Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Smena 8M com lente quebrada

O que fazer quando uma Smena 8M está estragada e\ou não funciona mais direito? É simples, desmonte-a e faça uma gambiarra para gastar novos filmes com ela!

História

Há muitos anos atrás comprei uma Smena 8M no ebay por um preço ridiculamente pequeno, praticamente paguei só o envio direto da Rússia.
Só quando recebi a câmera que entendi o qual o segredo do baixo preço: a objetiva estava quebrada.
Sim, veio montadinha no lugar, mas não funcionava o foco, a câmera estava com a lente totalmente fora do lugar, quase travada em foco infinito, mas felizmente o obturador estava ok.
Tentei desmontar a lente e entender seu funcionamento mas faltava uma peça pra ela ficar no devido lugar e acertar o foco. Então, depois de muito tempo perdido tentando consertar resolvi montar uma pinhole com ela, mas aproveitando o obturador e retirando apenas a lente.

Smena 8m Pinhole

Como fazer?

  • Removi toda a lente deixando apenas o obturador no lugar, funcionando;
  • Fiz um pinhole usando um pedaço de lata de cerveja (claro!) e grudei no espaço onde ia a lente, vedei com cola e pintei de preto;
  • cobri o mecanismo de disparo e timer do obturador com papel colorset preto pra minimizar qualquer invasão de luz mal intencionada;

E pronto, uma pinhole completa com avanço de filme, botão disparador, rosca pra cabo disparador e timer, enfim, todas as funções normais da Smena 8m, inclusive o sincronismo com flash por cabo PC (que nunca usei pra pinhole). Esqueci de mencionar rosca para tripé? Tripé é algo essencial na fotografia pinhole.

Você pode tentar fazer isso com a sua, mas não recomendo. Desmontar a lente sempre pode ter um perigo de não conseguir montar novamente! Use somente em caso de quebra definitiva de alguma peça da câmera.

Mais fotos


Gambiarra originalmente publicada no site da Sociedade Lomográfica Brasil. Visite.

Leia mais:

Artigo anteriorToalhas com estampa da Holga Próximo artigoNão tenha medo do blur

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website