Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Para fazer uma câmera pinhole não precisa mais do que um alfinete, um pedaço de lata de alumínio de refrigerante e uma caixa escura. Tem diversas maneiras de preparar Neston, ou uma chapinha de pinhole, e agora vou mostrar em um tutorial super complexo com o meu método, que não precisa lixar nada depois.

Material

  • Uma lata de refrigerante, energético ou cerveja para cortar um pedaço de alumínio
  • Alfinete de cabeça redonda
  • Mesa (superfície plana) de vidro ou granito

Processo

  1. Corte um pedaço da lata de alumínio no formato adequado ao tamanho da sua câmera (geralmente 3x3cm basta), cuidado pra cortar os cantos arredondados que ajuda a ficar mais assentado na posição.
  2. Coloque o quadrado de alumínio sobre uma mesa de vidro ou granito, aperte contra ele a ponta do alfinete com uma pequena pressão (por isso o alfinete de cabeça redonda).
  3. Gire a chapinha de alumínio usando o alfinete como eixo de rotação e a cada giro aumente um pouco mais a pressão sobre o alfinete. Basta alguns giros e o alumínio que é mais frágil que o metal do alfinete cede e deixa um buraquinho redondo e bem acabado.
  4. Não precisa lixar. Simples assim.

Eu sempre detestei o método que usava lixa pra abrir o buraco, nunca deixava o pinhole perfeitamente redondo ou ficava com as bordas irregulares. O que gosto do meu método é sua rapidez e principalmente por deixar o buraco bem redondo e definido.

Leia mais:

Artigo anteriorBaixe câmeras pinhole de papel para montar em casa Próximo artigoNo #instagram, enfim consertei o modo Bulb do obturador dessa Diana+

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website