole o pvc maio nele, vai ser a parte que fica fixa e presa na câmera. Lixe bem as partes cortadas e limpe todo resíduo de pó e cola que tiver antes de prender esse negócio na sua SLR.

Lente fotográfica construída com cano de PVC e lupa - DXFoto 03

Insira o pvc menor com a lupa no pvc maior, teste o movimento que não pode estar nem solto nem preso, precisa ficar razoavelmente firme mas livre para ir pra frente e voltar, sem derrubar a parte da frente no chão (o que seria bastante constrangedor durante uma sessão de fotos).

O foco é feito com o movimento de “zoom” deslocando a lente para frente ou para trás e não girando como nas lentes que normalmente usamos.

Lente fotográfica construída com cano de PVC e lupa - DXFoto 04

Encaixe a “lente” na sua câmera e saia para fotografar! É importante lembrar que essa lente não tem íris, nem discos de f/stop ou aberturas. É totalmente aberta então a profundidade de campo será extremamente reduzida, além de um pronunciado efeito de foco suave. Outro detalhe é que o constante movimento para focar a imagem pode gerar sujeira do próprio pvc que vai cair dentro da sua câmera com certeza.

Use com moderação!

Lente fotográfica construída com cano de PVC e lupa - DXFoto 05
E apresento-lhes a PVC85, a objetiva de lupa e cano de pvc manual no uso e na construção que praticamente qualquer um pode fazer.

O resultado

O foco suave deixa tudo com uma cara vintage pra caramba!

Minhas sugestões para uma segunda versão

  1. Reduzir sujeira dentro da câmera: colar um filtro UV logo perto da base da lente, junto à tampa do corpo furada pode servir de proteção do interior da sua SLR. Muito mais importante no caso de DSLR para evitar encher o sensor de pó de pvc cheio de eletricidade estática.
  2. Aumentar contraste: Pintar o interior de preto ou usar um cano já preto deve aumentar um pouco o contraste da imagem e reduzir um pouco a névoa que cobre a imagem final, já que com certeza a lente da sua lupa não tem nenhum revestimento anti-reflexo. Será que uma ótica aplicaria um revestimento anti-reflexo ou as lentes de óculos vem prontas com isso?
  3. Outras aberturas: encaixar no meio da lente discos de abertura daria mais flexibilidade para a lente, permitindo mais controle da profundidade de campo e nitidez (dentro de um mínimo possível nestas condições, claro). Pode ser na frente, como aqueles kits de aberturas personalizadas para bokeh.
  4. Filtros: colaria um step-up ring na frente da lente para acrescentar filtros e outros acessórios compatíveis com as lentes por aí.

Tá aí mais um projetinho bacana, rápido e barato para a lista de coisa legais para experimentar com fotografia analógica (ou digital, não somos preconceituosos).

Boa montagem!

O post original no blog 800 ISO, traduzido com permissão do autor.

Leia mais:

Artigo anteriorProcessos Fotográficos 02: Daguerreótipo Próximo artigoPhotoshop como era antes do photoshop

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website