Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Ou Polaroid 1000, depende de qual país ela foi destinada. É a versão compacta automática pra filme do tipo sx70, o mesmo da mais famosa camera dobrável e instantânea que conhecemos. Essa chegou as minhas mãos através de um vendendor do ML de Pinda-SP. Está em ótimas condições e tem até a caixa original e custou mais barato que um pack de filme. Realmente, a câmera custar menos que o filme é complexo.

Ela usa filme sx70 ou do tipo timezero, até o tipo 600 com um pouco de adaptação.

Polaroid One Step (sx70)

Especificações

  • •Lente de plástico, um elemento, 103mm e f/14.6;
  • Foco Fixo;
  • Corpo em plástico rígido, branco e preto;
  • Obturador Eletrônico com Exposição automática programada: longa exposição em quase todos os modelos;
  • Soquete para flash bar ou flash eletrônico.
  • Pretendo por ela pra fotografar logo. Alguém tem filme pra polaroid sobrando?

    Colocando o filme

    É uma das primeiras questões que assombram os novos usuários: como é que coloca o filme? A segunda questão é “onde fica a bateria?” e ambas são respondidas facilmente. Como mostra o vídeo, basta inserir o pacote de fotos na abertura frontal da câmera, fechar, esperar sair a proteção do filme (uma lâmina preta) e pronto. A bateria fica dentro do pack de filme. A cada filme novo, baterias novas.
    Recomendo guardar algum pack vazio para usar como teste de novas (velhas) câmeras ou para experimentos legais que ainda não inventei.
    Veja o vídeo:

    Mais fotos

    Links

  • Saiba mais em Polanoid.net.
  • Conheça o novo filme compatível com essa câmera: The Impossible Project
  • Leia mais:

    Artigo anteriorFeira da Breganha Próximo artigoActionsampler nightvision

    Assinar Blog por Email

    Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

    59 comentários

    1. Bixo Grilo diz:

      Polaroids são lindas, comprei 2 em um bazar esse final de semana, so fica na vontade de usa-las!

    2. julio diz:

      É verdade, Guilherme, são demais! Mas tem um projeto em andamento para voltar a produção de filmes. Agora é ficar na expectativa que dê certo!

      http://www.dxfoto.com.br/polaroid-foi-salva/

    3. Saulo diz:

      Opa, comprei uma dessas aqui no Rio, na feira do Lavradio. Parece estar em perfeito estado. Agora só falta o filme!

    4. julio diz:

      Saulo, pra mim também, vamos esperar pra ver no que dá esse negócio de voltarem a fabricar o filme compatível com nossas queridas polaroids!

    5. marta diz:

      julio, achei uma polaroid 600 one step por 15 pilas num brechó duma igreja, no centro. qq filme de pola serve nela? (como se fosse simples conseguir um (= )
      dá pra fazer alguma gambiarra e botar um outro filme lá dentro pra bater?
      o site continua massa!
      bjo

    6. julio diz:

      Valeu pelos elogios. Então, infelizmente só serve o filme 600 mesmo. Só polaroid. Estão relançando filmes pra essas máquinas, mas só tem importando. Veja em http://www.theimpossibleproject.com

      Boa sorte com a câmera!

    7. ju diz:

      Julio, adorei suas fotos viu!!! E pelas respostas que li sua para as outras pessoas demonstrou ser um cara 10, entao la vai minha pergunta: Achei um poalroide onestep pra comprar e fiquei enlumbrigada rsrsrs so que como faço pra testar ela e saber que esta funcionando mesmo nao tendo o filme? Como coloca o filme nela? è uma bobina? achei por $50,00 é caro ou barato? O filme aqui no Brasil nao acha mesmo? Me da uma luz ta kkkk bjs e ficarei aguardando sugestoes suas.

    8. julio diz:

      Obrigado!
      Então vamos lá:

      – A câmera tá com bom preço. Só que não dá pra testar sem ter um pack de filme vazio com a bateria ainda valendo. Só assim pra saber se está funcionando;

      – O filme é um cartucho, chamado Pack, que tem 10 poses e uma bateria embutida. É chato pra comprar no Brasil, difícil mesmo de achar. Só importando, através do Ebay ou algumas lojas. O impossible project tá fazendo filmes novos pra ela e vendendo, mas alguns tiveram problemas com temperatura e tal. Vamos ver se vai vingar mesmo.

      – Pra colocar filme é só abrir a gavetinha da frante e enfiar o pack, fechar, e pronto.

      Espero ter ajudado. Mas só vale a pena comprar se estiver disposta a comprar o filme que é difícil de achar. Boa sorte e valeu a visita@

    9. Juliana diz:

      Olá Julio, a algum tempo venho lendo seu site, tem ótimas dicas que para iniciantes como eu são incríveis! rs
      Gostaria de uma opinião sua sobre uma polaroid 1000 q encontrei no ML pelo preço de 99 reais. Será que vale a pena? Ainda tem o frete…
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172062131-polaroid-cmara-land-modelo-1000-_JM

      Obrigada!!
      Juliana.

    10. julio diz:

      Olá, Juliana,

      Olha, eu acho que está um pouco cara. Já vi por menos e funcionando. Mas eu sei também que com o tempo os preços tendem a aumentar, principalmente pelo lançamento de novos filmes pelo Impossible Project.

      Se você não achar mais em conta, vai por sua conta e risco, pois o vendedor é novo e a câmera só pode ser testada se tiver filme (a bateria fica no pack de filme).

      É sempre um risco, eu não me arriscaria tanto.

      Abraço e obrigado pela visita.

    11. Juliana diz:

      Olá! Acabei encontrando uma por 65 reais no ML mesmo, sem embalagem ou manual. Mas está em ótimo estado (limpei e ficou como nova!). Comprei na empolgação. Estava mesmo pensando sobre a bateria, pensei que ficasse mesmo com o filme (acertei!) rs.
      Obrigada por responder minha dúvida!
      Continuarei voltando aqui sim =)
      Juliana.

    12. Junior diz:

      Amigo, você sabe aonde eu posso comprar uma dessas sem ser ao mercado livre? … obrigado

    13. julio[dx] diz:

      Uns bons lugares pra achar essas câmeras são em feiras como a do masp, ou da benedito calixto em sampa. Ou nas lojas da Conselheiro Crispiniano. Procure em lojas que tenham equipamentos usados. Mas ainda sim o filme só encontra online, muito raro de achar em lojas. Só consegui a minha no mercado livre mesmo.
      Valeu a visita!

    14. adrienny diz:

      Eu gostaria mt de comprar uma, mas não sei como encontrar e no mercado livre a maioria dos donos não sabem se realmente funciona, fico na duvida de comprar.

    15. julio[dx] diz:

      Realmente, Adrienny, é bem difícil checar se a câmera funciona. Só com um pack de filme dentro dela (que é onde fica a bateria) que podemos testar. Mas como são câmeras que foram pouco usadas já que o filme sempre foi caro, é bem provável que esteja funcionando. Então vale a pena ir em feiras de usados, lojas de foto mais antigas que você pode topar com uma. Mas sem o filme ela nem liga, aí é difícil de testar mesmo ao vivo.

    16. Victóra diz:

      Onde eu consigo achar essa câmera? Já rodei muitas lojas on-line e nada :/ alguma dica?

    17. julio[dx] diz:

      Olha, eu só achei a minha no mercado livre, mas nem lá tá fácil. É realmente muito difícil de achar dando sopa por aí. Vai ter que apelar para o Ebay, viu…

      Mas lembra que ela usa filme ISO100 compatível com SX70, aqueles filmes 600 precisa fazer uma gambiarrinha pra usar. O filme você acha na toycamera.com.br, são esses Impossible Films.
      Boa sorte na procura pela câmera!

    18. Rhayanne diz:

      Ta uma loucura pra comprar essa camera, não a acho!!
      Se alguém quiser vender meu e-mail é rdbatista@yahoo.com.br

    19. Luciana diz:

      Tenho uma duvida, a polaroid one step 1000 precisa de papel pra filme? se precisa, onde posso encontrar?

    20. julio[dx] diz:

      Luciana, sim, ela precisa de um filme sim e você acha na http://www.toycamera.com.br, é o impossible filme pra sx70!
      Boa sorte!

    21. Jack diz:

      oi, aonde eu posso achar uma dessa nova?

    22. julio[dx] diz:

      Jack, é difícil de achar nova. Elas não são mais fabricadas. Mas no Ebay você consegue algumas em estado de nova. Agora, se quiser gastar mesmo, no site http://shop.the-impossible-project.com/shop/cameras tem câmeras revisadas com garantia, mas é caro que dói!
      Boa sorte na sua busca!

    23. Nathália diz:

      Olá, Julio. Eu moro no Rio de Janeiro e sou louca pra comprar uma polaroid mesmo que seja usada… Eu gostaria de saber se você conhece algum site confiável, ou algum lugar que possa ter aqui pelo Rio que venda polaroids… Como eu já disse pode ser usada até, eu só quero ter um lugar confiável para comprar. Eu já procurei muito, mas muitas pessoas me desanimaram e eu já não sei onde procurar mais. Obrigado desde já.

    24. julio[dx] diz:

      Nathália, não temos um site vendendo não, infelizmente. Filmes você encontra no http://www.toycamera.com.br/ e câmeras não tem jeito, tem que procurar no mercado livre, ebay e sites particulares. Tenho um amigo vendendo, acessa http://lojinha.queimandofilme.com que o cara é firmeza, um amigo meu.
      Boa sorte!

    25. Alan diz:

      Boa tarde Julio !!!
      Tenho uma exatamente igua a sua que era dos meus pais e esta a muitoooo tempo guardada, mais pela minha paixao por fotos gostaria de botala pra funcionar. Quando se fala em funcionamento o q devemos observar ? Só a parte mecanica? Voce saberia me explicar o principio de funcionamento da foto e revelação ?? Aguardo seu retorno obrigado desde ja…

    26. julio[dx] diz:

      Oi Alan que sorte achar uma preciosidade dessas em casa.
      Então, primeiro de tudo vc vai precisar de um filme. Ela só funciona com o filme que tem a bateria embutida. Só assim mesmo.
      Se colocar o filme, e ele cuspir a capinha preta, são grandes as chances de funcionar!
      Mas só com filme nela tem jeito de descobrir.
      Como são câmeras de pouco é difícil estar pifada!

    27. mayoi diz:

      eu comprei uma polaroi 1000 e gostaria de saber onde posso comprar filmes pra máquina e se ela precisa de bateria

    28. julio[dx] diz:

      Mayoi, os filmes você acha no http://www.toycamera.com.br e no filme já vem com a bateria, simples de tudo!

    29. Carolina diz:

      Oie, eu queria saber quanto pagou nesta camera pois eu tenho uma igualzinha esta e está em melhor estado de conservação e queria vender ela.

      Beeijos e até mais
      Carolina

    30. tifanny diz:

      eu achei uma hj na casa da minha avó, mas ela ta sem filme :C

    31. elo diz:

      olá..estou apaixonada nessas polaroides porém não acho para compra-las.poderia me informar?
      obrg.

    32. julio[dx] diz:

      Eloa, você acha os filmes pra comprar no http://www.toycamera.com.br e as câmeras perdidas pelas feirinhas, no mercado livre ou na lojinha.queimandofilme.com, mas é uma brincadeira cara, o pacote com oito fotos sai mais caro que a câmera, na maioria das vezes!

    33. Jess diz:

      Onde eu posso achar essa camera?

    34. julio[dx] diz:

      Olha, Jess, os melhores lugares são lojinhas antigas de fotografia, ferinhas como a do MASP ou da Benedito Calisto em SP, ou o mercadolivre/ebay. As vezes aparece uma na lojinha.queimandofilme.com mas não é sempre não.

      Boa sorte na sua busca!

    35. fernanda diz:

      oi julio na internet onde compro filme para minha polaroid?

    36. julio[dx] diz:

      Fernanda, acho que no brasil só encontra no http://toycamera.com.br.

    37. Vinicius diz:

      Amigo, por curiosidade, quanto vc pagou na sua? Ja conseguiu usar? Acabei de pagar 80,00 em uma… sem flash. Aliás a sua tem flash?
      Abraços

    38. Vinicius, a minha veio sem flash e custou uns 29 reais, alguns anos atrás… eu sei que está funcionando pois o pack vazio que veio com ela ainda tinha um restinho de bateria!!! Deu pra testar e ver o obturador funcionando nas diferentes luminosidades. Ainda não usei pq o filme tá caro e estou negociando em casa pra comprar um ou dois packs desses novos da Impossible.
      Valeu pela visita!

    39. Yhanomami diz:

      Cara, tenho uma dessa aqui em casa, onde eu acho o filme dela p comprar?

    40. Yhanomami, o melhor lugar é a internet. Não se acha em lugar algum físico no Brasil. Vai ter no Ebay, no site dos novos fabricantes https://www.the-impossible-project.com e alguns poucos no mercado livre (que costumam ser caros, absurdamente caros).

      Antes tinha a loja toycamera.com.br mas o site está fora do ar.

      Infelizmente não tá fácil fotografar com essas belezinhas mais…

    41. Liebert Pinheiro diz:

      Ain… tô paquerando a séculos! Doido pra possuir uma.

    42. Aline Silva diz:

      Gente eu estou precisando de uma ajudinha, comprei uma Polaroid land 1000 e não sei qual filme dá certo nela, alguem sabe me informar? O sx70 da certo mesmo?

    43. Aline, sim, é o padrão SX70 que serve nela. Pode ser os originais (se ainda encontrar por aí) também conhecidos como timezero. Mas os novos filmes da Impossible são os marcados para SX70. Dá pra usar os 600, mas aí tem que usar um filtro especial que a própria Impossible vende, dá muito trabalho e sai mais caro.

    44. Aline Silva diz:

      Ah Muito Obrigada Julio! Acredita que encontrei a minha num mercado de pulga do Encontro de Autos antigos de Águas de Lindoia por 30,00? hahaah Estou doida para ver se esta funcionando, o vendedor não sabia dizer, mas pelo preço eu não poderia deixar de lado hahaha. Vou procurar e comprar o filme agora, muito obrigada!

    45. Eu acredito, Aline. A minha como disse achei no Mercado Livre por 29! E ainda tinha um velho pack vazio com um pouco de energia na bateria ainda e serviu pra testar a câmera. Difícil uma câmera dessa não estar funcionando, geralmente faziam poucos cliques pois ela só funciona com o filme dentro.

    46. Aline Silva diz:

      Ah é verdade, estou ansiosa, muito obrigada!

    47. Alessandro Marvin diz:

      Boa tarde!
      Amo fotografia, mas tenho pouco conhecimento..

      Pelo que entendi “iso maior” me garante imagens mais nítidas, posso usar o filme da polaroid 600 na Polaroid Land Câmera 1000 que usa originalmente filme sx-70?
      Tenho dúvidas sobre as diferentes qualidades obtidas com esses dois filmes, será que tem alguma comparação pra eu entender melhor essas diferenças?
      Estou pesquisando e tenho interesse em comprar uma Polaroid Land Camera 1000 pra uso, não apenas exposição.

      Alguma dica, sugestão ou conselho?

      SOCORRO!!! kkk
      Muito obrigado!

    48. Alessandro, é o contrário! Quanto maior o ISO, você ganha mais sensibilidade e possibilidade de fotografar com menos luz, mas você perde “nitidez”, pois o filme vai ficando mais e mais granulado. No caso da polaroid a diferença é sutil, mas o filme para as câmeras compatíveis com SX70 me parecem ser mais bonitos e com cores mais interessantes.

      Para usar o filme 600 na câmera feita pra filme SX70 precisa colocar um filtro de densidade neutra (cinza) para diminuir a entrada de luz já que a câmera é automática e foi feita pra usar um filme com iso mais baixo.

      Enfim, eu considero os filmes SX70 mais interessantes, menos grão, melhor cor, etc, que os 600. O ideial é usar o filme certo na câmera certa, pra ter o melhor resultado. A não ser, é claro, que você esteja buscando experimentar mesmo, fazer aventuras com os filmes, rs.

      Eu aconselharia ir com calma, comprar o filme certo para a câmera certa e ir acostumando, já que os filmes são bem caros!

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa, me chama!

      Boa sorte!

    49. Alessandro Marvin diz:

      Oii de novo!
      mais uma dúvida..

      Quais as diferenças dos modelos Polaroid OneStep e 1000?
      E sobre o flash Polatronic, é compativel com as duas? acredito que não tem separado, achei uma no ML, mas não tenho certeza se quero comprar com o flash junto, poderia me ajudar de novo, preciso mesmo do flash? tipo, não vi imagens batidas a noite com o flash..
      Provavelmente comprarei sem o flash, só gostaria de esclarecer minhas dúvidas primeiro.

      Sobre o filme, cada pack vem com 10 fotos?

      aqui o link da que eu achei, até fiz a ultima pergunta:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677109480-rarissima-polaroid-rainbow-land-onestep-flash-usa1977-_JM

    50. Praticamente nenhuma diferença, Alessandro. É coisa de nome, acho que uma era vendida na europa e outra nos Estados Unidos. Mas nunca pague 600 reais numa câmera dessas, pelamordedeus! R$ 150 no máximo, eu paguei R$ 29 na minha sem flash e tá linda.

      O flash acredito ser compatível, já que nada muda entre as câmeras, apenas o nome impresso.

      O filme original da polaroid (se achar no mercado livre ou ebay super vencidos) são com 10 fotos. Os novos da Impossible são com 8 fotos.

    51. Aline Silva diz:

      Pelamordedeus hahaha Paguei 30,00 na minha também Alessandro, faz isso não!

    52. O mercado livre está cheio de gente mal intencionada vendendo câmeras polaroids por 500, 600 reais pra cima. Isso é muita sacanagem, é muito caro, nem uma SX70 que é uma bela polaroid SLR, toda manual, linda, eu acho que valha mais do que 400 reais. Tomem cuidado!

    53. Alessandro Marvin diz:

      Claro que não pagarei esse preço ;)
      Só mostrei o modelo que estou interessado, não desse anúncio claro, conheço esse tipo de gente caloteira.. haha
      Esse tipo de pergunta que fiz é pra saber até onde vai o nivel desse tipo de gente..
      Obg por esclarecer tds minhas dúvidas, foi mto util mesmo.

      Muito obrigado. Abraços

    54. vanessa diz:

      oii!! eu quero muiyo comprar uma dessas mas eu queria saber, elas precisam de bateria? se sim, elas ja vem com a bateria ou precisa comprar? e aonde eu poderia comprar?

    55. Vanessa, a bateria é embutida no pacote de filme. Assim, a cada novo pacote de filmes você tem baterias novinhas para evitar falhas nas fotos. Dessa forma, o único jeito de testar uma câmera dessas é com um pacote novo ou um pacote vazio mas com a bateria intacta.

    56. Giuseppe Rinvenuto diz:

      Julio, gostaria de saber quanto tempo depois de inserido o filme na polaroid dura a bateria e os filmes ainda são uteis.. ou seja quanto tempo dura a bateria de um filme sem que eu perca nenhuma foto, caso eu queira guardar a camera com o filme dentro ??

    57. Olha, Giuseppe. Os filmes antigos da polaroid eram bem mais estáveis, eu comprei uma polaroid com um pack vazio dentro dela que tinha carga até um pouco atrás, dava pra testar câmeras com ele. Mas não recomendo forçar a barra esses filmes novos da impossible. Um pack sem energia na bateria dá muito trabalho pois vai precisar de um pack vazio com energia ainda e “transplantar” os frames que sobraram usando um quarto escuro ou aquelas bolsas à prova de luz. O filme tem mais durabilidade, mesmo depois de vencido ainda serve para alguma coisa, o maior problema está na bateria mesmo.

      Infelizmente não tenho essa informação. Teoricamente ele tem carga garantida para usar os 10 frames, depois disso qualquer coisa é lucro. Eu não recomendaria.

    58. Millena diz:

      Olá, gostaria de saber como ajustar bem a exposição da câmera.. Pois está saindo muito escura ou muito clara.. e como ajusto essa claridade

    59. Millena, esse é um dos maiores problemas das polaroids desse tipo, na minha opinião. O ideal é sempre deixar no centro, como é automático não dá pra saber se vai ficar bom ou não. O que eu faço é quando estou na rua com sol muito forte eu deixo na opção pra escurecer (o filme tem iso alto, acima de 600), e em lugares com menos luz deixo na opção pra clarear. Mas nem sempre o fotômetro da câmera vai dar conta de acertar.

    O que você acha?

    Nome obrigatório

    Website