Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Pentax Spotmatic F completamente desmontada - detalhe - DXFoto

Todd Mclellan é fotógrafo e um cara que gosta de desmontar coisas. Mas desmontar mesmo, do nível de separar todos os parafusinhos e pequenos pedaços das coisas, organizar de uma forma metódica e doida e enfim fotografar.

Ele eleva nossa obsessão por câmeras a um novo patamar de… err, obsessão. É outro nível. E isso não vale só para câmeras: o cara desmonta tudo quanto é coisa que seja querido e esteja na memória das pessoas. Ou dele. Enfim. Dá uma olhada no site do cara, as imagens “explodidas” dos objetos vintage também estão disponíveis para compra em forma de pôsteres.

Bacana, né?!

Pentax Spotmatic F organizada

Pentax Spotmatic F completamente desmontada - DXFoto

Todos direitos reservados © Todd Mclellan

Sem a menor pretenção de ser um guia de montagem e desmontagem essas fotos mostram como eram complexos e mecanicamente detalhados os projetos dos objetos que usávamos antigamente. E mesmo organizadas as peças já dão um nó na nossa cabeça dada a quantidade de elementos, veja só como fica isso tudo embaralhado. E uma vez desmontada eu nunca mais seria capaz de montar tudo de volta.

Pentax Spotmatic F desorganizada

Pentax Spotmatic F completamente desmontada - misturada - DXFoto

Todos direitos reservados © Todd Mclellan

A Série Disassembly, de Todd Mclellan

Em minha série Disassembly eu fotografei antigos itens que já não eram mais usados pelas massas e geralmente são encontrados nas sarjetas esperando ser descartadas. Todas esses itens que fotografei estavam em condições de pleno funcionamento. Eu achei muito interessante o fato de todos eles foram construídos com parafusos e não cola. E praticamente todos eram montados a mão. Eu imagino toda satisfação que esses itens proporcionaram para tantas pessoas por tantos anos, tudo para serem substituídos por novas tecnologias que, por sua vez, serão também substituídas rapidamente por outras, mas com uma fração do tempo de uso.

Links

Já escrevi aqui no blog sobre outro cara que também desmonta câmeras (entre outras tralhas) analógicas e faz mosaicos incríveis com as peças resultantes.

Leia mais:

Artigo anteriorA Supersampler modificada mais legal que existe Próximo artigoUm passeio com um fotógrafo em Barcelona

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

3 comentários

  1. Dona diz:

    meudeus! que fantástico.
    eu teria medo de limpar uma coisinha na minha câmera, imagine desmontar. sou tão desastrada com peças rsrsrsrs

  2. Leitos diz:

    Estudar crase.

  3. Estudarei… obrigado.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website