Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Restauração de filme antigo - Chess of the Wind - Restaurado - DXFoto

Filme é lindo, restaurar filmes antigos a partir de negativos ou originais é mais lindo ainda, principalmente se for uma obra de arte perdida nas baixas qualidades de cópias disponíveis até então.

Um exemplo legal é a restauração a partir de negativos do filme iraniano The Chess Game of the Wind de 1976.

A partir de um negativo encontrado em 2014 foi possível criar cópias 4k e até exibí-lo novamente no cinema. A restauração foi feita pela Cineteca di Bologna, a Martin Scorsese Foundation e a George Lucas Foundation. A Cineteca di Bologna tem feito um trabalho de adquirir e restaurar filmes de cinema, e esse é um exemplo digno de nota!

Que grão enorme!

Olha só o grão desse filme! Não sei nada sobre a produção do filme, mas olha esse grão, essas cores, cara de filme de alta velocidade para aproveitar ao máximo luz ambiente, né? Diretor de fotografia tá de parabéns. Queria saber mais sobre o tipo de filme utilizado, processos de revelação. Quem souber compartilhe aí!

Mais imagens da restauração de filme antigo

Sobre o filme The Chess Game of the Wind se quiser procurar pra ver

  • Título original: Shatranj-e Baad / شطرنج باد
  • Direção: Mohammad Reza Aslani
  • Diretor de fotografia: Houshang Baharlou
  • Duração: 93 minutos
  • País: Irã

Escanner de negativo

Quem fotografa com filme a mais tempo tem a disposição uma biblioteca de filmes que pode trazer à luz do compartilhamento digital, usando escaners apropriados para negativos, fotografando eles com uma DSLR ou até fazendo umas gambiarrinhas com negativos normais. A sensação é parecidade de pegar uma foto negativa velha e dar aquele grau corrigindo as cores pra trazer de volta lembranças do passado.

Alguns artigos interessantes já publicados sobre o assunto:

Saiba mais sobre a versão restaurada aqui e restauração de filme antigo.
Dica do jornalista Séamus Malekafzali @Seamus_Malek, da @belpetit e do @gustavozelele.

Leia mais:

Artigo anteriorPolaroid Duochrome 600, instantâneos amarelo e preto Próximo artigoKodak Gold 200 120 no bom e velho médio formato

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

O que você acha?

Nome obrigatório

Website