Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Pentax Spotmatic F Preta, a ninja!

A Pentax Spotmatic foi lançada em 1964 e foi a primeira câmera a ter um sistema de medição de luz através da lente, ou TTL Light Metering. Ela é totalmente mecânica, exceto pela parte do fotômetro e é compatível com lentes de Rosca M42. Esse modelo, a Spotmatic F, foi lançada em 1973.

Essa Pentax Spotmatic F foi a segunda SLR (single lens reflex) que chegou a nossa coleção. Meu pai comprou usada de um amigo e veio com uns acessórios típicos da época em que foi lançada, como filtros prisma psicodélicos e anéis de extenção para macrofotografia, além claro, do imperdível filtro cross light para dar aquele clima setentista pras fotos.
Depois de um tempo comprei uma tele 200mm tabajara pra usar com ela mas nunca deu muito certo, porque achávamos que estava quebrada. Só depois de muito tempo descobri que o medidor de luz só funciona de um jeito certo, então agora já posso aproveitar a lente 50mm 1:1.4 dela.

Fotômetro da Pentax Spotmatic

O fotômetro da Spotmatic precisa de lentes atualizadas SMC da Pentax pra poder medir a luz sem precisar fazer o preview de abertura, medindo a luz com a lente totalmente aberta.
Já a tele 200 que comprei não permite medir a luz corretamente, então é necessário ativar o preview de abertura (modo stepdown, onde o obturador da lente fecha até a medida escolhida) para poder medir a luz corretamente.
Importante: seu fotômetro fica ligado o tempo todo, não há um botão de desligar. Assim, para economizar a bateria, é preciso manter a lente com a tampa fechada, pois abaixo de EV2 o sistema é desativado.

Pentax Spotmatic - Lente 50mm f/1.4 SMC Takumar - Frente

Lentes

Por usar lentes M42 (rosca) a lista de compatibilidade com essa câmera é extensa, com lentes de inúmeros fabricantes, desde os mais tabajaras até os top de linha. E o custo benefício é incrível, pois essas lentes não são mais utilizadas por tanta gente, fica fácil de achar baratinho em feirinhas e lojas de equipamento usado.

Pentax Spotmatic - Lente 50mm f/1.4 SMC Takumar - Verso

Os acessórios como anéis de extensão para macro fotografia também existem aos montes e em desuso, basta ficar de olho nos brechós e lojinhas, tanto off quanto online!

Essa na verdade é o melhor ponto em defesa de câmeras antigas da Pentax: a grande oferta de lentes e acessórios usados e com preço justo. A Pentax não é tão valorizada como uma Canon ou uma Nikon, mas não faz feio frente a nenhuma das duas, seja na qualidade da mecânica das suas câmeras quanto na qualidade ótica das suas lentes.

Informações:

  • Sistema de Foco: Single-lens reflex (SLR) com visor com pentaprisma e foco helicoidal
  • Mount: Pentax/Praktica de rosca (M42)
  • Obturador: Plano Focal 1 seg ~ 1/1000 – flash-sync = 1/60
  • fotômetro: CdS TTL
  • EV: 1.7 ~ 18 (ISO 100)
  • Flash: Hotshoe e cabo PC

Mais fotos da Pentax Spotmatic

Links

Leia mais:

Artigo anteriorLC-A + Fisheye Adaptor, ou LC-A wide DIY Próximo artigoFortepan 100

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

30 comentários

  1. Roberto Sena diz:

    Caro Júlio, venho por meio desta parabenizá-lo pelo site e tirar umas dúvidas e quero saber se podes me ajudar pois estou precisando de uma tampa de lentes, pois comprei uma destas também a spotmatic sp f da pentax. E qual modelo de flash que devo comprar e a faixa de preço que pagarei?
    Desde já agradeço pela atenção e reservo-me no aguardo.

  2. julio diz:

    Roberto, a tampa da lente da spotomatic depende muito da medida da sua lente. Leva numa loja de material de foto, com certeza vai achar um que sirva (acredito ser pra 49mm de medida). Eu tenho uma tampa da lente que é de metal na minha, mas eu recomendo dessas mais novas, com travinha de mola e toda de plástico. A de metal vive caindo dentro da bolsa.

    Um flash eu recomento totalmente aqueles SB da nikon, mas se não tiver grana pega qualquer Tron, principalmente se for não for pra serviços profissionais. Se for trabalhar, use flash pro, um SB800 vai sempre bem, rs. MAs eu não entendo tanto de flashes pro, só os porqueirinhas mesmo.

    E valeu a visita!

    Valeu a visita!

  3. mauricio diz:

    vc tem uma dessas para venda?

  4. julio diz:

    Ah, Mauricio, uma pena mas não tenho não. Só essa da coleção. Mas se pintar algo vai vir direto pra !
    Obrigado pela visita!

  5. Dulce diz:

    Ola
    eu tenho uma Pentax Spotmatic F perfeita com 2 lentes( 25 e 50mm) e quero vender.
    Gostaria de saber por quanto ?
    obrigada

  6. Gustavo diz:

    Muito bom o site, Júlio.

    Diz uma coisa: você sabe que jeito certo é esse do fotômetro funcionar?

    Também tenho uma Spotmatic, e no começo o fotômetro mexia, mas depois parou. Troquei as pilhas e nada.

    Obrigado, abraço

  7. julio diz:

    Olá Dulce, então, a cameras analógicas tem preços variados de acordo com o estado de conservação. Dê uma pesquisada no Mercado Livre, mas acredito que em torno de R$ 300 a camera, fora lente extra, é algo para se pensar. Mas realmente não sei. Já vi cameras dessas por menos de 100 e algumas por mais de 500. Isso é muito relativo.

    Hum, essa 25mm é interessante! É da propria pentax ou outra marca?

  8. julio diz:

    Fala Gustavo, entonces, vou dar uma olhada direito, agora não tenho mais certeza. Mas parece que a camera precisa estar no modo de preview de Profundidade de Campo, para a fotometragem funcionar. Vou verificar isso e adiciono a informação no post da spotmatic.

  9. Fabio de Pieri Dias Carvalho diz:

    Eu tenho uma Pentax Spotmatic F para vender, com 3 Lentes, Flash, Bolsa de Couro original em perfeito estado. Na realidade, eu até troco ela por Playstation 2 destravado ou computador. Qualquer coisa me manda um e-mail que eu dou um retorno. Abraço e parabens.

  10. Ricardo Tadeu diz:

    Boa noite Fabio,
    Estou interessado em comprar uma Pentax , porem tem de ser com rosca para usar uma lente tele que ganhei de um amigo;
    Eu vi que a Dulce e o Fabio estao dizendo que tem para a venda;nao sei muito bem como funciona o seu site,gostaria de poder ver essas gracinhas (as cameras);
    Nao sei se faco o contato contigo ou com eles direto.
    Obrigado e parabens pelo site,sou amanta das 35mm,fui fotografo da era analogica ,hoje sou comandante,e gosto de fotografar os avioes com analogicas;
    Obrigado

  11. liza diz:

    Adorei esse topico, tenho uma spotmatic SP, comprei ela em um brecho e reformei, ela ‘e minha paixao mas nao consigo ler muita coisa sobre ela, uma duvida que eu tenho ‘e a seguinte:
    Qnd ligo o fotometro se eu fecho o diafragma ele fecha, s’o que nao consigo ver mas nada, sabe se tme algum modo de eu fecha-lo sem ter q aparecer na lente? s’o fechar qnd eu disparar???
    aah e se nao for abusar vc poderia colocar sites q falam da pentax???

    obrigada
    beeijos

  12. Milton Garcia diz:

    Caro Julio

    Tenho uma Pentax Spotmatic II que comprei nova em 1972. O fotômetro dela parou de funcionar há uns dois anos e aqui em Campinas numa oficina especializada em câmeras me falaram que não existem mais peças de reposição para o fotômetro. Você sabe algum lugar onde eu poderia obter peças para esse fotômetro?

  13. julio diz:

    Oi Milton,

    Sinto muito, mas realmente é muito difícil achar peças pra consertar nossas boas e velhas câmeras. Uma saída é encontrar um corpo da Spotmatic com o fotômetro OK pra fazer transplante.

    Onde foi que levou pra fazer o diagnóstico? Em alguns lugares em São Paulo, capital, é mais fácil encontrar gente disposta a consertar câmeras muito antigas. Mas ainda sim é difícil achar peças de reposição.

  14. D.Domingues diz:

    Amigo, também gosto muito de maquinas fotgraficas mecanicas e estou a procura de uma camera Pentax, desde que bem conservada, gostaria de saber o que vc me diz da Pentax P 30? Já tem eletronica, mas gostei do design da mesma.

  15. julio diz:

    Dorivaldo, eu não conheço esse modelo, mas Pentax é Pentax. Numa pesquisada rápida pela internet descobri que todos concordam que é uma câmera confiável, confortável no uso e com a mecânica impecável da marca. Os únicos pontos fracos dela seriam relacionados a parte eletrônica, mas você sempre pode usar lentes antigas totalmente mecânicas e um fotômetro externo.

    Se o preço estiver acessível vale a pena. Mas tome cuidado, câmeras assim tendem a ter problemas com eletrônica, o que é muito mais complicado de resolver. Por isso recomendo as mais mecânicas possíveis.

    Valeu a visita e boas compras!

  16. mario f massini diz:

    Parabens juliofranca a maioria dos mortais sao membros de foruns,posta fotos em sites mas vc tem um site seu, mama mia, usei uma dessas (foto) numa loja que trabalhei a Photo 3 aqui de Rio Claro,Chefia me ajuda! tenho 4 pentax mecanicas e elas sempre falham o flash em momentos decisivos. casamentos etc, funciona legal o filme inteiro e de repente falha, depois volta a funcionar; levo pra consertar e volta com o mesmo problema, diga-me aonde e como abro a maquina pra limpar os contatos dizem que cria zinabre vc sabe ali nos terminais do flash x e fp internos.Obrigado!

  17. Mário, obrigado pelos elogios!

    Então, não tive coragem de abrir ainda as Pentax. Eu sempre uso o contato pc da minha pois o HotShoe tá pifado e tenho um receio danado de abrir e terminar de estragar. Já experimentou usar aqueles sprays limpa contato nas duas conexões externas? Eu tenho tido muito problema com o cabo do meu flash, o miolo do plug vive afundando e não dá contato direto, pode ser isso também.

    Outra coisa, experimenta levar a câmera em outro lugar pra fazer manutenção, se puder ser um cara que te mostre ela aberta pra você ver onde tá dando problema, pq parece que o cara faz o serviço mais ou menos pra você voltar sempre, sabe. Pelo que sei, bem guardadas e longe de umidade essas câmeras tendem a durar muito mesmo.

    Sinto em não ter muito mais informações pra passar.

  18. Deize diz:

    Prezado Senhor Julio França,
    Bom dia! Estamos com uma PENTAX SPOTMATIC e precisamos limpar as lentes da mesma, além de comprar o FLASH, poderia nos informar por onde começamos? Estamos no RJ.
    Atenciosamente, Deize

  19. Deize, para limpeza de lentes converse com o Seu Juveny em juveny@gmail.com, foi uma indicação da Anitta do toycamera.com.br. Flash depende bastante do seu uso. Eu recomendo dar uma olhada na internet primeiro, buscar modelos no ML para comparar custos, pois as vezes sai mais em conta comprar na internet com alguém do que em lojas.

  20. belchior l. franco diz:

    ola Julio possuo uma pentax spotmatic F, uso ela sem fotometro a um tempo já mais recentemente perdi varias poses de um filme importante devido a erros de exposição em uma situação onde me perdi um pouco devido a estar anoitecendo e compensei demais, enfim eu dei uma procurada na net para comprar a bateria para o fotometro dela mais ñ achei ninguém que venda no brasil poderia me indicar um lugar ou alguém com quem possa consegui-las a de 1,35v ñ sei se é possível ou se eu teria que usar de 1,5 e compensar tb depois a medição do fotometro. obrigado abraço.

  21. william diz:

    Ola julio, parabens pela materia , sou fa de cameras antigas
    tenho uma pentax k 100 d e uso ela com lentes de rosca com o devido adaptador, mas esta dificil encontra-la , voce conheceria
    alguma loja ou mesmo feiras onde eu posso encontrar algumas lentes antigas tipo as russas , mir 1b e as zenitar ?

  22. Durval Pimentel (@durvalpimentel) diz:

    Olá, tenho uma pentax igual a essa, uma lente macro 1:4/50 original. Acontece que minha câmera não foca mais. Fiquei um tempo sem usar… vc imagina o que possa estar acontecendo? Se é a lente ou a câmera?

  23. Durval, seguinte, sem olhar é difícil de dizer, posso arriscar que tenha acumulado sujeira em algum ponto entre a lente e o visor, deixando embaçado, ou numa pior escala a lente com muito fungo. Mas só olhando direito pra ter certeza… faz um vídeo dela, quem sabe não podemos ajudar aqui!

  24. Tiago diz:

    Julio,

    tu sabe me dizer qual bateria usa o fotometro na pentax honeywell spotmatic?
    comprei uma e estou atras dessa bateria.

    Obrigado!
    Abs.

  25. Cara, li por aí que são baterias de mercúrio que não são nada fáceis de achar, de 1,35v. As baterias modernas são de 1,5v que é muito pro sistema da câmera. Uma dica que não testei ainda é usar aquelas baterias para aparelhos auditivos. Elas tem 1,4v que é mais próximo do padrão original. Você acha em farmácias.
    Eu vou comprar e experimentar na minha, vale a pena testar.

  26. manoel diz:

    Tenho umaPentax LX c/ defeito, uma SPF prateada, está nova e tudo funcionando, é excelente camera mecânica, para quem sabe usar, parabens ao amigo, zele por sua coleção.A PENTAX é uma das melhores cameras do mundo!

  27. hratch diz:

    Para os que procuram bateria, posso dizer por experiência, que tenho uma SPII e uso a bateria de 1.55V de oxido de prata sem problema nenhum. Já li de vários sites que o circuito das spotmatics (exceto a SPF) foram feitos para tolerarem essa diferença, e, realmente, sigo o fotômetro e as fotos saem satisfatórias, mas, se quiser mais exatidão, por via das dúvidas, abra mais meio ponto além do indicado.

  28. Viviane diz:

    Boa noite adorei tuas dicas, ganhei uma máquina ASAHI Pentax Meter, completa,lente1:3,5/135Asahi opt.Co..SUPERTAKUMAR, E MAIS UMA C LENTE AMARELAKENKO SY48.2 49 Y2, E UMA 55MM , só q n sei usar, gostaria de uma dica tua , p saber se ela esta funciomando corretamente, ela está completa, pois era de um tio do meu marido que veio do japão…. e gostaria de usala pois amo fotografia, e gostaria de aprender mais sobre o assunto…
    desde já agradeço pela atenção .
    Viviane Couto

  29. Monalisa diz:

    Sabe a diferença dela pra SPII?

  30. Monalisa, a SPII só mede a luz com a lente em modo step-down, ou seja, precisa estar naquele modo em que a abertura da lente fica na medida que está marcando, por exemplo totalmente aberta em 1.4 e bem fechada em f22. A F pode fazer a medição da luz com a lente totalmente aberta, mas só com as lentes que tem essa função. A maior vantagem é que em f22, por exemplo, quando você muda para step-down para medir a luz a imagem fica escura pra caramba, entào tem que focar ou antes ou depois de fazer a medição da luz. Na F não, é como as modernas SLRs, que você pode ficar fotometrando, focando, fotografando, sempre com a lente totalmente aberta, pra ter o máximo de luz e o máximo de visualização!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website