Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Negativos são como imãs para poeira, marca de dedos, fungos e outras porcarias que podem danificar uma memória importante. Por isso todo cuidado é pouco na hora de manipular seus filmes revelados, mantendo-os longe de umidade, poeira, riscos e marcas de dedos. Mas se alguma tira de negativo ou slide já estiver comprometido, tem um experimento que estou fazendo que pode ajudar: usar o WD-40 para remover sujeiras e marcas dos filmes.

Estou fazendo este teste com alguns negativos menos importantes (claro), com imagens aleatórias e sem valor emocional para ter certeza que o WD-40 pode ser um aliado na limpeza de filmes. Vai que funciona e não estraga, né, aí já pode ser adicionada mais um uso para o produto em sua lista de mais de 2000 utilidades publicada no site oficial (toma essa Bombril 1001 utilidades).

A primeira vez que li sobre isso foi no esquina da foto, onde o Ricardo Clima relatava seu teste. Ele limpou alguns negativos em 2011 e um ano depois comentou que os negativos continuavam em bom estado. Já estamos em 2014 e nada dele comentar no post que isso destruiu seus negativos, então é um bom sinal de um bom spray de WD-40 e uma toalhinha de microfibra dão conta do recado.

Como limpar seus filmes revelados com WD-40

  1. limpeza inicial com pincel macio e limpo
  2. Coloque o filme sobre papel vegetal
  3. Aplique bom spray de WD40 sobre a película, sem exageros
  4. Espalhe com uma toalha de microfibra (dessas de óculos serve) com bastante carinho, evite o algodão que deixa fiapos
  5. Limpar o excesso de WD-40 até quase secar, de novo, carinhosamente
  6. Repetir a operação do outro lado até não ter mais poeira ou WD40 sobre o filme
  7. Como acabamento, limpar com pincel

Devo dizer que o resultado é expressivo! Tinha um negativo que estava com carinha de sujo, acho que estava começando a mofar. Ficou limpo como novo. Agora é esperar pra ver se vai dar alguma reação adversa ou estragar de alguma forma. Mas fica a dica de experimento!

Ps.: Eu não me responsabilizo por qualquer dano a filmes negativos ou positivos limpos com WD-40, só estou contando algo que descobri num fórum e estou testando por minha conta e risco, tá? Se quiser tentar também que seja por sua conta, ok? Não vale me xingar depois…

Ps2.: Este artigo não é patrocinado pela WD-40. Infelizmente…

Em andamento, conforme descubro novidades sobre isso (e o estado do meu filme) vou atualizando!

Atualização: 26/07/2016

As tiras que estavam com mofo (ao menos parecia mofo) estão limpas, intactas. Já a tira de teste, a que eu espirrei WD-40 e não removi o excesso e deixei lá pra ver o que dava ficou com marcas iguais de filme mal lavado depois da revelação.

Resumo do teste inicial: aparentemente não danifica nem deixa marcas. Mas não é recomendável deixar muito “molhado” e não tirar o resíduo depois de limpar.

Como todo experimento científico, precisa de mais companheiros repetindo o experimento pra compararmos os resultados, não? Só lembrem de usar filmes pouco importantes!

Produtos especializados

Claro que tem produtos especializados para a tarefa, mas nem sempre teremos a mão ou possibilidade de comprar (veja alguns produtos no BH Photo), ou então a grana. E WD-40 é relativamente barato e quase todo mundo já tem em casa. E como esse blog tem o objetivo de ser o mais DIY (faça-você-mesmo) possível, vamos usando o que temos a disposição e nem sempre o que tem a venda nas lojas!

Ah, tem também a benzina, mas isso é assunto para outro artigo…

Leia mais:

Artigo anteriorUse lego para montar um sistema de revelação de filmes Próximo artigoDocumentando a fotografia analógica desaparecendo

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

5 comentários

  1. E ai, Júlio, como estão os negativos tratados?

  2. Como ficaram os negativos depois de 2 anos?

  3. Pessoal, achei as tiras que limpei e a de teste. As tiras que estavam com mofo (ao menos parecia mofo) estão limpas, intactas. Já a tira de teste, a que eu espirrei WD-40 e não removi o excesso e deixei lá pra ver o que dava ficou com marcas iguais de filme mal lavado depois da revelação.

    Resumo do teste inicial: aparentemente não danifica nem deixa marcas. Mas não é recomendável deixar muito “molhado” e não tirar o resíduo depois de limpar.

    Como todo experimento científico, precisa de mais companheiros repetindo o experimento pra compararmos os resultados, não? Só lembrem de usar filmes pouco importantes!

    E de novo: não me responsabilizo por qualquer coisa, hein? Por favor, rs…

  4. Daniela Freitas diz:

    Bom dia! Estou com os filmes dos dois primeiros anos de vida do meu filhote a maioria mofados! Eu os guardava enroladinhos sem cortar, e o que é pior: de grande parte só imprimi o index… Que tristeza. Queria saber qual o produto mais recomendável e acessível para efetuar essa limpeza e de que forma a procedo, pois tenho ao menos que imprimir as fotos… Desde já agradeço e aguardo retorno!

  5. Daniela, filmes tão importantes assim vale a pena buscar um bom laboratório que saiba lidar com filmes assim. Eu não arrisco mexer. Poderia tamém procurar por Photographic Emulsion Cleaner, ou PEC 12, que tem pra vender na Amazon e outros sites, que é um produto específico. Aqui eu testei o WD-40 mas foi uma gambiarra ;)…

O que você acha?

Nome obrigatório

Website