Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Depois que o pessoal da Impossible Films provou que é possível sim fabricar novos filmes instantâneos usando químicos modernos e menos agressivos para o meio-ambiente muita gente passou a olhar esse mundo da foto analógica na hora com outros olhos.

A New 55 film é uma dessas iniciativas: trazer de volta o Polaroid Type 55, um filme instantâneo para grande formato que rende um negativo e um positivo, possibilitando ampliações futuras a partir desse negativo, já que a Polaroid fechou as portas de suas produções de filmes.

A ideia de Bob Crowley, do Soundwave Research, criador do New 55 film, foi vender as poucas unidades produzidas artesanalmente do filme para financiar sua pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos químicos e também mecânicos. Os primeiros a testar o filme, que na verdade não eram beta testers e sim compradores de um produto em teste, fazem parte do de um Grupo no Flickr, onde compartilham suas experiências e fotos e discutem o futuro desse filmão instantâneo.


Cuidado, contém imagens NSFW – [nudez]

Pra quem não sabe a revelação instantânea de uma foto exige uma química braba do mal por debaixo das camadas de imagem, não deve ser fácil aperfeiçoar isso para ser usado em um mundo cada vez mais crítico em relação a produtos químicos nocivos.

O novo filme

Na verdade era um negativo EFKE, um monte de químico no meio e um papel especial criado sob medida para o projeto. E sacanagem, a EFKE também parou de fabricar seu filme, dando ainda mais trabalho para a produção do N55.

Sam Hiser - New 55 film with Kodak Tri-X

Eles testaram também com Tri-x da Kodak (acima) e ficou muito bom também!

Links

No blog do projeto tem umas informações sobre Kickstarter, o futuro do filme e muito mais.Vale a pena acompanhar o blog deles que conta o dia-a-dia de (re)criar um filme instantâneo!

Leia mais:

Artigo anteriorDocumentário Making the Platinum Prints Próximo artigoNo #instagram, revisando e organizando minha palestra pro Vale Fashion Blogs 2014 #vfb2014

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website