Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A correria do dia-a-dia tende a deixar suas coisas meio assim largadas? Filmes pra um lado, câmeras para outro, acessórios todos empilhados, com o pretexto de “estar tudo à mão”? Só que suas preciosidades analógicas sofrem muito com esse descaso e elas merece mais conforto, não é?
Vejamos algumas ideias de organização e cuidados básicos pra garantir a longevidade de seus tesouros, pois mais dicas de cuidado nunca são demais!

Filmes

voa, passarinho, voa Os filmes precisam ser protegidos do calor a qualquer custo! Se puder negociar em casa por um espacinho na geladeira, consiga um pote (aqueles de sorvete servem) coloque seus filmes dentro e deixem esfriar (mas não congelar). É bom identificar o seu pote pra previnir aquele risco da sua diarista achar q é feijão e jogar fora.
Se a geladeira não for uma opção negociável, arrume uma bolsa térmica, coloque seus filmes e esconda no ponto que pegue menos sol dentro de seu guarda-roupa, como um quebra-galho.
Filmes gostam de frio, mantendo-os longe do calor eles irão durar muito mais que suas datas de validade.
Depois de revelados guarde os negativos em pastas específicas para isso, pra ter certeza que não vai danificar aa imagens. Em lojas de fotografia mais tradicionais você pode encontrar essa pastas.

Negativos revelados

filme Negativos após a revelação precisam de cuidados para não riscarem, amassarem e pegarem poeira. O melhor jeito de guardar os negativos é usar pastas com folhas arquivo plasticas próprias para guardar tiras de negativos, que não oferecem risco químico ao seus preciosos negativos e vão garantir uma vida longa aos seus registros analógicos, além de ficar muito mais organizado que negativos espalhados pela casa em caixas ou enrolados dentro dos potinhos originais.

Câmeras

Coleção Quase Completa [cameras] Isso é muito importante! Mesmo que seja muito bacana expor nossas câmeras na estante como troféus, a poeira e a umidade podem diminuir a vida útil delas. Se for possível, exponha suas câmeras em cristaleiras que podem ser fechadas ou então em caixas bem fechadas pra evitar contato com a poeira. E em ambos os casos sempre coloque pacotinhos de silica gel pra absorver a umidade. Esses pacotinhos podem ser comprados em lojas de material para casa ou de construção.
Bolsas para câmeras são uma boa saída para deixar prontas para ação aquelas que você usa com mais frequência. Mas sempre com silica gel.
Reserve um espaço protegido da luz, poeira e umidade em um armário caso sua coleção seja muito grande.
E pra completar, capas para proteger suas queridas câmeras. Passe em uma loja de presentes e compre saquinhos de tnt para guardar as câmeras individualmente, evita o atrito entre elas, além se ser um ótimo filtro de poeira.

Lentes

SMC Pentax-M 1:1.4 50mm São um caso a parte. As lentes são muito importantes e extremamente sensíveis à poeira e umidade. Para garantir uma vida longa e próspera para suas lentes, sempre deixe-as dentro de suas capas com as tampas protetoras (se tiver) e, se possível, com um pacote de silica gel por lente. Guarde-as em bolsas acolchoadas se puder! Se você não tiver as capas originais, basta pedir para alguma costureira fazer uns saquinhos acolchoados sob medida. Seu maior investimento em fotografia analógica precisa do maior cuidado e carinho que você puder oferecer.

Acessórios

Coleção pra viagem Organize seus acessórios por tipo e compatibilidade de câmeras e coloque e caixas. Eu gosto de usar potes de sorvete para coisas pequenas como filtros. Para tripés, grips e outras coisas de médio porte use saquinhos de tnt e deixe em uma prateleira ou gaveta separada para eles. Caixas de papelão ajudam bastante, caso não tenha à mão caixas organizadoras plásticas.
Assim bem cuidadas, suas preciosas analógicas vão garantir muito mais tempo de diversão pra você.

Se tiver alguma sugestão, comente!

Leia mais:

Artigo anteriorBate-papo fotográfico em São Luiz do Paraitinga Próximo artigoRetrospectiva: os artigos mais vistos em 2011

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. Abilio diz:

    Olá/
    Lia a sua matéria sobre conservação de filmes.
    e gostei e está correta.Apenas acrescento alguns comentários baseados em experiencia pessoal
    1) Um filme exposto permanece por mais de 10 anos inalterados,desde conservado em freezer,no meu caso 10anos e 7meses de um PAN F exposto ainda em 1999.
    2) já usei papeis vencidos em mais de 8 anos apenas usei o dektol 1.1 funcionou bem
    3) Fiz experiencis com um filme exposto e nao REFRIGERADO ou seeje em ambiente normal durou mais de 1(um ano)
    É esta minha modesta contribuição espero que sirva

O que você acha?

Nome obrigatório

Website