Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Se você tem uma câmera digital que permita regular manualmente a exposição, tem uma boa qualidade de imagem e que faça macro você já tem um scanner de filme na sua casa. Com um pouco de determinação e muita tentativa e erro você pode dar aquela garibada na sua caixa de filmes que ainda não foram digitalizados e passar tudo para o computador!

O que precisa

  • Negativos
  • Mesa de luz (ou monitor, o que tiver disponível)
  • Câmera digital com controles manuais
  • Tripé
  • Determinação

Com os materiais em mãos vamos começar a organizar o fluxo de trabalho. É preciso espaço para colocar a câmera no tripé e deixar bem alinhada com a sua base luminosa, que pode ser desde uma mesa de luz até seu monitor ou iPad/Tablet com uma página em branco para iluminar o negativo por trás.

Depois de prender seu negativo contra a superfícia luminosa, teste fazer uma foto com macro para acertar a exposição (faça várias fotos e experimente tratar cada uma até achar a melhor exposição pra fazer o resto do rolo) e verificar se os pontos (no caso de ser um monitor) não estão aparecendo na imagem na forma de moire. Caso apareçam pontos, precisa usar algum tipo de plástico branco pra amenizar isso (eu usei uma página de álbum de fotografia, é de plástico branco leitoso).

Com a fotografia no Photoshop, inverta e use a ferramenta níveis para acertar as cores. Essa parte do processo por si só é uma arte! Mas vamos lá:

  • Crie uma camada de ajuste de Níveis e não mexa em nada
  • Acima da camada de ajuste de Níveis crie uma camada de ajuste com Inverter
  • Agora volte a selecionar a camada de ajuste níveis e corrija cada cor RGB de acordo com as imagens abaixo e pronto!

Algumas fotos com o processo

Leia mais:

Artigo anteriorTrailer do documentário Finding Vivian Maier Próximo artigoCamera porn: uma lomo LC-Wide por dentro

2 comentários

  1. Olá

    Legal o post, mas na hora de ajustar as cores eu não consigo fazer com que fique boa. Sempre fica um azul na imagem por conta do laranja, nunca consigo de fato inverter, ajusto o azul dai fica verde, ajusto o verde e ficar vermelho e ajusto o vermelho volta a ficar a azul.
    Tem alguma dica?

  2. Oi Renan,
    Seguinte, acompanha o esquema de correção de cores do artigo http://www.dxfoto.com.br/negativos-com-scanner-normal/ que tem as telas dos ajustes usando a ferramenta levels (níveis) do photoshop, você conhece? É com ela que resolve. Aqui nesse artigo com a câmera os ajustes usando levels ficou muito pequeno, mas é o mesmo processo. Um detalhe importante é selecionar só a parte com a imagem, não os buraquinhos, pois dá diferença. Se você não tem intimidade com o photoshop fica mais difícil mesmo.
    Espero ter ajudado!
    Valeu pela visita, fica a vontade pra perguntar.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website

...