Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Criada em 1962 por Heinz Waaske em suas “horas vagas” quando trabalhava para Wirgin, só foi começou a produção em 1967 após sua ida para Rollei e após uma repaginada no design original. Na época foi considerada a menor 35mm full frame do mundo. E realmente, do tamanho de uma câmera de meio quadro (Olympus Pen, por exemplo), é uma belezinha essa pequena camereta.

Pequena Notável

Para conseguir chegar nesse tanto de compactação, Wasske reinventou o obturador, mudou de lugar diversos controles, levou para a frente os controles de abertura e exposição e inverteu a posição do flash, ficando virado para baixo. Uma revolução no design de compactas.

Fabricada por 13 anos pela Rollei, é até hoje um exemplo da engenharia e ótica alemã, além de ser uma ótima câmera para o dia-a-dia e para fotografia urbana.

A minha tá quebrada e não tenho previsão de quando será consertada, por isso sem exemplos com ela.

Informações

Formato: 24 x 36 cm
Filme: 35mm (135)
Lentes: Tessar 1:3,5 40 mm
Obturador: B + 1/2 seg. => 1/500 seg.
Bateria: PX 625
Fotometria: CDS com leitura por ponteiro
Fabricada em Singapura

Mais fotos

Links

Mais da Rollei 35 no Flickr
Rollei 35 no Camerapedia.org

Leia mais:

Artigo anteriorWorld Pinhole Day 2010 Próximo artigoOlympus Trip 35, uma compacta que é uma viagem

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. Caramba, tem umas fotos incríveis dessa pequena no flickr. Deve ser uma maravilha fotografar com ela, ainda mais com esse conforto de ser pequena.
    Arruma ela logo!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website