Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

É a Russa com sotaque latino. Essa versão da Zenit foi fabricada no Brasil e o modelo foi criado especificamente para o mercado latino. É tosca, digo, forte como as Zenit russas e é compatível com as lentes M42: isso significa uma enormidade de lentes disponíveis como as Pentax de rosca.

vista do apê

É a SLR (Single Lens Reflex) mais acessível que você pode encontrar, custando menos de R$ 100,00 por aí, geralmente em bom estado por ser uma câmera de construção robusta e bastante espartana. Não espere a resistência e confiabilidade de uma Pentax ou a precisão e durabilidade de uma Nikon, mas o custo X benefício realmente vale a pena.

hora de sair

Para quem pensa que a Zenit é uma câmera para “lomografia”, saiba que as lentes Helios são muito boas e as imagens são ótimas, não ficando atrás de outras SLRs de “marca”. Você pode usar uma lente Takumar da Pentax em sua Zenit e não se preocupar com o resultado final da sua imagem (claro, a fotometria correta e sua habilidade como fotógrafo são cruciais aí, né).

greenpeace

Especificações

• Rosca da objetiva: M42;
• Filme: 135;
• Formato do negativo – 24 x 36 mm
• Lente: HELIOS 44M-7 – 58mm 1.2;
• Abertura da Lente: 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11 e 16;
• Obturador: B, 1/30, 1/60 (sincro do flash), 1/125, 1/250, 1/500;
• Escala ISO: 25, 50, 100, 200 e 400;
• Flash: Hotshoe e contato para cabo pc;
• Rosca para filtros: 52mm;
• Pilha para fotômetro: duas pilhas 1,5v

Dicas

Comprar: Procure em lojas de equipamentos fotográficos da sua cidade, já encontrei uma Zenit praticamente nova a venda. O mercado livre está cheio delas.

Lentes: A Pentax tem uma linha de lentes M42 gigante! Você não vai encontrar problema para achar lentes para sua câmera. É uma ótima e acessível opção de corpo SLR para quem quer usar as grandes lentes da Pentax. Eu já encontrei uma lente 28mm por 80 reais, cristalina, sem fungos.

Filtros: procure por filtros usados nessa medida, vai encontrar bastante coisa antiga como prismas, filtros polarizadores, macro e até parasol pra evitar lens flare (aquele brilho do reflexo do sol na lente) e deixar a câmera mais estilosa. A maior vantagem aí está na medida padrão e por ser uma SLR que permite você ver o efeito enquanto testa os diferentes filtros.

Mais Fotos

Links

Fotos com ela na comunidade da Sociadade Lomográfica;

Leia mais:

Artigo anteriorFilm Episódio 5: "Directing" Próximo artigoDXFoto no Filmepalooza #2 em 2013

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

17 comentários

  1. Eu tenho uma Zenit 122, com lentes 50mm e uma 28-70mm. Muito massa!

  2. André diz:

    Encontrei uma dessas à venda, aparentemente em pleno funcionamento, mas gostaria de saber onde encontrar as pilhas para o fotometro. Alguém sabe?

  3. julio[dx] diz:

    Eu usava aquelas LR44, quebram o maior galho. Tem em toda loja de foto.

  4. Guilherme diz:

    Existe algum manual para esse modelo específico? Só encontro o manual das Zenit 122 e 12XP. Os mecanismo são ligeiramente fáceis porém não sei como utilizar o fotómetro (na verdade, nem sei se está funcionando, pois coloquei as baterias porém nada de diferente é mostrado no visor).

  5. Will diz:

    Hey! Sempre entro aqui mas nunca comentei em algum post :B
    Comprei uma zenit 12xp há poucos dias e tudo estava funcionando… Até que a cortina pareceu emperrada. Não me recordo se foi depois de mudá-la para o modo bulb D:
    Abri a tampa traseira para ver e ao apertador o botão de disparo a cortina se abre um pouco e fecha quando avança para o próximo quadro de filme… (Retirei a lente para ver, o espelho sobe ao disparar e a cortina se abre um pouco, mas ambos não volta após dispará-lo – somente quando o filme é avançado – isso em qualquer modo, sem ser bulb)
    Quando disparado, o viewfinder fica escuro, e avançado o filme, volta ao normal.
    Tem solução? Fiz um vídeo pra mostrar como está, mas a qualidade não está boa: http://www.youtube.com/watch?v=EcVFpG-bi1c&

  6. julio[dx] diz:

    Will, acho que tem solução sim, mas como SLRs sáo mais complexas vale a pena levar em uma oficina de foto pra ver se é apenas questão de lubtificação ou se tem que trocar alguma coisa. Eu não recomendo mexer muito pra não piorar! Se fosse uma holga seria bem mais fácil de arrumar!
    Tomara que seja falta de lubrificação apenas, né? Você é de onde?

  7. Will diz:

    Entendi. Espero que tenha solução mesmo! Sou de Curitiba :)

  8. Julio Cesar diz:

    Boa tarde, Júlio.
    Saberia me dizer se essa lente é compatível com a XSL? É uma pentax mas não tem a informação de conexão!

    http://www.keh.com/camera/Pentax-Manual-Focus-Fixed-Focal-Length-Lenses/1/sku-PK06000003250N?r=FE

  9. julio[dx] diz:

    Olha Julio, creio que não. Ela é de baioneta K, não de rosca m42 que é o compatível com a Zenit. Não conheço a lente, mas parece ser muito boa.

  10. Raphael diz:

    Eu tenho uma e adoro, mesmo que o fotómetro não seja tão bom…

  11. Fabricio diz:

    materia interessante!!!
    também já escrevi um artigo sobre a Zenit brasileira. quem tem interesse pode ler aqui: http://mind-jacker.blogspot.com.br/2010/09/zenit-made-in-brazil.html

  12. Heloisa diz:

    Excelente post com as especificações da câmera apresentadas de forma direta e prática, incluindo a compatibilidade com as lentes pentax.

    Eu adquiri uma câmera desse modelo há algum tempo e tenho um pequeno problema: quando rebobino o filme os “furinhos” que o prendem na maquina são danificados. Usei três filmes nela e isso aconteceu toda vez. Por conta disso não consigo revelar os filmes manualmente pois esse dano impossibilita encaixar e prender o filme adequadamente na espiral. Alguém teve esse problema ou tem alguma sugestão do que possa estar acontecendo?

  13. Heloisa, primeiro, muito obrigado pelos elogios, tento compartilhar o máximo de informação e conhecimento com todos por aqui! Valeu! E sim, acho que é a câmera compatível com lente M42 mais barata que existe. E tem uns modelos mais “atuais” compatíveis com a baioneta PK (de encaixe) mais moderna da Pentax.

    Segundo, qual modelo é sua zenit, exatamente essa? O truque pra rebobinar é diferente da outras câmeras. Se não me engano é a alavanquinha exatamente embaixo do botão disparador. Na maioria das câmeras ali fica uma trava para não disparar por engano dentro da bolsa, pelo que me lembro da zenit é ali que libera o mecanismo para voltar o filme sem danificar os furos. Mas se mesmo ativando isso está danificando pode ser que o mecanismo esteja com problema, aí vale a pena levar num técnico para dar uma olhada. Testa ela sem filme para ver se funciona isso que falei.

  14. Larissa diz:

    Herdei uma Zenit e queria 58mm e queria saber onde consigo comprar filmes

  15. Larissa, é relativamente fácil até. Lojas em São Paulo na Galeria 7 de Abril, lojas online no mercadolivre.com.br ou no ebay.com. E em lojas de fotografia na sua cidade. Onde você mora? Valeu a visita!

  16. Mariana Godinho diz:

    Ola, comprei uma zenit 12xs mas nao sei como testar o forometro. Coloquei duas baterias lr-44 mas nada mudou. Como verifico se ele esta funcionando?

  17. Oi Mariana, o fotômetro tem mover a agulha dentro do visor da câmera e ele mudar de posição de acordo com as regulagens que faz na câmera. Se não acontecer nada, ficar imóvel, provavelmente não está funcionando aí vai ter que usar na mão com ajuda da boa e velha sunny 16 ou então um fotômetro externo. É bem incomum achar uma com o fotômetro funcionando, infelizmente.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website