Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Quem pensaria em fazer uma pinhole de concreto? A Amuu, uma neozelandesa criativa do instructables, pensou! E não que ficou incrível? Para quem não sabe o instructables é um lugar muito legal pra compartilhar e achar tutoriais legais de tudo quanto é coisa.

Enfim, ela resolveu fazer um molde, encher de concreto e criar uma pinhole realmente funcional com o mesmo material que a gente faz casa! Tente fazer a sua!

PASSO 1

PASSO 2

O molde foi feito usando aquelas placas daquele dayfoam recortadas e coladas entre si, seguindo as medidas do layout acima. Engenhoso usar dayfoam, que é fácil de cortar, porém firme e ainda mais fácil de destruir depois pra liberar a peça!

PASSO 3

A tampa também foi feita do mesmo modo, com o molde de dayfoam, e as medidas precisam ser bem exatinhas para depois não dar merda. Imagine que é difícil pra caramba de ajustar uma peça de CONCRETO!

Ah, detalhe: um tubo de 12mm (pode ser uma caneta) na frente pro burado da pinhole e dois em cima pra fazer o burado do pino que vai girar o filme, não pode esquecer pois pra furar depois de seco é complicado. Mas se puder fazer os “pinos” pra esses buracos do mesmo material dayfoam melhor, pq fica mais fácil de tirar do molde depois.

PASSO 4

PASSO 5

Essa parte é onde rola a sujeira, como não somos engenheiros nem imaginamos que temos que vibrar a meleca que é o concreto mole para tirar bolhas, quanto menos bolhas melhor. Então se não tiver uma máquina de massagem ou um vibrador ( o_O ) pra tremer o molde cheio, uns tapas e chachoalhos devem dar conta do recado.

PASSO 6

O tempo de secagem ela não menciona, que deve variar de cimento pra cimento.

Depois, de um jeito fino como um elefante entrando numa loja de cristais temos que retirar do molde, e não fique chateado pois vai ter que detonar o molde mesmo pra tirar o corpo da câmera de dentro.

PASSO 7

Aí precisa de uma tampinha de madeira mesmo pra fazer o obturador da câmera, revestido de feltro atrás e depois parafusado no corpo da câmera.

PASSO 8

O botão de controle foi feito com toquinhos redondos de 9mm na parte mais fina, com um corte pra encaixar no rolo de filme e uma peça mais larga pra ficar pra fora da câmera e ser girada pra avançar o filme.

PASSO 9

Aí é só pintar de preto por dentro, colocar feltrinhos na parte onde o filme passa (isso é bem complexo de fazer dado o espaço minúsculo por dentro), tampar e prender com tira de câmara de ar cortadas.

A pinhole em si dá pra fazer usando um pedaço de latinha de alumínio e um alfinete. (aqui tem um esquema)

PASSO 11

Aí é carregar com filme e se divertir. Se não tiver esse rolinho reutilizável maneiro é só pegar um rolo vazio, de preferência com a ponta pra fora (já peça no lab os rolos vazios assim pra facilitar pra você), prenda a ponta do seu filme e pronto.

PASSO 10

Fica estilosa!

E as imagens? Clica no link e veja só como ficaram! E prestigie o trabalho da moça, dando like, votando e compartilhando, para quem ela se empolgue e faça mais coisas de concreto pra gente ver!

link

Leia mais:

Artigo anteriorInstructables, "o" site de tutoriais e gambiarras Próximo artigoO papel de parede do Windows XP foi fotografado com filme

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. DellaVick diz:

    Claro que dá menos trabalho comprar uma. Mas é genial. Gente criativa é outro nível!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website