Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Processos Fotográficos 05: Colódio - DXFoto

Introduzido em 1851, por Frederick Scott Archer, o colódio úmido foi um processo fotográfico bastante simples, apesar de complicado. Uma solução de 2% de colódio, tendo uma porcentagem muito pequena de iodeto de potássio, derramada sobre uma placa de vidro, deixando um filme fino, claro, contendo o haleto. A placa é então colocada em uma solução de nitrato de prata. Quando removido da prata, o filme de colódio será um composto amarelo translúcido de iodeto de prata sensível à luz. A placa deve ser exposta ainda molhada e então revelada sob luz vermelha. Uma vez que a placa for lavada e seca, deve ser coberta com um verniz protetor. O processo de colódio substituiu o daguerreótipo como o processo fotográfico predominante no final de 1850. Foi eventualmente substituído nos anos 1880 com a introdução do processo de gelatina de prata.

Capítulo 05: Colódio

Processos fotográficos é uma série produzida pela George Eastman House e publicada em seu perfil no youtube. Via

Leia mais:

Artigo anteriorProcessos Fotográficos 04: Cianótipo Próximo artigoConheça o R3 Monobath, o revelador preto e branco de banho único

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website