Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

As Pinholes de Marcos Campos - Frente - DXFoto

Que tal fazer uma câmera fotográfica usando uma simples lata de Sardinha? Não é conversa de pescador. É realmente uma lata de sardinha, e bem preparada. E o melhor, não precisa de acabamento, basta ser bem lavada :).

Marcos Campos criou um belíssimo exemplo de reciclagem e fotografia DIY ao usar uma lata de sardinha para montar uma câmera pinhole.

E parece que realmente essas latas foram desenhadas para receber filmes 135 e virar pequenas câmeras de metal, os rolinhos encaixam perfeitamente dentro da latinha. Feitos um para o outro, com certeza! Tanto é que a Lomography lançou uma câmera baseada em outra mais antiga que parece que foi feita a partir de uma lata de sardinha, a La Sardina, então não é uma viagem completa fazer essa pinhole.

Já mencionei que precisa lavar bem?

As Pinholes de Marcos Campos - Verso - DXFoto

Quer fazer uma?

Acesse o site dele e clique em “Pinhole” e depois em “Como Fazer”. Você vai baixar um tutorial em PDF dando as dicas passo-a-passo de como fazer a sua. Eu vou fazer já minha. Já tenho um pedal de distorção na lata de sardinha, uma câmera seria um segundo passo inevitável!

Resultados

E não é que a latinha de sardinha dá conta do recado? Ele tem tido bons resultados com a camerinha, como os mostrados aqui:

As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 1 - DXFoto As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 2 - DXFoto As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 3 - DXFoto As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 4 - DXFoto As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 5 - DXFoto As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 6 - DXFoto As Pinholes de Marcos Campos - no flickr 7 - DXFoto

Outras Pinholes de Marcos Campos

Nas palavras do próprio Marcos Campos, segue aqui outros exemplos de câmeras pinhole desenvolvidas por ele. Uma vez que começa a fazer pinholes parece que não existem mais limites de onde se pode chegar.

Pinhole Chá Redscale

Pinhole Chá Redscale de Marcos Campos
Fotografia artesanal feita no processo de Redscale – filme invertido – construída com uma velha e charmosa lata de chá, sucata e filme 35mm.

Nova lata, ou melhor, nova câmera pinhole. O filme nessa fica curvado, e pelo que tenho visto pela net, deve dar umas perspectivas interessantes.

Então… há algum tempo eu fiz esta câmera e só agora peguei para usar mesmo. Mas por um pouco de pressa e um tanto de descuido, coloquei o filme virado nela, vamos ver se consigo explicar:

O filme tem um lado marrom(fosco) este lado é o correto para receber a imagem, mas eu acabei montando virado, ficou o lado brilhoso recebendo a imagem,o resultado foi esse (nota do editor: isso é redscale).

Achei ótimo. Isso tem um nome, é RedScale até onde eu sei, adorei e acho que só vou usar o filme assim nessa câmera hehehe, ela deixa o filme curvado dentro dela e torce um pouco a imagem, adorei.

Uma das “magias” do pinhole é isso, experimentar e as vezes acertar errando.

  • Filme: 135mm
  • Distância focal: 40mm
  • Fotograma: 6cmx3,5cm
  • Diâmetro do furo: Não sei, mas deve dar uns 0.2mm (quero um conta fio)

[Link]

Pinhole Vermelha de Marcos Campos

Pinhole Vermelha de Marcos Campos
Fotografia artesanal feita com uma câmera de madeira, cola e filme 35mm.

Nova câmera, comecei a fazer já tem mais de um mês, mas só há alguns dias que acabei e coloquei filme nela. Logo logo devo postar alguns resultados, assim espero.

  • Formato: 35mm
  • Fotograma: 35 x 35(+-) sensibilizando o trilho(Sprocket Holes)
  • Distância focal: 40mm
  • Fstop: +ou- 200

[Link]

Links

Veja no flickr de Marcos Campos mais resultados da Lata de Sardinha.

Lata de sardinha na mídia

Lata de sardinha na mídia A pequena lata de sardinha já saiu na mídia, publicada no Jornal Diário Catarinense (01/07/2008) ao lado da Carolina Dickman.

Isso é um exemplo de que bons trabalhos chamam a atenção da mídia. E que a fotografia com filmes ainda tem espaço nesse nosso mundo digital.

Leia mais:

Artigo anteriorLomografia na praia, LSI Magazine Próximo artigoHistória das Exposições Lomográficas

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website