Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Tutorial de colorização de imagens em preto e branco

A fotografia preto e branco é uma tremenda viagem no tempo, onde o passado chega até nós trazendo lembranças de uma época que nem sempre a gente conheceu.

Devo que admitir, uma bela fotografia preto e branco é muito mais emocionalmente impactante, além de dizer pra gente na hora que é uma imagem antiga. Só depois de analisar o cenário e as roupas e conseguimos dar uma data pra imagem.

Colorização de imagens em preto e branco

E se pudéssemos inverter o sentido da viagem ao levar um pouco do nosso tempo para o passado, como a fotografia colorida?

Então e se pudéssemos brincar com as cores no famigerado Photoshop e levar cores para um lugar longe no passado? Não é só sair colocando cor nas coisas, tem que ser sutil a ponto de fazer todos acreditarem na transformação.

Esse tutorial de colorização de imagens publicado no Fórum da Guerra Civil Americana mostra um caminho bem legal pra fazer colorizações dignas e realistas, mesmo para quem não é assim um ninja do photoshop (basta sacar de inglês um pouco). Mas como é fartamente ilustrado dá pra se virar bem até quem não domina o idioma gringo.

É o que sempre digo, um pouco de photoshop não mata ninguém!

Versão em vídeo

Links

E se quiser curtir muitas imagens antigas colorizadas, não deixe de dar uma olhada no trabalho desse cara aqui.

Ou então pirar de vez com a galera do Reddit com a comunidade History in Color, com as mais impressionantes colorizações de imagens históricas que você poderia jamais imaginar… em cores.

Enfim, não falta assunto, dica, exemplos, imagens nem técnicas para que todo mundo possa brincar um pouco de colorir o passado analógico com um pouco da tecnologia digital de hoje.


Post publicado originalmente no site da Sociedade Lomográfica. Colorizações por Zuzah – http://civilwartalk.com/members/zuzah.6400/.

Leia mais:

Artigo anteriorLivro Tudo Sobre Fotografia, de Michael Busselle Próximo artigoNikon F3 - manual e diagrama de peças

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website