Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Fotografia Estéreo ou 3D com a Olympus Trip - DXFoto 5

Fotografia Estéreo, ou fotografia 3D é simplesmente simular uma visualização tridimensional utilizando duas imagens feitas usando câmeras ou acessórios especiais. Este é um passo-a-passo mostrando como foi que montei meu setup com duas Olympus Trip para fazer fotografia estéreo ou 3D analógica!

Para começar

Para a gente que gosta de fotografia e tem habilidades manuais é relativamente simples a criação de um mecanismo que permita a criação de imagens tridimensionais a um custo baixo. Basta duas câmeras iguais, um pouco de boa vontade e tempo disponível.

Com algumas coisas simples de se conseguir e criatividade você pode começar a criar sua própria máquina 3D. Veja a lista de coisas necessárias:

  • Duas câmeras analógicas (Trip 35 neste caso), com rosca pra tripé e botão disparador com rosca para cabo disparador;
  • Dois cabos disparadores;
  • Uma barra de alumínio;
  • Dois parafusos (manipulo) de 1/4 de polegada (compatível com a rosca de tripé das câmeras).

Pegue o projetinho

Página 01 do projetinho.

Página 02 do projetinho.

Como funciona?

As duas câmeras são posicionadas lado a lado de forma análoga aos nossos olhos. Cada uma capta a mesma cena, mas com uma pequena diferença de ponto de vista proporcionada pela distância das lentes, graças ao efeito paralaxe.

Paralaxe (do grego παραλλαγή, que significa alteração) é a diferença na posição aparente de um objeto em relação a um plano de fundo, tal como visto por observadores em locais distintos ou por um observador em movimento. (wikipedia)

Ao forçar cada olho a ver sua imagem correspondente nosso cérebro as sobrepõe, causando a impressão de tridimensionalidade, dando uma sensação de profundidade semelhante ao que temos ao ver a cena real. Mas no caso da fotografia é uma simulação.

A distância entre os eixos das lentes é o que simula a distância entre nossos olhos. Por isso as câmeras devem ser iguais, com o mesmo tipo de filme e disparadas ao mesmo tempo. E claro, devem estar o mais alinhadas possível.

Um ponto importante é clicar ao mesmo tempo, então usar cabos disparadores ajudam bastante a não tremer na hora do click.

As fotos feitas com a geringonça

Para enxergar o efeito tridimensional vai ter que fazer aquela técnica de ficar meio vesgo até as duas imagens separadas se sobreporem. É difícil, mas quem já brincou com aqueles livros 3D que fizeram sucesso nos anos 90 vai tirar de letra!

Prévia do TripTrip

Santa | Santa Terezinha | Terezinha

Céu | Céu

E aí, conseguiu enxergar a tridimensionalidade das fotografias?

Publicado originalmente em 18 de janeiro de 2010. Quem me inspirou nessa foi o VP, que muitos anos atrás começou a fazer isso com duas Olympus Stylus com controle remoto.

Leia mais:

Artigo anteriorDiana Instant Square: é instax quadrada, mas podia ser um adaptador Próximo artigoLente fluida ajustável DIY

3 comentários

  1. gabriel diz:

    curti esse lance. fiquei curioso pra ver no que vai dar.

    =D

    semana que vem volto aqui… hehehe

  2. Único lugar que achei sobre esse tipo de fotografia, uma pena só ter a primeira parte da explicação. E pude perceber que as fotos são de Taubate, minha cidade e fiquei curiosa pra saber se é daqui também !

  3. Oi Mariana, sim sou de Taubaté. A correria é tanta que esse projeto ficou pra trás, mas tem mais gente perguntando, quem sabe não consigo retomar!
    Abraço e obrigado pela visita!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website