Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

sociedade-lomografica-internacional-dxfoto

Com sede em Viena, Áustria, centraliza o grupo de lomógrafos fãs da pequena câmera russa em torno de um site que, além de ser uma loja “oficial”, oferece um meio de armazenamento e compartilhamento de fotografias tiradas com a Lomo LC-A e outras câmeras vendidas na loja online. É a “sede mundial” da lomografia.

Quando começou a brincadeira lomográfica?

Criada em 1992, depois da histórica viagem onde dois estudantes de arte de Viena conheceram a Lomo Lc-a no leste europeu, é um misto de site, loja virtual, conceito de marketing e comunidade global. É principalmente como comunidade de pessoas em torno de uma idéia de fotografia mais desencanada e com forte apelo na troca de experiência e compartilhamento de imagens e técnicas analógicas de fotografia que a LSI tem o seu maior mérito. Alguns dizem que seu marketing de comunidade é o seu forte e sua vontade de fazer dinheiro vendendo gadgets ultrapassados por um preço bem atual é o seu maior defeito. Mas mesmo assim reconheço o valor da LSI, pois se não fossem esses estudantes de viena eu estaria fazendo fotografia bem mais corretinha e chata.

O que faz de tão legal?

Além de vender câmeras e todo o “estilo de vida” lomográfico, a Sociedade promove eventos, exposições e competições onde os participantes da comunidade interagem, mas sempre em torno do conceito de Lomografia (fotografias feitas com a camera lomo) e seguindo as 10 regras de ouro que vem subverter toda a ordem na fotografia tradicional.

As 10 regras de ouro

Tradução do site da sociedade lomográfica brasileira:

1. Leve a sua Lomo onde você for.
2. Fotografe durante todo o tempo, em qualquer hora, seja dia ou noite.
3. A lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
4. Aproxime-se o máximo que puder de seu objeto de desejo lomográfico.
5. Não pense.
6. Seja rápido.
7. Você não precisa saber antes o que fotografou…
8. … nem depois.
9. Fotografe sem olhar no visor.
10. Não se preocupe com as regras.

Conheça mais sobre as 10 regras de ouro da lomografia.

Links para saber mais

Leia mais:

Artigo anteriorReview da Olympus Pen Próximo artigoMacro ao alcance de todos

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website