Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Minolta SR1 - Sem sapata de flash - hotshoe

Algumas câmeras mais antigas não possuem aquela sapata ativa para ativar o flash externo ou não possui sapata alguma! Para esses casos é possível usar um adaptador que resolve o problema de sincronizar o flash com a exposição do filme na câmera.

Importante: sua câmera precisa ao menos ter aquele contatinho redondo, uma espécie de tomadinha.

Primeiro precisamos definir os nomes das coisas pra nos entendermos aqui. Sabendo os nomes das partes não faremos confusão alguma, não é?

Hotshoe, coldshoe e contato pc

A sapata quente: literalmente hotshoe, é a versão ativa que dispara o flash sincronizando com o obturador da câmera.
A sapata fria: obviamente coldshoe, é a sapata sem nenhuma conexão com o obturador da câmera.
Contato PC: é um plug para conectar flash externo, muito usado para flash de estúdio e nas antigas câmeras antes da padronização da sapata do flash. A tal da tomadinha.

Se sua câmera não tiver nenhum contato pc ou hotshoe, vai ser difícil sincronizar o flash com ela. Aí vai exigir uma outra gambiarra mais complexa, que deixaremos para uma outro oportunidade.

O que vai precisar

  1. Uma câmera sem satapa ativa para flash (hotshoe) ou sem sapata alguma
  2. Um flash
  3. Um cabo para contato pc
  4. Um adaptador simples para hotshoe
  5. Um suporte para flash

Ligando tudo

Se a sua câmera tiver sapata, mas não for ativa, coloque o adaptador hotshoe na sapata fria da sua câmera e conecte-o com a câmera usando o cabo.

Se a sua câmera não tiver sapata, coloque o suporte para flash na rosca de tripé, aperte bem, coloque o flash no suporte e conecte o cabo do flash à sua câmera usando o contato pc. Lembrando que se sua câmera não tiver o contato pc não dá pra fazer essa.

Mas mesmo se sua câmera tiver um hotshoe, você ainda pode usar essa parafernália toda para deixar seu flash mais longe da câmera possível, pra fazer retratos sem olhos vermelhos ou dar uma variada no ângulo da luz, criando mais possibilidades criativas para sua fotografia com flash.

E também dá pra usar um segundo flash ligado direto no hotshoe da sua câmera, apontando para cima ou outro lado para mais luz de preenchimento, se quiser.

Muitas possibilidades, não?

Leia mais:

Artigo anteriorQue tal fazer lomografias 3D com a Lomo LC-A? Próximo artigoNo #instagram, de volta para a oficina! #Film #120 x #135

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

4 comentários

  1. Julia diz:

    Boa tarde!
    Tenho uma nikon COOLPIX p610
    Entradas apenas usb, hdmi e claro pro tripe também?
    O flash da Câmara é até bom, mas eu queria colocar um externo pra melhorar a qualidade das fotos noturnas.
    Qual a solução pra mim?
    Agradeço desde já!

  2. Julia não conheço essa sua câmera, que é digital, recomendo pesquisar no site da nikon se tem alguma solução como flashes wireless, pq realmente não conheço essa câmera. Uma saída é usar um bom flash que tenha fotocélula, aí o flash da sua máquina dispara e a luz dele é reconhecida pela fotocélula do outro flash que dispara junto.

  3. Renan Horácio diz:

    Tenho uma SONY DSC H300
    Preciso dessa adaptação para Flesh externo, tens como me indicar onde consigo comprar e qual nome exato delas?

    Obg amigo!

  4. Renan, esses acessórios você encontra em lojas de fotografia dessas mais antigas ou então em sites como deal extreme ou aliexpress. Agora não sei se sua câmera tem o Contato PC, para conectar esse cabo. São raras as câmeras digitais que tem esse tipo de contato. Se não tiver não tem jeito de adaptar.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website