Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - by burnaway on flickr

O colódio úmido, também conhecido como Wet Plate ou Tintype, é um processo fotográfico positivo onde a imagem é captada usando placas de vidro ou metal, umedecidas com uma substância viscosa chamada Colódio (composta de partes iguais de éter, álcool e nitrato de celulose) que serve como base que depois é sensibilizada com um banho de nitrato de prata. Tudo isso deve ser exposto a luz para fazer a fotografia ainda úmido em um período de tempo de mais ou menos 10 minutos. Ou seja, uma pequena correria. Mas o resultado é incrível!

Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype -

No caso das placas de vidro, apesar da fragilidade, a definição e detalhes da imagem são extraordinários! Mas como fica transparente, precisa ser pintado de preto por trás, ou então colocada sobre uma base preta para se ter o contraste e visualizar a imagem positiva.

Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - Steampunk Boba Fett

Para resolver isso começaram a fazer sobre placas de metal pintadas de preto, as chamadas Tintypes.

Introduzido por Frederick Scott Archer em 1851, foi o processo dominante na fotografia até a invenção das placas secas, muito menos encrencadas para o uso, alguns anos depois.

Uma coisa pitoresca: o processo de colódio úmido é sensível apenas a luz azul! Então o céu fica simplesmente branco, porque as nuvens tem quase tanta luz azul quanto o céu. Interessante, porém maluco.

Radilina by Brian Sullivan

Outro grande problema é que o nitrato de celulose também serve para fabricar explosivo e os químicos para revelação são um pouco tóxicos, por isso é tão complicado fazer isso no Brasil, mas estou louco para testar.

Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - triptyque

Câmeras para Colódio Úmido

Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - 1860-1875: TAILBOARD WET PLATE CAMERA. W Morley. Islington-Londres, Inglaterra

Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - The Arbor House Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - Original Wet Plate Camera from 1860. Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - 2 Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - Wet Plate Collodion Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype - Wet Plate Collodion 3

Quem tiver alguma informação de como podemos fazer isso aqui em terra brazuca, compartilha!

Leia mais:

Artigo anteriorA coleção analógica do Jornal Voz do Vale no #instagram Próximo artigoVeja como se faz uma foto com colódio úmido nesse vídeo

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website