Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Adaptar baterias existentes para funcionar em câmeras que usam padrões que não existem mais ou são muito caros é praticamente uma obrigação na vida de quem usa câmeras antigas.

Com a série de câmeras Yashica Electro não ia ser diferente. A bateria dela não se fabrica mais, nem um modelo moderno com o mesmo formato tem disponível. Só sobra pra gente correr atrás e adaptar as baterias existentes no mercado para continuar fotografando com elas, e vale a pena trazer de volta à ativa uma câmera com lente f/1.7 e com esse visual clássico!

Os especialistas afirmam que essas baterias modernas alcalinas não são ideais para câmeras fotográficas, eu mesmo tenho tido experiências ruins de baterias que acabam de uma hora pra outra, ficando fracas demais pra fazer os circuitos funcionarem a contento. Dizem que as melhores são as Silver Oxide, enfim, se tiver como comprar SR44 faça! Se não, LR44 (alcalina) quebra o galho.

Baterias e seus volts

Basicamente a electro precisa de 5,6v para funcionar, mas seu circuito aguenta até 6 e pouquinho. E ela é bem versátil, então junte 4 SR44 com durex (aquelas nossas velhas conhecidas) e uma mola pra fazer o contato e pronto! Mas importante, nunca ultrapasse esse limite, 6v tá bom demais.

Para os que acham que menos de 0.5v pode dar diferença na exposição saibam que um maluco fez o teste e mais de 1,5v de diferença causa menos de meio ponto de exposição. Se você estiver fotografando com negativo esquece, nem vai fazer cócegas na sua imagem! Se estiver fotografando com chromo aí nem me responsabilizo!

Sendo mais profissional

Existem no mercado baterias de 6v, bonitinhas, as chamadas 4LR44 que nada mais são na verdade 4 pastilhas LR44 encapsuladas como uma pilha mais gordinha mas os modelos de bateria também podem ser chamados de 476A, A544, PX28A, V4034PX.

Mas elas são curtas para o compartimento da Yashica e precisam de um adaptador que você pode comprar online aqui ou se for um leitor mais corajoso fazer o seu com um pouco de fita adesiva, papel cartão, a 4LR44 e uma mola.

DIY Yashica Electro battery mod
A versão do Silvio Tanaka

Eu não tinha tempo nem acesso a nenhuma das opções acima (nem 4 LR44 tinha, só duas) mas na mão achei aqui no meio das minhas tralhas uma bateria de lítio de 3v que comprei pra outra gambiarra que claro, não deu certo. Ela tem o tamanho de uma 4LR44 mas como é de 3v eu colei com durex (porque não) mais duas pastilhas LR44 de 1,5v cada dando o total de 6v. Pra efeitos de teste, pois queria saber se a minha yashica recém adquirida estava funcionando! E funcionou! Fica a dica, nunca jogue fora uma bateria comprada errada!

http://www.yashicaddiction.com/yashica_battery_adapter.html
http://thelearninglensman.com/2010/12/02/how-to-replace-a-yashica-electro-35-battery/
http://mattsclassiccameras.com/yashica_gsn.html
http://www.monopix.co.uk/gtbattery.shtml

Leia mais:

Artigo anteriorConversas com a história, latas enferrujadas e fotografia por David Emitt Adams Próximo artigoOlympus XA, talvez a menor Rangefinder do mundo

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

12 comentários

  1. Silas diz:

    Muito legal.
    Ainda não tenho uma Electro.
    Mas vou tentar fazer uma “enjambrfação” na minha Minister-D, que, segundo o manual usa uma bateria de 1,3 V (PX-13). Já fez alguma desse modelo?

  2. Silas, não fiz não, mas pela medida 1,3v as baterias de aparelho auditivo (zinco-ar, tem várias medidas) resolvem bem a parada, só precisa ajustar para o espaço para baterias da câmera, seguindo uma ideia parecida, com molas (ou papel aluminio enrolado), fita adesiva ou papel cartão. O que importa é garantir o contato sem causar curtos!

  3. D. diz:

    tô frustrada sem usar minha yashica. pesquisei e te achei por acaso, ufaaaaa, seu post me esclarecendo sempre. vou tirar a câmera da gaveta e tentar outra opção, acabei de guardar tudo rs

  4. D. Boa! Depois compartilha os resultados com sua Yashica!

  5. D. diz:

    nem funfou =(

  6. D. o que aconteceu com a sua Yashica? Tentou fazer uma adaptação para bateria e ela nem ligou?

  7. evelyn diz:

    olá comprei uma yashica electro de um cara que passou na rua, já sabendo que danada estava com a cortina travada, na hora que eu bato a foto o obturador não abre…. O que pode ser ? será que dá para fazer alguma gambiara…
    estou triste…

    eve

  8. Evelyn, você testou a câmera com baterias? Eu realmente não sei te dizer, melhor levar em um técnico especializado, dependendo de quanto pagou nela. Mas me diz, comprou de um cara que estava passando na rua? Que doidera!

  9. Hugo diz:

    Sabe me informar se essa bateria funciona nessa câmera? Estou querendo comprá-la, mas estou com receio de não achar as baterias para eu poder fotografar com ela.
    Segue a bateria: http://www.tudoparafotografia.com.br/baterias/baterias-para-eletronicos-em-geral/bateria-px-28a-4lr44-476a.html

  10. Carlos Alberto diz:

    Na foto não fica claro como usar a polaridade das baterias….são totais com o positivo para cima?

  11. Carlos o positivo é em direção a tampa do compartimento (ou seja pra fora), geralmente na tampa do lado de dentro tem o sinal +, mas algumas câmeras só vendo no manual.

  12. Cleonice diz:

    Fiz esse esquema com 4 botoes lr44 de 1,5 v e fita isolante e deu certo para coleira anti latidos de cachorro.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website