Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Pixel & Prata, a fotografia artesanal de Vaggner Luiz 01 - DXFoto

Tem muita gente construindo câmeras baseadas em projetos antigos e clássicos e o Vaggner é um deles. Ele construiu uma câmera de grande formato usando madeira e outras coisas, fez até o próprio fole, e agora está fotografando com essa grandona.

O legal do seu blog é que conta todo o processo de planejamento de construção da câmera e seu processo de fotografia artesanal, que quero deixar bem claro é um belo projeto DIY, tornando-se uma ótima fonte de informações para quem também está interessado em entrar nesse maravilhoso mundo da fotografia de grande formato.

Pixel & Prata e a fotografia artesanal

Pixel & Prata, a fotografia artesanal de Vaggner Luiz 02 - DXFoto

É claro que ele não construíu a lente, o que seria ainda mais épico, ele usou uma lente padrão. Mas se quiser ir mais além e fazer sua fotografia de grande formato ainda mais roots, de raíz, do tempo da fotografia moleque, você pode construir sua lente simples do tipo menisco e usar a tampa como obturador, exatamente como faziam antigamente.

Tem um ótimo site que fala sobre isso, de um fabricante de lentes e obturadores, mas acredito que qualquer lupa ajudaria a iniciar as experiências com construção de lentes simples.
E claro, tem sempre a possibilidade de usar uma grande pinhole, né?

As primeiras fotos

Não existe nada mais emocionante que fazer as primeiras fotos com uma câmera que você mesmo construiu. Se você revelar manualmente em casa pode adicionar mais um punhado nessa mistura de sensações. Para quem gosta de fotografia artesanal é um prato cheio.

No blog Vaggner conta, cheio de emoção, a ansiedade pelo primeiro teste, mesmo antes de ter o despolido para ter um controle mais preciso do foco. Olha, sem criticar o conteúdo da imagem ou sua técnica ou que for, aqui o vale mais é enxergar o resultado de um trabalho intenso de meses e descobrir que sim, funciona!

Pixel & Prata de Vaggner Luiz 03 - DXFoto

Link

© todas imagens são de propriedade de Vaggner Luiz.

Leia mais:

Artigo anteriorRound Frame Color Film, uma foto instantânea redonda Próximo artigoProcessos Fotográficos 01: Antes da Fotografia

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website