DX Foto https://www.dxfoto.com.br Fotografia analógica e dicas, câmeras, filmes e lomografia. Sun, 16 Dec 2018 12:00:18 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.8 48865620 Diana Instant Square: é instax quadrada, mas podia ser um adaptador https://www.dxfoto.com.br/diana-instant-square/ https://www.dxfoto.com.br/diana-instant-square/#respond Sun, 16 Dec 2018 12:00:18 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4509 Sim, ao invés de lançar um novo adaptador para o formato quadrado da Fuji Instax a Sociedade Lomográfica resolveu que era melhor fazer uma nova câmera dedicada para esse filme, mesmo que já tivesse tantas outras câmeras quadradas pra Instax e tivesse um adaptador maroto pra Diana F+ usar filmes instax mini. Usaram a já velha técnica do Kickstarter (que é bom, uma pré-venda antes de começar a produzir realmente o produto) que tem ajudado a marca a se manter nesse mundo e evitar uma quebra. Acho isso até que é bacana, de uma certa maneira, não é ruim ter gente investindo em fazer coisas novas analógicas e se tiver um jeito de manter o mercado agitado de alguma forma é válida. Fotos da camereta Especificações técnicas Filme: Fujifilm Instax Square Film Tamanho do filme: 86 mm x 72 mm Dimensões: (WxHxD) 140 mm x 115 mm x 98 mm Área de exposição: 62 mm x 62 mm Velocidade de Obturador: N (1/60), B (Modo Bulb, ilimitado) Aberturas: Manual, nublado (f/11), parcialmente ensolarado (f/19), ensolarado (f/32) Ejeção do Filme: Motorizado Multipla Exposição: Sem limite Flash: Diana F+ Flash (com adaptador incluído), hotshoe padrão (com adaptador incluído) Encaixe de lente Intercambiável: […]

O post Diana Instant Square: é instax quadrada, mas podia ser um adaptador apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 0

Sim, ao invés de lançar um novo adaptador para o formato quadrado da Fuji Instax a Sociedade Lomográfica resolveu que era melhor fazer uma nova câmera dedicada para esse filme, mesmo que já tivesse tantas outras câmeras quadradas pra Instax e tivesse um adaptador maroto pra Diana F+ usar filmes instax mini.

Usaram a já velha técnica do Kickstarter (que é bom, uma pré-venda antes de começar a produzir realmente o produto) que tem ajudado a marca a se manter nesse mundo e evitar uma quebra. Acho isso até que é bacana, de uma certa maneira, não é ruim ter gente investindo em fazer coisas novas analógicas e se tiver um jeito de manter o mercado agitado de alguma forma é válida.

Fotos da camereta

Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 01 Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 03 Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 05 Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 07 Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 02 Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 04 Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 06

Especificações técnicas

  • Filme: Fujifilm Instax Square Film
  • Tamanho do filme: 86 mm x 72 mm
  • Dimensões: (WxHxD) 140 mm x 115 mm x 98 mm
  • Área de exposição: 62 mm x 62 mm
  • Velocidade de Obturador: N (1/60), B (Modo Bulb, ilimitado)
  • Aberturas: Manual, nublado (f/11), parcialmente ensolarado (f/19), ensolarado (f/32)
  • Ejeção do Filme: Motorizado
  • Multipla Exposição: Sem limite
  • Flash: Diana F+ Flash (com adaptador incluído), hotshoe padrão (com adaptador incluído)
  • Encaixe de lente Intercambiável: Baioneta Diana F+
  • Distância focal da lente do kit: 75 mm
  • Foco por zonas (lente do kit): 1-2 m / 2-4 m / 4 m-infinito
  • Rosca para tripé: sim
  • Espelho para Selfie: sim
  • Viewfinder: Galileu Invertido, destacável
  • Bateria: 4x AAA – não incluídas
  • Diâmetro da Rosca para Filtro na lente do kit 75 mm: 30.5 x 0.75

Diana Instant Square: é diana e é instax, mas podia ser um adaptor - DXFoto 08

Acessórios

A Diana Instant Square é compatível com todos os accessórios da Diana F+ flash, e tem um adaptador para hotshoe para usar com outros modelos de flash.
É compatível com todas as lentes disponíveis para a Diana F+: a 110 mm telefoto, 75 mm de vidro, 20 mm fisheye, 38 mm super-wide, e uma 55 mm wide-angle com acessório close-up.
E como tem rosca padrão para filtros como a Lomo’Instant Square, também funciona com os acessórios da Lomo’Instant Square: lente para retrato e grande angular, Splitzer, Densidade Neutra e filtros coloridos, etc!
A ainda colocaram um espelhinho pra quem quer fazer selfie e não desperdiçar um só Frame desse filme caro pra caramba!

Fotos com a camereta

Enfim

A Sociedade Lomográfica sempre foi muito boa em espremer suas linhas para tirar o máximo de versões delas, a diana f+ já tinha um adaptador para usar filmes instax, mas eram daquele mini, agora com o filme quadradinho eu ainda preferia um adaptador, pra poder com a minha diana, sem precisar comprar mais uma câmera para usar de vez em nunca.
Enfim, para quem curte pode ser uma boa.

Mas ainda prefiro um adaptador!

O post Diana Instant Square: é instax quadrada, mas podia ser um adaptador apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/diana-instant-square/feed/ 0 4509
Construa sua própria lente lensbaby DIY https://www.dxfoto.com.br/construa-sua-propria-lente-lensbaby-diy/ https://www.dxfoto.com.br/construa-sua-propria-lente-lensbaby-diy/#respond Fri, 09 Nov 2018 11:00:20 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4389 A lensbaby é aquela lente que surgiu de repente como uma solução tilt/shift tabajara que é bem acessível (pra quem está na gringolândia) e que permite um uso mais criativo do foco/desfoco. E se você fizer a sua própria?

O post Construa sua própria lente lensbaby DIY apareceu primeiro em DX Foto.

]]>

A lensbaby é aquela lente que surgiu de repente como uma solução tilt/shift tabajara que é bem acessível (pra quem está na gringolândia) e que permite um uso mais criativo do foco/desfoco bem semelhante a deixar a lente solta na frente da câmera e ficar brincando com ela.

Que tal fazer a sua própria lensbaby?

Para nós que vivemos nessa maluquice do dólar, somado aos impostos insanos e custos exorbitantes de frete, sobra apenas buscar na interwebz tutoriais que ensinam como reproduzir as distorções maneiras da lensbaby original, com o menor custo possível (claro). Não fica perfeito, nem exatamente como na original, mas chega perto de uma forma bem interessante. E muito mais acessível.

Quando vi o vídeo do maluco montando uma do nada, usando fita isolante e tal fiquei doido procurando os elementos que usaria pra montar minha primeira lente. E achei tudo que precisava dentro de casa!

Pra mim foi bacana, tive um custo que tende ao zero já que todos, e eu digo TODOS, os itens necessários estavam dando sopa na minha maletinha de quinquilharias, só esperando o momento certo de se juntarem como um grande Megazord ótico/analógico.

Mas tenho certeza que se procurar nas feirinhas ou lojas de foto com estoque antigo vai sair bem mais barato e divertido do que comprar uma lensbaby.

Lista de materiais

E aí vai a listinha (adaptada por mim, pode ajustar aos seus trecos):

  1. 3 filtros macro +4 (aqueles de rosquear na lente da tua câmera)
  2. 1 Anel de extensão M42 para macrofotografia (o menor que tiver)
  3. Câmera SLR M42 (minha pentacona Spotmatic Preta)
  4. Fita isolante (ou câmara de ar de bicicleta)
  5. Colorset preto para fazer discos com aberturas diversas (como os que fazemos para bokeh personalizado)

Mas porque usar anéis de extensão e não um bodycap (as tampas para fechar o corpo da câmera quando sem lente)? O bodycap é de plástico e vai desgastar até quebrar, principalmente porque você vai ficar movimentando a lente pra lá e pra cá fazendo o foco/desfoco, então firmeza é um ponto importante na ligação com a câmera.

E porque M42? Simples, porque era a que tinha na mão. Eu tinha a câmera e os anéis, não precisava sair pra comprar. Mas a ideia básica é usar um elemento desses kits de anéis de extensão pra macro (compatível com sua câmera, né), uns filtrinhos macro de rosquear na lente e fita isolante. Tudo muito, mas muito simples e acessível. Mais simples que isso seria duas lupas e só fita isolante, mas acho que ia melecar demais nossas queridas SLRs, não?

E porque SLR? Ah, vá. É pra te ver melhor, chapéuzinho. Quer dizer, precisamos da SLR pra ver a zoeira toda acontecendo com a imagem, exatamente como deve sair no filme. Aliás, a SLR é a câmera para gambiarras por excelência! Dá pra trocar lentes, ou coisas na frente no lugar de lentes, você enxerga ao vivo o que está acontecendo e vê exatamente o que vai sair no filme, alé de serem estilosas e fazerem aquele barulhão de máquina fotográfica de verdade.

Mas vamos para o que interessa, né? Como fazer essa bagunça com a sua SLR!

Procedimento complexo de montagem

  1. Coloque o menor anel de extensão na sua câmera.
  2. Coloque um “obturador” entre os anéis de macro pra fechar um pouco a abertura e aumentar a profundidade de campo.
  3. Ligue o anel de extensão aos filtros macro (que já devem estar rosqueados um no outro, claro) com cuidado para que a imagem esteja focada no infinito, usando a fica isolante para formar um tubo flexível porém isolado de luz entre os filtros macro e o anel de extensão.
  4. Se quiser ser mais limpinho, use um pedaço de câmara de ar de bicicleta, e prenda com aquelas presilhas de metal.
  5. Teste o foco mexendo na lente, entortando o tudo de fita isolante.
  6. O resultado é instantâneo! E claro, tem todas aquelas aberrações cromáticas de uma lente não corrigida, sem camada antireflexo, sem nada. Tosca, como a primeira Lensbaby!

Fica mais legal em preto e branco! Fotos dos resultados, em um próximo artigo ;)

O post Construa sua própria lente lensbaby DIY apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/construa-sua-propria-lente-lensbaby-diy/feed/ 0 4389
William Eggleston In the Real World, assista o documentário https://www.dxfoto.com.br/william-eggleston-in-the-real-world/ https://www.dxfoto.com.br/william-eggleston-in-the-real-world/#respond Thu, 08 Nov 2018 12:30:18 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4469 William Eggleston in the Real World é um documentário sobre o fotógrafo americano William Eggleston, dirigido por Michael Almereyda e lançado em 2005 e revela a profunda conexão entre a personalidade do fotógrafo e seu trabalho, bem como talentos paralelos como músico, desenhista e cinegrafista. Assista aqui: o filme segue Eggleston em viagens para Kentucky, Los Angeles, Nova York e Memphis, onde vive. É uma road trip pelos Estados Unidos olhando o olhar (olha só essa expressão) do ordinário que vira extraordinário. É uma delícia assistir documentários que mostram a obra de um fotógrafo, mas é uma delícia ainda maior quando dá pra ver a pessoa em ação. Assista William Eggleston In the Real World e se inspire a fotografar por aí

O post William Eggleston In the Real World, assista o documentário apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
William Eggleston In the Real World, assista o documentário - DXfoto

William Eggleston in the Real World é um documentário sobre o fotógrafo americano William Eggleston, dirigido por Michael Almereyda e lançado em 2005 e revela a profunda conexão entre a personalidade do fotógrafo e seu trabalho, bem como talentos paralelos como músico, desenhista e cinegrafista. Assista aqui: o filme segue Eggleston em viagens para Kentucky, Los Angeles, Nova York e Memphis, onde vive. É uma road trip pelos Estados Unidos olhando o olhar (olha só essa expressão) do ordinário que vira extraordinário.

É uma delícia assistir documentários que mostram a obra de um fotógrafo, mas é uma delícia ainda maior quando dá pra ver a pessoa em ação.

Assista William Eggleston In the Real World e se inspire a fotografar por aí

O post William Eggleston In the Real World, assista o documentário apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/william-eggleston-in-the-real-world/feed/ 0 4469
4 de agosto é o #DianaDay, tem fotografado com a sua? https://www.dxfoto.com.br/4-de-agosto-dianaday/ https://www.dxfoto.com.br/4-de-agosto-dianaday/#respond Sat, 04 Aug 2018 23:00:11 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4497 O dia 4 de agosto é o #DianaDay, um dia pra celebrar a fotografia analógica e a boa e velha Diana. E não é que isso me parece uma boa ideia! A ideia é fotografar durante todo o dia com uma Diana ou uma das suas clones, depois revelar as fotos e publicar online durante todo o mês de agosto com a hashtag #DianaDay. Simples assim. E acompanhe a hashtag no twitter, instagram, facebook e até no Flickr! Me siga lá no instagram https://www.instagram.com/p/BmEwJUqhJf8/ Bora tirar o pós desse brinquedo?

O post 4 de agosto é o #DianaDay, tem fotografado com a sua? apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
O dia 4 de agosto é o #DianaDay, um dia pra celebrar a fotografia analógica e a boa e velha Diana. E não é que isso me parece uma boa ideia!

#DianaDay - dxfoto - 02

A ideia é fotografar durante todo o dia com uma Diana ou uma das suas clones, depois revelar as fotos e publicar online durante todo o mês de agosto com a hashtag #DianaDay.

Simples assim. E acompanhe a hashtag no twitter, instagram, facebook e até no Flickr!

Me siga lá no instagram https://www.instagram.com/p/BmEwJUqhJf8/

#DianaDay - dxfoto - 01

Bora tirar o pós desse brinquedo?

O post 4 de agosto é o #DianaDay, tem fotografado com a sua? apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/4-de-agosto-dianaday/feed/ 0 4497
Manual do Mundo partiu uma Pentax (e nosso coração) ao meio https://www.dxfoto.com.br/manual-do-mundo-pentax-k1000/ https://www.dxfoto.com.br/manual-do-mundo-pentax-k1000/#respond Sat, 21 Apr 2018 22:00:47 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4486 Dói o coração ver uma câmera, qualquer que seja, cortada ao meio! Mas a curiosidade que a gente tem em ver como são as coisas por dentro é tamanha que rola uns sentimentos conflitantes em relação esse vídeo! Brincadeiras a parte, esse vídeo do Manual do Mundo mostra uma Pentax K1000 cortada ao meio (que nervo!) com um jato de água de alta pressão e com isso permitir vermos detalhes da sua construção, principalmente da lente! Se procurar no youtube tem muitos vídeos de coisas sendo cortadas com água, é um método preciso e limpo, sem trocadilhos, que permite cortes especiais como esse, no qual o objeto mantém sua estrutura intacta criando visualizações incríveis de como as coisas funcionam! Assista o Manual do Mundo partir uma Pentax K1000 ao meio Outras partes interessante dos mecanismos internos, como o avanço do filme por exemplo, não aparecem completamente. Mas com esse corte longitudinal já dá pra uma bela visão do engenhoso mecanismo do espelho e o pentaprisma gigante que permite enxergar a imagem que entra pela lente. Ah, e olha que a Pentax K1000 nem é a Pentax mais cheia de traquitanas dentro, ela é bem espartana até. Outro detalhe legal é […]

O post Manual do Mundo partiu uma Pentax (e nosso coração) ao meio apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Manual do Mundo partiu uma Pentax K1000 (e nosso coração) ao meio - DXFoto

Dói o coração ver uma câmera, qualquer que seja, cortada ao meio! Mas a curiosidade que a gente tem em ver como são as coisas por dentro é tamanha que rola uns sentimentos conflitantes em relação esse vídeo!

Brincadeiras a parte, esse vídeo do Manual do Mundo mostra uma Pentax K1000 cortada ao meio (que nervo!) com um jato de água de alta pressão e com isso permitir vermos detalhes da sua construção, principalmente da lente!

Se procurar no youtube tem muitos vídeos de coisas sendo cortadas com água, é um método preciso e limpo, sem trocadilhos, que permite cortes especiais como esse, no qual o objeto mantém sua estrutura intacta criando visualizações incríveis de como as coisas funcionam!

Assista o Manual do Mundo partir uma Pentax K1000 ao meio

Outras partes interessante dos mecanismos internos, como o avanço do filme por exemplo, não aparecem completamente. Mas com esse corte longitudinal já dá pra uma bela visão do engenhoso mecanismo do espelho e o pentaprisma gigante que permite enxergar a imagem que entra pela lente.

Ah, e olha que a Pentax K1000 nem é a Pentax mais cheia de traquitanas dentro, ela é bem espartana até. Outro detalhe legal é ver a construção da lente 35-70mm, cada elemento, cada pedacinho de metal!

Não vou mentir, juro que fiquei com vontade de ter uma câmera cortada ao meio assim para colocar na estante junto com as outras! Mas nem pagando que mando alguém cortar minha Pentax MX, é mais fácil conseguir uma K1000 mesmo que esteja condenada, já com defeito, com lente travada, para que a dor de partir a coitada ao meio seja menor.

Mas para fazer ciência é preciso sacrifício, não é?

O post Manual do Mundo partiu uma Pentax (e nosso coração) ao meio apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/manual-do-mundo-pentax-k1000/feed/ 0 4486
Kodachrome, será um filme positivo da Netflix? https://www.dxfoto.com.br/kodachrome-filme-positivo-netflix/ https://www.dxfoto.com.br/kodachrome-filme-positivo-netflix/#respond Thu, 12 Apr 2018 11:30:14 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4480 Um road movie com pai e filho, resolvendo suas questões em uma viagem até a pacata cidade de Parsons – Kansas, onde tem o último lab que pode revelar seus rolos de Kodachrome. Tem Leica, tem estrada, tem um conversível vermelho, tem a Elizabeth Olsen (a irmã Olsen que vale) e tem muito lugar “fotografável”. Só isso já vale a pena. E tem mais, pode assistir na Netflix! Assista ao Trailer de Kodachrome, um filme positivo da Netflix? Pôster Sinopse De Mark Raso, o filme “Kodachrome” conta a história de um fotojornalista, com câncer terminal, que convence seu filho Matt a ir com ele e sua enfermeira em uma viagem de Nova York ao Kansas para encontrar o último laboratório fotográfico nos Estados Unidos que ainda revela os filmes Kodachrome. A produção tem estreia prevista 20 de abril de 2018, na Netflix. Quem vamos? Comenta aí o que achou do filme depois que conseguir assistir!

O post Kodachrome, será um filme positivo da Netflix? apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Netflix Kodachrome - dxfoto

Um road movie com pai e filho, resolvendo suas questões em uma viagem até a pacata cidade de Parsons – Kansas, onde tem o último lab que pode revelar seus rolos de Kodachrome.

Tem Leica, tem estrada, tem um conversível vermelho, tem a Elizabeth Olsen (a irmã Olsen que vale) e tem muito lugar “fotografável”. Só isso já vale a pena. E tem mais, pode assistir na Netflix!

Netflix Trailer Kodachrome - dxfoto

Assista ao Trailer de Kodachrome, um filme positivo da Netflix?


Pôster

Kodachrome Pôster DXFoto

Sinopse

De Mark Raso, o filme “Kodachrome” conta a história de um fotojornalista, com câncer terminal, que convence seu filho Matt a ir com ele e sua enfermeira em uma viagem de Nova York ao Kansas para encontrar o último laboratório fotográfico nos Estados Unidos que ainda revela os filmes Kodachrome. A produção tem estreia prevista 20 de abril de 2018, na Netflix.

Quem vamos? Comenta aí o que achou do filme depois que conseguir assistir!

O post Kodachrome, será um filme positivo da Netflix? apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/kodachrome-filme-positivo-netflix/feed/ 0 4480
One last frame, um curta de Niels Windfeldt https://www.dxfoto.com.br/one-last-frame-curta/ https://www.dxfoto.com.br/one-last-frame-curta/#respond Mon, 27 Nov 2017 15:11:17 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4343 Já pensou se você tivesse que fazer uma única última fotografia e depois não pudesse fotografar mais? Eu não, principalmente com a fotografia digital facilitando a vida e deixando a nossa disposição um filme infinito que dura enquanto houver baterias e espaço de armazenamento e podemos fazer imagens facilmente reproduzíveis a qualquer momento em qualquer situação. Mas Niels Windfeldt pensou e criou esse exercício em um curta. Para refletir sobre a fotografia, o tempo, nossa relação com as imagens… ou só curtir a viagem! Assista ao curta One Last Frame de Niels Windfeldt Eu já pensei o que seria a minha, algo importante, que nunca mais fosse igual ao momento em que foi fotografado. Qual seria a sua última fotografia?

O post One last frame, um curta de Niels Windfeldt apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
One last frame - DXFoto

Já pensou se você tivesse que fazer uma única última fotografia e depois não pudesse fotografar mais?

Eu não, principalmente com a fotografia digital facilitando a vida e deixando a nossa disposição um filme infinito que dura enquanto houver baterias e espaço de armazenamento e podemos fazer imagens facilmente reproduzíveis a qualquer momento em qualquer situação.

Mas Niels Windfeldt pensou e criou esse exercício em um curta. Para refletir sobre a fotografia, o tempo, nossa relação com as imagens… ou só curtir a viagem!

Assista ao curta One Last Frame de Niels Windfeldt

Eu já pensei o que seria a minha, algo importante, que nunca mais fosse igual ao momento em que foi fotografado.

Qual seria a sua última fotografia?

O post One last frame, um curta de Niels Windfeldt apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/one-last-frame-curta/feed/ 0 4343
Pinhole Pro, uma lente profissional sem vidro para SLR e DSLR https://www.dxfoto.com.br/pinhole-pro/ https://www.dxfoto.com.br/pinhole-pro/#respond Tue, 17 Oct 2017 15:30:38 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4368 Pinhole Pro, uma lente pinhole profissional para que quem quer fazer fotografia pinhole com mais controle e padronização sem a bagunça do faça-você mesmo.

O post Pinhole Pro, uma lente profissional sem vidro para SLR e DSLR apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Pinhole Pro DXFoto 01

Nem todo mundo gosta de projetos DIY e muito menos colocar qualquer tipo de gambiarra na sua caríssima câmera. Sim, para essas pessoas que existem projetos como a Pinhole Pro, uma lente pinhole profissional para que quem quer fazer fotografia pinhole com mais controle e padronização sem a bagunça de soluções do tipo faça-você mesmo.

Pinhole Pro

Pinhole Pro DXFoto 03

Pinhole Pro DXFoto 04

Parece uma loucura fazer uma pinhole assim, cara, com acabamento em alumínio e nos mais diversos padrões de encaixe cobrindo a maioria das câmeras disponíveis no mercado, mas se parar para pensar tem momentos que não dá pra usar uma pinhole com pedaço de lata de refrigerante em uma tampa de corpo num projeto profissional, sem desvalorizar seu trabalho. Se com lentes e outros equipamentos “sérios” muitos já dizem que qualquer um pode fotografar, imagine com gambiarras.

Mas o legal é ter opções de tamanho de pinhole direto na lente, com furos precisos, para padronizar a exposições, e a capacidade de trocar a lente no meio da sessão com a mesma precisão de outros lentes com vidro ótico que você já está acostumado.

E pelo tamanho do montante arrecadado no Kickstarter, 945%, mostra quantas pessoas tem interesse em uma lente bem acabada e versátil (para uma pinhole) como essa.

Pinhole Pro DXFoto 012
E ficou bonita, vai! Olha o anel de escolha de aberturas, que massa!

Especificações Técnicas

  • Comprimento Focal: 50mm;
  • Medida dos Pinhole: 0.1mm, 0.15mm, 0.2mm, 0.25mm,0.3mm, 0.35mm, 0.5mm, 0.8mm;
  • Compatibilidade: Canon EOS/EF, Nikon F, Sony A, Sony E, Fuji X, Micro 4/3 (MFT), Pentax K;
  • Rosca para filtro: 58mm;
  • Diâmetro frontal: 68.5mm;
  • Profundidade total (incluindo as tampas traseira e frontal): 50mm;
  • Corpo: Liga de Alumínio Anodizado.

Mais fotos

Pinhole Pro DXFoto 01 Pinhole Pro DXFoto 02 Pinhole Pro DXFoto 03 Pinhole Pro DXFoto 04 Pinhole Pro DXFoto 05 Pinhole Pro DXFoto 06 Pinhole Pro DXFoto 07 Pinhole Pro DXFoto 08 Pinhole Pro DXFoto 09 Pinhole Pro DXFoto 010 Pinhole Pro DXFoto 011 Pinhole Pro DXFoto 012

Projeto no Kickstater

O post Pinhole Pro, uma lente profissional sem vidro para SLR e DSLR apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/pinhole-pro/feed/ 0 4368
Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo https://www.dxfoto.com.br/reasons-to-try-film-ilford/ https://www.dxfoto.com.br/reasons-to-try-film-ilford/#respond Sat, 07 Oct 2017 16:13:24 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4429 A série de pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo mostra 8 motivos para que você fotografar com filme, segundo a fabricante de filmes e papeis preto e branco. Oferecendo arquivos em alta definição para download gratuito, é uma contribuição legal para quem curte fotografia com filme e quer colocar na parede alguns pôsteres além das suas próprias fotos (hey, lugar de foto é ampliada e na parede, não é?). Lembrou vagamente as 10 regras de ouro da lomografia, que também fizeram uns pôsteres tempos atrás e ficaram bem legais. Cada pôster tem um lema, uma sugestão do motivo segundo o qual você deveria fotografar com filme (da ilford, claro) e tem um rolo de cada um dos seus produtos. Baixe a série de Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 1. Don’t fake it! 2. A tactile experience 3. Every shot counts 4. Be different 5. Love your camera 6. The anticipation 7. Show your range 8. Create Magic Links Saiba mais da Ilford Photo Baixe todos os 8 pôsteres em um arquivo zip

O post Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo apareceu primeiro em DX Foto.

]]>

A série de pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo mostra 8 motivos para que você fotografar com filme, segundo a fabricante de filmes e papeis preto e branco. Oferecendo arquivos em alta definição para download gratuito, é uma contribuição legal para quem curte fotografia com filme e quer colocar na parede alguns pôsteres além das suas próprias fotos (hey, lugar de foto é ampliada e na parede, não é?).

Lembrou vagamente as 10 regras de ouro da lomografia, que também fizeram uns pôsteres tempos atrás e ficaram bem legais.

Cada pôster tem um lema, uma sugestão do motivo segundo o qual você deveria fotografar com filme (da ilford, claro) e tem um rolo de cada um dos seus produtos.

Baixe a série de Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo

1. Don’t fake it!

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo - DXFoto 1-HP5-A3

2. A tactile experience

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 2

3. Every shot counts

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 3

4. Be different

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 4-DELTA-100-A3

5. Love your camera

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 5.DELTA-400-A4

6. The anticipation

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 6.DELTA-3200-A4

7. Show your range

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 7.XP2-A4

8. Create Magic

Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo 8.SFX-A4

Links

Saiba mais da Ilford Photo
Baixe todos os 8 pôsteres em um arquivo zip

O post Pôsteres Reasons to try film da Ilford Photo apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/reasons-to-try-film-ilford/feed/ 0 4429
World Cyanotype Day 2017 Lab Clube celebra a Cianotipia https://www.dxfoto.com.br/world-cyanotype-day-2017-labclub/ https://www.dxfoto.com.br/world-cyanotype-day-2017-labclub/#respond Fri, 06 Oct 2017 16:20:49 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4425 Em 30 de setembro de 2017, em parceria com o World Cyanotype Day (WCD), o Lab Clube realizou o World Cyanotype Day 2017 no Brasil, um evento de comemoração e homenagem à Cianotipia, reunindo artistas, fotógrafos e apaixonados pelos Processos Fotográficos Alternativos para um grande encontro de produção em seu ateliê. World Cyanotype Day 2017 no Brasil pelo LabClub Teve lançamento do livro Manual de Cianotipia e Papel Salgado, do pesquisador Fabio Giorgi, teve visita técnica de instituto de química da IFRJ, teve mobilização em diversos estados do país, teve articulação internacional para exposição na ASmith Gallery (EUA) e teve sobretudo uma produção tecnicamente apurada e impressionante de cianotipia no papel, no tecido, viragem e outras experimentações que orgulhosamente apresentamos agora no Cyanotype Day Brasil – O Álbum! Cyanotype Day Brasil – O Álbum! Um super parabéns para todos nós que juntos construímos um encontro mais que especial! E não deixe de clicar AQUI (fotos no álbum do facebook) e conferir, porque sério, tantos cianótipos incríveis reunidos em um só lugar você não vai ver a qualquer hora por aí ;) Conheça o Lab Clube www.labclube.com.

O post World Cyanotype Day 2017 Lab Clube celebra a Cianotipia apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
World Cyanotype Day 2017 do LabClube

Em 30 de setembro de 2017, em parceria com o World Cyanotype Day (WCD), o Lab Clube realizou o World Cyanotype Day 2017 no Brasil, um evento de comemoração e homenagem à Cianotipia, reunindo artistas, fotógrafos e apaixonados pelos Processos Fotográficos Alternativos para um grande encontro de produção em seu ateliê.

World Cyanotype Day 2017 no Brasil pelo LabClub


Teve lançamento do livro Manual de Cianotipia e Papel Salgado, do pesquisador Fabio Giorgi, teve visita técnica de instituto de química da IFRJ, teve mobilização em diversos estados do país, teve articulação internacional para exposição na ASmith Gallery (EUA) e teve sobretudo uma produção tecnicamente apurada e impressionante de cianotipia no papel, no tecido, viragem e outras experimentações que orgulhosamente apresentamos agora no Cyanotype Day Brasil – O Álbum!

Cyanotype Day Brasil – O Álbum!

Um super parabéns para todos nós que juntos construímos um encontro mais que especial! E não deixe de clicar AQUI (fotos no álbum do facebook) e conferir, porque sério, tantos cianótipos incríveis reunidos em um só lugar você não vai ver a qualquer hora por aí ;)

Conheça o Lab Clube www.labclube.com.

O post World Cyanotype Day 2017 Lab Clube celebra a Cianotipia apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/world-cyanotype-day-2017-labclub/feed/ 0 4425
10 regras da lomografia, só pra polemizar https://www.dxfoto.com.br/10-regras-da-lomografia/ https://www.dxfoto.com.br/10-regras-da-lomografia/#comments Tue, 03 Oct 2017 13:00:03 +0000 http://www.juliofranca.net/?p=408 10 regras da lomografia são a base do "conhecimento" lomográfico, um manifesto de um grupo de jovens que queriam mudar o mundo, ou um monte de baboseira.

O post 10 regras da lomografia, só pra polemizar apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
As 10 regras da lomografia são tidas como a base do “conhecimento” lomográfico, um manifesto de um grupo de jovens bagunceiros que queriam mudar o mundo, ou um monte de baboseira. O que importa é que é um bom começo para quem está se iniciando no mundo lomográfico, mas não deve ser considerado o fim. Nem levado muito a sério!

As 10 regras da lomografia

Elas foram pensadas para representarem o jeito lomográfico de se clicar com a Lomo LC-A, uma câmera compacta automática e tal. Mas pode ser expandido para qualquer aparato capaz de gerar imagens.

As 10 Regras da Lomografia, ou Regras de Ouro…

#1: Leve a sua Lomo onde você for.

Você já teve aquele momento em que pensou “puts, pena que não trouxe minha câmera”, não? Então, por causa do inesperado, da surpresa, sempre esteja com sua câmera (seja lomo ou não) pronta para clicar aquele momento bacana, aqueles em que você sempre pensa que devia estar com uma câmera na mão.

#2: Fotografe durante todo o tempo, em qualquer hora, seja dia ou noite.

Não espere um feriado, uma viagem ou um final de semana especial para clicar. A vida acontece o tempo todo, o cotidiano pode se transformar em algo interessante quando olhado de outro ponto de vista. Observe ao seu redor e descubra um mundo novo que esta diante dos teus olhos, todos os dias. E de noite que a lc-a mostra cores e luzes sensacionais.

#3: A lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.

Ou melhor, a lomografia seria o relato da sua vida através de imagens. Como dito anteriormente, é uma forma de enxergar beleza no que se vê e vive todo dia. Aproveite a vida, não se preocupe em tecnicalidades na hora de fotografar, vivencie e deixe a câmera no automático.

#4: Aproxime-se o máximo que puder de seu objeto de desejo lomográfico.

Quanto mais perto, melhor. Desde um super retrato ou macrofotografia, chegue mais perto daquilo que lhe interessa. Quanto mais perto das coisas você chegar, mais delas vai conhecer.

#5: Não pense.

Não pense, faça. Siga seus instintos, confie no que você sente, e mostre isso com fotografias. Quanto mais fizer isso, mais rápido será. E melhor serão os resultados.

#6: Seja rápido.

Não deixe passar as oportunidades de fazer uma imagem bacana. As vezes uma fração de segundo pode alterar por completo o que uma foto pode representar. Esteja sempre pronto. Dedos rápidos, mantenha a câmera sempre preparada, ajuste o foco com antecedência (ou não).

#7: Você não precisa saber antes o que fotografou…

#8: … nem depois.

É a surpresa do inesperado uma das coisas mais legais e que dão friozinho na barriga por fotografar com filme. Experimente deixar o resultado por conta do acaso. Clique sem olhar pra onde está apontando a câmera, sem saber o que estava acontecendo. Por cima da multidão, por baixo de um portão. Seja surpreendido pelo acaso. E se você não conseguir identificar o que saiu na foto, não tem problema também. O que vale é a experimentação. É dela que vem experiência, e fotos memoráveis.

#9: Fotografe sem olhar no visor.

Liberte-se do enquadramento, do medo do erro de paralaxe ou da precisão das SLR. Fotografar sem olhar no visor é um exercício de composição, pois você passa a imaginar o que a câmera vai captar, ver a cena na sua cabeça baseado no que conhece de seu equipamento. Desenvolva-se e tenha mais controle do que você fotografa.

#10: Não se preocupe com as regras.

A mais importante de todas as 10 regras da lomografia, aquela que invalida todas as outras e acho que é a que define toda lomografia: quebre as regras. Aprenda todas as regras e teorias da fotografia e da arte e, depois, desconstrua! Seja livre. Ou não! Mas principalmente: Divirta-se.

Links

Conheça também sobre a Lomografia no blog LomoBR.

Publicado originalmente em 16/02/2012

O post 10 regras da lomografia, só pra polemizar apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/10-regras-da-lomografia/feed/ 3 408
Cameras and Careers, filme de instrução antigo da Kodak https://www.dxfoto.com.br/cameras-and-careers/ https://www.dxfoto.com.br/cameras-and-careers/#respond Mon, 02 Oct 2017 11:30:57 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4359 Cameras and Careers é um filme de instrução da Kodak que descreve as várias carreiras possíveis no campo da fotografia e mostra como a câmera era usada na engenharia e na pesquisa médica e científica no anos 1960. Uma viagem no tempo nos métodos de fotografia e suas aplicações profissionais antes da digitalização. Era tudo química, física, mecânica e eventualmente eletrônica. É meio paradão, mas vale dar uma olhadinha e como eram feitas algumas coisas como fotografia aérea, por exemplo. Assista ao filme de instrução Cameras and Careers da Kodak Visite o link original O filme está armazenado na biblioteca CamerasAndCareers em Archive.org

O post Cameras and Careers, filme de instrução antigo da Kodak apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Cameras and Careers, filme de instrução antigo da Kodak - DXFoto

Cameras and Careers é um filme de instrução da Kodak que descreve as várias carreiras possíveis no campo da fotografia e mostra como a câmera era usada na engenharia e na pesquisa médica e científica no anos 1960.

Uma viagem no tempo nos métodos de fotografia e suas aplicações profissionais antes da digitalização. Era tudo química, física, mecânica e eventualmente eletrônica.

É meio paradão, mas vale dar uma olhadinha e como eram feitas algumas coisas como fotografia aérea, por exemplo.

Assista ao filme de instrução Cameras and Careers da Kodak


Visite o link original

O post Cameras and Careers, filme de instrução antigo da Kodak apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/cameras-and-careers/feed/ 0 4359
Lomo’Instant Square, a “polaroid” quadrada da Sociedade Lomográfica https://www.dxfoto.com.br/lomo-instant-square/ https://www.dxfoto.com.br/lomo-instant-square/#respond Sat, 16 Sep 2017 13:00:24 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4390 Como já está se tornando padrão dos lançamentos da Sociedade Lomográfica, o Kickstarter é o lugar onde será disponibilizada a nova câmera instantânea Lomo’Instant Square. Com o título de primeira câmera totalmente analógica para o formato Instax (eles que dizem) é uma opção bem interessante para fotografar com o formato. Com uma lente de vidro de 95mm (equivalente a 45mm) é totalmente automática: desde a exposição à focagem de zona; da velocidade do obturador ao flash. E carregada com as características típicas das câmeras fotográficas mais versáteis: múltiplas exposições ilimitadas, modo bulb para longas exposições, self-timer e o item mais bacana que não vejo muito por aí – controle remoto infravermelho! Como acessórios possuí uma lente adaptadora para retratos e um Splitzer (sabe, aquele treco pra fazer montagens durante múltiplas exposições). O controle remoto é um detalhe interessante mesmo, com sensor na frente e atrás da câmera permite cliques sem trepidação no tripé ou com a câmera apoiada em alguma coisa e também selfies sem aquele braço esticado indo em direção à câmera. Um acessório que permite muita viagem, principalmente para fotógrafos que são seus próprios modelos. A Lomo’Instant Square não é só quadrada Pode parecer besta, mas é um […]

O post Lomo’Instant Square, a “polaroid” quadrada da Sociedade Lomográfica apareceu primeiro em DX Foto.

]]>

Como já está se tornando padrão dos lançamentos da Sociedade Lomográfica, o Kickstarter é o lugar onde será disponibilizada a nova câmera instantânea Lomo’Instant Square. Com o título de primeira câmera totalmente analógica para o formato Instax (eles que dizem) é uma opção bem interessante para fotografar com o formato.

Com uma lente de vidro de 95mm (equivalente a 45mm) é totalmente automática: desde a exposição à focagem de zona; da velocidade do obturador ao flash. E carregada com as características típicas das câmeras fotográficas mais versáteis: múltiplas exposições ilimitadas, modo bulb para longas exposições, self-timer e o item mais bacana que não vejo muito por aí – controle remoto infravermelho! Como acessórios possuí uma lente adaptadora para retratos e um Splitzer (sabe, aquele treco pra fazer montagens durante múltiplas exposições).

O controle remoto é um detalhe interessante mesmo, com sensor na frente e atrás da câmera permite cliques sem trepidação no tripé ou com a câmera apoiada em alguma coisa e também selfies sem aquele braço esticado indo em direção à câmera. Um acessório que permite muita viagem, principalmente para fotógrafos que são seus próprios modelos.

A Lomo’Instant Square não é só quadrada

Pode parecer besta, mas é um formato muito apreciado e bastante simbólico para a fotografia instantânea. Já faz algum tempo que a Lomography está fazendo câmeras compatíveis com o padrão Intax da Fuji, mas é a primeira vez que o faz para o formato quadrado.

Não sei, pode parecer bobeira saudosista mas gostaria muito de uma versão como um Instax Instant Back quadrado para a Diana, ou até mesmo para a Holga (por que não sonhar?).

Além do formato quadrado, com um back especial ela se torna compatível com o filme instax mini, consagrado e mais barato da linha instax oferecendo possibilidade de múltiplos formatos para a câmera. 10 Pontos pra Sociedade Lomográfica!

Inspiração e várias fontes

Eu tive a impressão que a câmera se inspira em várias câmeras conhecidas dos fotógrafos, principalmente com esse esquema de cores e modo de “encolher” a lente para ficar menor que lembra muito a SX-70. O Fole das câmeras mais antigas e os recortes geométricos do corpo trazem um quê de Diana e Holga. Posso estar viajando, mas a câmera parece receber o DNA de um monte de coisa e no final ganha personalidade própria. Faz tempo que a Sociedade Lomográfica não lança uma câmera tão interessante visualmente.

A Lomo’Instant Square - DXFoto 015 A Lomo’Instant Square - DXFoto 014 A Lomo’Instant Square - DXFoto 013 A Lomo’Instant Square - DXFoto 012 A Lomo’Instant Square - DXFoto 011

Especificações Técnicas

  • Formato de Filme: Fujifilm Instax Square Film
  • Área de Exposição: 62mm x 62mm
  • Distância Focal da Lente: 95mm (equivalente a 45mm)
  • Tipo de Auto Exposição: Automaticamente Programado
  • Abertura: Automática f/10, f/22
  • Velocidade do Obturador: Modo Bulb até 30 segundos, Modo Autmático 8s a 1/250
  • Compensação de Exposição: +1/-1 Valores de Exposição (Exposição Ambiental)
  • Mecanismo de Ejecção do Filme: Motorizado
  • Múltiplas Exposições: Ilimitadas
  • Número Guia do Flash Embutido: 9 (m)
  • Flash Embutido: Flash Automático & Modo Flash Off
  • Distância Focal mais Próxima: 0.8m
  • Configuração da Zona Focal: 0.8m / 1-2.5m / infinito (pré-configurado para 1-2.5m)
  • Encaixe para Tripé: Sim
  • Transmissão do Controle Remoto: Infravermelho (sensores na frente a atrás da câmera)
  • Self Timer: Contagem regressiva eletronicamente controlada para 10 segundos
  • Contador de Filme: indicação LED, contagem regressiva
  • Baterias: 2 x baterias CR2 (6V)
  • Bateria do Controle Remoto: CR2025 (3V)
  • Diâmetro do Encaixe do Filtro: 30.5mm
  • Encaixes de Lentes: Lente de Vidro para Retratos (distância fical mais próxima: 50mm),
  • Splitzer. Disponível nos Pacotes Combo.

Mais fotos da câmera

A Lomo’Instant Square - DXFoto 06 A Lomo’Instant Square - DXFoto 07 A Lomo’Instant Square - DXFoto 02 A Lomo’Instant Square - DXFoto 05 A Lomo’Instant Square - DXFoto 03

Saiba mais sobre a câmera

O post Lomo’Instant Square, a “polaroid” quadrada da Sociedade Lomográfica apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/lomo-instant-square/feed/ 0 4390
Google PhotoScan, o jeito mais rápido de escanear fotos https://www.dxfoto.com.br/google-photoscan/ https://www.dxfoto.com.br/google-photoscan/#respond Tue, 06 Jun 2017 11:45:42 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4364 Já testei vários aplicativos para fotografar, digo, escanear fotos impressas usando a câmera do smartphone mas tenho que dar o braço a torcer para o Google PhotoScan. A ideia do app é usar a câmera do celular como um scanner, mas com o modjo dos paranauês Google que usam todo o conhecimento dos caras para gerar um arquivo de qualidade, com recorte automático e com o mínimo de reflexo possível. Veja o Google PhotoScan em ação, o jeito mais rápido de escanear fotos Simples de tudo, coloque uma foto impressa em uma superfície, aponte a câmera para a imagem e alinhe os 4 pontos que aparecem sobrepostos à imagem. O app faz 4 capturas e as combina automaticamente para gerar uma foto de maior resolução! Disponível para iOS e Android, não dá pra reclamar que não tem opção de capturar velhas fotos, nem que seja para enviar para aquela tia que tem facebook ou colocar no instagram.

O post Google PhotoScan, o jeito mais rápido de escanear fotos apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Google PhotoScan DXFoto

Já testei vários aplicativos para fotografar, digo, escanear fotos impressas usando a câmera do smartphone mas tenho que dar o braço a torcer para o Google PhotoScan. A ideia do app é usar a câmera do celular como um scanner, mas com o modjo dos paranauês Google que usam todo o conhecimento dos caras para gerar um arquivo de qualidade, com recorte automático e com o mínimo de reflexo possível.

Veja o Google PhotoScan em ação, o jeito mais rápido de escanear fotos

Simples de tudo, coloque uma foto impressa em uma superfície, aponte a câmera para a imagem e alinhe os 4 pontos que aparecem sobrepostos à imagem. O app faz 4 capturas e as combina automaticamente para gerar uma foto de maior resolução!

Disponível para iOS e Android, não dá pra reclamar que não tem opção de capturar velhas fotos, nem que seja para enviar para aquela tia que tem facebook ou colocar no instagram.

O post Google PhotoScan, o jeito mais rápido de escanear fotos apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/google-photoscan/feed/ 0 4364
Agfa Optima 200 Sensor é uma camerazinha competente https://www.dxfoto.com.br/agfa-optima-200/ https://www.dxfoto.com.br/agfa-optima-200/#comments Mon, 13 Feb 2017 11:37:31 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4350 Agfa Optima 200 Sensor foi a primeira de uma longa série de sucesso da linha Sensor, lançada pela Agfa em 1969. O nome sensor vem do seu botão de disparo que não é mecânico e responde suavemente, sem movimento, a um simples toque. Sabe como é, sem pressão e força o clique é mais suave e evita fotos tremidas. A série Olympus XA também era mais ou menos assim. Não precisa de baterias, o seu fotômetro usava um sensor de selênio que media a luz e fornecia energia para a exposição automática. Para avançar e rebobinar o filme era por acionamento mecânico. Informações Técnicas Agfa Optima 200 Tipo de câmera: compacta manual com visor ótico simples; Tipo de Filme: 135 (35mm); Formato do quadro: 24x36mm; Lente: Color-Apotar Fixa de 42mm; Foco: manual por zonas a partir de 1m; Aberturas: f/2.8 à f/22; Tipo do Obturador: Central do tipo Paratic; Velocidade do Obturador: 1/30 à 1/200; Sensibilidade: ISO 25 à ISO 160; Exposição: semi-automática com sensor de selênio, não precisa de bateria; Flash: Externo, com sapata sincronizada (hotshoe); Cuidado ao comprar Como toda câmera com fotômetro alimentado por uma célula de selênio é importante verificar o estado do sensor. O Selênio […]

O post Agfa Optima 200 Sensor é uma camerazinha competente apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
AGFA OPTIMA 200 SENSOR - DXFoto 01

Agfa Optima 200 Sensor foi a primeira de uma longa série de sucesso da linha Sensor, lançada pela Agfa em 1969. O nome sensor vem do seu botão de disparo que não é mecânico e responde suavemente, sem movimento, a um simples toque. Sabe como é, sem pressão e força o clique é mais suave e evita fotos tremidas. A série Olympus XA também era mais ou menos assim.

Não precisa de baterias, o seu fotômetro usava um sensor de selênio que media a luz e fornecia energia para a exposição automática. Para avançar e rebobinar o filme era por acionamento mecânico.

Agfa Optima 200 Sensor é uma camerinha competente 2

Informações Técnicas Agfa Optima 200

  • Tipo de câmera: compacta manual com visor ótico simples;
  • Tipo de Filme: 135 (35mm);
  • Formato do quadro: 24x36mm;
  • Lente: Color-Apotar Fixa de 42mm;
  • Foco: manual por zonas a partir de 1m;
  • Aberturas: f/2.8 à f/22;
  • Tipo do Obturador: Central do tipo Paratic;
  • Velocidade do Obturador: 1/30 à 1/200;
  • Sensibilidade: ISO 25 à ISO 160;
  • Exposição: semi-automática com sensor de selênio, não precisa de bateria;
  • Flash: Externo, com sapata sincronizada (hotshoe);

Cuidado ao comprar

Como toda câmera com fotômetro alimentado por uma célula de selênio é importante verificar o estado do sensor. O Selênio se desgasta com a exposição à luz, para prolongar sua vida útil é importante guardar a câmera em um lugar protegido da luz.

Fotos com a Agfa Optima 200

null

Mais fotos no flickr.

Links

Agfa 200 Sensor no Camerapedia e Kamerasamling.

Todas as fotos possuem seus direitos reservados aos respectivos autores.

O post Agfa Optima 200 Sensor é uma camerazinha competente apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/agfa-optima-200/feed/ 2 4350
Jollylook, a câmera de fole instantânea de papel cartão https://www.dxfoto.com.br/jollylook/ https://www.dxfoto.com.br/jollylook/#respond Fri, 10 Feb 2017 11:00:36 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4332 Câmeras de papelão não são nenhuma novidade, mas o charme da Jollylook é revisitar um estilo de câmera de fole que deixa a fotografia com filme instantâneo Fuji muito mais divertida (do que já é). É uma simples câmera dobrável de fole, feita inteiramente de papel reciclado e papel cartão. Sem eltrônica, é só um punhado de papel, um par de lentes e um cartucho de filme instantâneo. É ecológica, usa menos materiais do que é usado em embalagens de câmeras modernas. Fechada não é muito maior que o próprio cartucho de instax mini, o filme que ela usa, e mesmo aberta é bem pequena e simpática! A escolha pelo estilo vintage steampunk com o detalhe do fole vermelho deixa a câmera com um visual muito mais atraente que as instantâneas novas de plástico da Sociedade Lomográfica, por exemplo. Ainda comparando com as lomográficas, a Jollylook não é a mais resistente, mas é bem mais barata! No final vai custar menos do que uma supersampler! Conheça a Jollylook e a campanha no Kickstater Lançada em uma campanha muito bem sucedida no Kickstarter, a camerinha tinha opções iniciais de US$ 29 (já esgotadas). Com o sucesso da campanha, eles não só […]

O post Jollylook, a câmera de fole instantânea de papel cartão apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 2 - DXFoto

Câmeras de papelão não são nenhuma novidade, mas o charme da Jollylook é revisitar um estilo de câmera de fole que deixa a fotografia com filme instantâneo Fuji muito mais divertida (do que já é).

É uma simples câmera dobrável de fole, feita inteiramente de papel reciclado e papel cartão. Sem eltrônica, é só um punhado de papel, um par de lentes e um cartucho de filme instantâneo. É ecológica, usa menos materiais do que é usado em embalagens de câmeras modernas.

Fechada não é muito maior que o próprio cartucho de instax mini, o filme que ela usa, e mesmo aberta é bem pequena e simpática! A escolha pelo estilo vintage steampunk com o detalhe do fole vermelho deixa a câmera com um visual muito mais atraente que as instantâneas novas de plástico da Sociedade Lomográfica, por exemplo. Ainda comparando com as lomográficas, a Jollylook não é a mais resistente, mas é bem mais barata! No final vai custar menos do que uma supersampler!

Conheça a Jollylook e a campanha no Kickstater


Lançada em uma campanha muito bem sucedida no Kickstarter, a camerinha tinha opções iniciais de US$ 29 (já esgotadas). Com o sucesso da campanha, eles não só bateram a meta como multiplicaram a meta e alcançaram US$ 215mil a mais dos US$15mil para custear o projeto, com 20 dias para o prazo final. Um estouro.

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 1 - DXFoto

Fotos com ela

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 10 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 13 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 12 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 11 - DXFoto

Especificações Técnicas

  • Lente: do tipo menisco com comprimento focal de 110 mm. Pode ser movida para se usar o pinhole;
  • Visor: uma lente Fresnel;
  • Aberturas: f/8, f/11, f/16, f/22; f/32; f/45; f/64 + pinhole;
  • Obturador: Automático com elásticos 1/250 ou 1/160 e modo B;
  • Pinhole um disco de cobre com furo de 0.6 mm;
  • Filme: 10 fotos por cartucho de Fuji Instax Mini 46 x 62 mm;
  • Tamanho: dobrada 85 x 127 x 48 mm;

Como usar a Jollylook

É simples, coloca o filme, abre a câmera, posiciona a lente, escolhe a abertura, bate a foto, gira uma manivela e sai a fotinho. Ou segue os GIFs animados:

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 9 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 3 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 4 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 5 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 6 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 7 - DXFoto

Jollylook é uma câmera de fole instantânea de papel cartão 8 - DXFoto

Links

Já queremos uma

Já deu pra perceber pelas outras câmeras de papel que aparecem por aqui que elas são muito queridas no blog e essa não foge a regra. Que baita vontade de brincar com uma coisinha dessas, não?

O post Jollylook, a câmera de fole instantânea de papel cartão apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/jollylook/feed/ 0 4332
Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla https://www.dxfoto.com.br/pancro400/ https://www.dxfoto.com.br/pancro400/#comments Tue, 07 Feb 2017 20:51:55 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4320 Quando digo que o filme não morreu e só está com um cheiro estranho não é brincadeira e a Bergger faz a sua parte com o lançamento do Pancro400, um filme preto e branco.

O post Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 09

Quando digo que o filme não morreu e só está com um cheiro estranho não é brincadeira e a Bergger faz a sua parte com o lançamento do Pancro400, um filme preto e branco de grão fino e alta resolução.

Além da Sociedade Lomográfica outras marcas estão lançando ou relançando filmes para usarmos nas nossas queridas velhinhas que ainda fazem comida boa, como a Kodak com seu Ektachrome. Ainda não temos uma nova onda analógica vindo por aí, até porque se dependermos da Fuji o filme vai ser enterrado meio vivo, mas com esses lançamentos podemos ser um pouco mais otimistas!

O Pancro400 e sua emulsão dupla

O filme tem emulsão dupla composta de brometo de prata e iodeto de prata na sua produção os cristais são depositados com um processo de jato duplo controlado por computador. São emulsões pancromáticas e elas se diferem pelo tamanho dos seus grãos, e suas propriedades permitem uma ampla latitude de exposição.

Informações Técnicas

    Tamanhos: 135, 120 e folhas 4×5 / 5×7 / 13×18 / 8×10
    Sensibilidade: ISO 400
    Grão: Fino
    Resolução: Alta

O Pancro400 no tamanho 135 é emulsionado em uma base de acetato de 135 mícrons e possuí código DX, no tamanho 120 é emulsionado em uma base de PET de 100 microns e em folhas é emulsionado em uma base de PET de 175 microns.

Fotos com o Pancro400

Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 06

Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 05

Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 04

Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 03

Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 02

Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla - DXFoto 01

Copyright Hervé BAUDAT

Links

Mas que filme lindo!

O post Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/pancro400/feed/ 1 4320
Câmera panorâmica 120 6×17, um grande projeto DIY https://www.dxfoto.com.br/camera-panoramica-120-6x17/ https://www.dxfoto.com.br/camera-panoramica-120-6x17/#respond Mon, 30 Jan 2017 11:00:34 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=3532 Filmes 120 e suas são versáteis pela simplicidade do sistema onde um rolo tem o filme protegido por papel e outro rolo recebe esse filme. Isso abre infinitas possibilidades de fazer uma câmera DIY que pode ir da simplicidade de uma pinhole até uma grande angular panorâmica 6cm x 17 cm usando lente de grande formato e com tudo que tem que direito. Neste projeto publicado no instructables pelo canandense Matt, que já fez outras coisas relacionadas à fotografia como uma pinhole anamórfica, você pode se inspirar e fazer a sua. Usando a câmera panorâmica Pensada para fotografia de paisagem e arquitetura, foi escolhido mantê-la em foto fixo já que controlar o foco seria complicado e dispendioso. Focando no infinito e em f/22 a câmera é capaz de capturar objetos a partir de 3 metros de distância e pode de fazer 4 fotos de 17 cm em um filme 120. Se usar 220 pode até dobrar o número de fotos, mas aí fica mais difícil de avançar o filme, pois o sistema da câmera é baseado nos números impressos no papel protetor do filme 120. Para contar os frames basta usar a numeração do formato 4,5 x 6 cm e, […]

O post Câmera panorâmica 120 6×17, um grande projeto DIY apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Câmera panorâmica 120 6cmx17cm 01 - DXFoto

Filmes 120 e suas são versáteis pela simplicidade do sistema onde um rolo tem o filme protegido por papel e outro rolo recebe esse filme. Isso abre infinitas possibilidades de fazer uma câmera DIY que pode ir da simplicidade de uma pinhole até uma grande angular panorâmica 6cm x 17 cm usando lente de grande formato e com tudo que tem que direito.

Neste projeto publicado no instructables pelo canandense Matt, que já fez outras coisas relacionadas à fotografia como uma pinhole anamórfica, você pode se inspirar e fazer a sua.

Usando a câmera panorâmica

Pensada para fotografia de paisagem e arquitetura, foi escolhido mantê-la em foto fixo já que controlar o foco seria complicado e dispendioso. Focando no infinito e em f/22 a câmera é capaz de capturar objetos a partir de 3 metros de distância e pode de fazer 4 fotos de 17 cm em um filme 120. Se usar 220 pode até dobrar o número de fotos, mas aí fica mais difícil de avançar o filme, pois o sistema da câmera é baseado nos números impressos no papel protetor do filme 120. Para contar os frames basta usar a numeração do formato 4,5 x 6 cm e, partindo do número 2, só contar 4 frames, fazendo suas fotos no contador nos números 2, 6, 10 e finalmente 14.

Mas que essa câmera panorâmica linda ficou!

Câmera panorâmica 120 6cmx17cm 03 - DXFoto

Câmera panorâmica 120 6cmx17cm 02 - DXFoto

Informações técnicas da Câmera Panorâmica 6 x 17 cm

  • Lente: Schneider Super-Angulon 90mm com 6 elementos em 4 grupos;
  • Ângulo de visão em f/22: 100º;
  • Círculo de imagem em f/22: 216mm;
  • Obturador: tipo copal;
  • Abertura: f/8 – f/22;
  • Avanço do filme: manual, usando janelas para visualizar o número do frame no papel protetor do filme;
  • Tamanho do frame: 6 cm x 17 cm
  • Fotos por filme: 4;

Não é um projeto barato nem simples de ser executado, mas para quem tiver interesse é uma ótima câmera panorâmica para gastar uns bons filmes 120! Um exemplo do que a câmera é capaz de fazer!

Câmera panorâmica 120 6cmx17cm 04 - DXFoto

Links

O post Câmera panorâmica 120 6×17, um grande projeto DIY apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-panoramica-120-6x17/feed/ 0 3532
Câmera Velha # 8 Tirando o filme da bobina https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-8-tirando-o-filme-da-bobina/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-8-tirando-o-filme-da-bobina/#respond Tue, 17 Jan 2017 07:10:59 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4277 Se por algum motivo você rebobinou o filme antes de bater todas as fotos não se desespere. Neste vídeo ensinamos a resolver essa situação! O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Câmera Velha # 8 Tirando o filme da bobina depois de rebobinado Facebook: Antonio Neto Instagram: @antonionetoinsta Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha # 8 Tirando o filme da bobina apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Câmera Velha # 8 Tirando o filme da bobina depois de rebobinado

Se por algum motivo você rebobinou o filme antes de bater todas as fotos não se desespere. Neste vídeo ensinamos a resolver essa situação!

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Câmera Velha # 8 Tirando o filme da bobina depois de rebobinado


Facebook: Antonio Neto
Instagram: @antonionetoinsta
Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha # 8 Tirando o filme da bobina apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-8-tirando-o-filme-da-bobina/feed/ 0 4277
Photo Hotspots, um mapa de lugares para fotografar https://www.dxfoto.com.br/photo-hotspots-lugares-para-fotografar/ https://www.dxfoto.com.br/photo-hotspots-lugares-para-fotografar/#respond Fri, 13 Jan 2017 15:13:58 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4295 Photo Hotspots é basicamente um compilado de imagens coletadas no 500px e usa os dados de localização para distribuí-las por um mapa do mundo que serve para medir o que um lugar é quente para ser fotografado. Isso pelo número de fotos naquele local. Ótima ideia para ajudar quem anda sem inspiração para novos locais ou que está no meio de uma viagem e quer um ponto bacana para fazer aquela foto! Para muitos um lugar ser bastante fotografado não é uma indicação, quer dizer que é bem cliché e muita gente foge desses lugares mais fotografados. Para esses o site serve como um bom aviso de onde não ir. Serviços que automatizam isso fazem a ferramenta durar Teve uma iniciativa do site QueimandoFilme que criou um mapa de laboratórios e oficinas de manutenção, mas não foi pra frente pois precisava de atualizações manuais e chega uma hora que ninguém mais quer contribuir. Espero que dessa vez dure! Visite o Photo Hotspots Conheça o Photo Hotspots

O post Photo Hotspots, um mapa de lugares para fotografar apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Photo Hotspots - DXFoto

Photo Hotspots é basicamente um compilado de imagens coletadas no 500px e usa os dados de localização para distribuí-las por um mapa do mundo que serve para medir o que um lugar é quente para ser fotografado. Isso pelo número de fotos naquele local.

Ótima ideia para ajudar quem anda sem inspiração para novos locais ou que está no meio de uma viagem e quer um ponto bacana para fazer aquela foto!

Para muitos um lugar ser bastante fotografado não é uma indicação, quer dizer que é bem cliché e muita gente foge desses lugares mais fotografados. Para esses o site serve como um bom aviso de onde não ir.

Serviços que automatizam isso fazem a ferramenta durar

Teve uma iniciativa do site QueimandoFilme que criou um mapa de laboratórios e oficinas de manutenção, mas não foi pra frente pois precisava de atualizações manuais e chega uma hora que ninguém mais quer contribuir.

Espero que dessa vez dure!

Visite o Photo Hotspots

O post Photo Hotspots, um mapa de lugares para fotografar apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/photo-hotspots-lugares-para-fotografar/feed/ 0 4295
Câmera Velha #7 Carregando câmera de médio formato https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-7-carregando-camera-de-medio-formato/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-7-carregando-camera-de-medio-formato/#respond Fri, 13 Jan 2017 11:09:00 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4275 Neste vídeo, Antônio Neto dá as dicas de como carregar alguns modelos mais conhecidos de câmeras de médio formato com filme 120. O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Câmera Velha #7 Carregando câmera de médio formato com Filme 120 Facebook: Antonio Neto Instagram: @antonionetoinsta Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #7 Carregando câmera de médio formato apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Câmera Velha #7 Carregando câmera de médio formato com Filme 120

Neste vídeo, Antônio Neto dá as dicas de como carregar alguns modelos mais conhecidos de câmeras de médio formato com filme 120.

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Câmera Velha #7 Carregando câmera de médio formato com Filme 120


Facebook: Antonio Neto
Instagram: @antonionetoinsta
Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #7 Carregando câmera de médio formato apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-7-carregando-camera-de-medio-formato/feed/ 0 4275
Câmera Velha #6 – Filme Redscale feito em casa https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-6-filme-redscale-feito-em-casa/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-6-filme-redscale-feito-em-casa/#comments Tue, 10 Jan 2017 11:30:43 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4273 Neste Vídeo ensinamos a converter um filme de negativo normal em um filme Redscale que tem uma coloração bem avermelhada!!! O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Câmera Velha #6 – Filme Redscale feito em casa Facebook: Antonio Neto Instagram: @antonionetoinsta Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #6 – Filme Redscale feito em casa apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Câmera Velha #6 - Filme Redscale feito em casa

Neste Vídeo ensinamos a converter um filme de negativo normal em um filme Redscale que tem uma coloração bem avermelhada!!!

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Câmera Velha #6 – Filme Redscale feito em casa


Facebook: Antonio Neto
Instagram: @antonionetoinsta
Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #6 – Filme Redscale feito em casa apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-6-filme-redscale-feito-em-casa/feed/ 1 4273
Lente de Projetor 50mm f/1.2 pra fotografar https://www.dxfoto.com.br/lente-de-projetor-pra-fotografar/ https://www.dxfoto.com.br/lente-de-projetor-pra-fotografar/#respond Sat, 07 Jan 2017 16:28:13 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4256 Mathieu Stern teve uma ideia bastante simples adaptando uma lente de projetor com abertura f/1.2 e fazer retratos com aquele bokeh incrível por um preço que quase todo mundo pode pagar! Sua idea foi comprar uma lente de no ebay, dessas que não tem nem diafragma e um tubo extensor para o mount da sua câmera e pronto. Coloca a lente dentro e … ah no vídeo explica direitinho! Ele comprou tudo no ebay, vale a pena procurar! Adaptando uma lente de projetor Esse projeto não requer prática nem habilidade, muito menos ferramentas especiais! O mais difícil mesmo é conseguir a lente aqui no Brasil. Que souber de alguma ou outra similar comenta aí!

O post Lente de Projetor 50mm f/1.2 pra fotografar apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Adapte uma Lente de Projetor 50mm f/1.2 para fotografar - DXFoto

Mathieu Stern teve uma ideia bastante simples adaptando uma lente de projetor com abertura f/1.2 e fazer retratos com aquele bokeh incrível por um preço que quase todo mundo pode pagar!

Sua idea foi comprar uma lente de no ebay, dessas que não tem nem diafragma e um tubo extensor para o mount da sua câmera e pronto. Coloca a lente dentro e … ah no vídeo explica direitinho! Ele comprou tudo no ebay, vale a pena procurar!

Adaptando uma lente de projetor

Esse projeto não requer prática nem habilidade, muito menos ferramentas especiais! O mais difícil mesmo é conseguir a lente aqui no Brasil. Que souber de alguma ou outra similar comenta aí!

O post Lente de Projetor 50mm f/1.2 pra fotografar apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/lente-de-projetor-pra-fotografar/feed/ 0 4256
Câmera Velha #5 Falando Sobre Filme Fotográfico https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-5-filme-fotografico/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-5-filme-fotografico/#respond Sat, 07 Jan 2017 11:09:08 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4270 Neste vídeo abordamos os tipos de filme fotográfico e suas principais características de formato, cor, sensibilidade e muitas curiosidades. O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Câmera Velha #5 Falando Sobre Filme Fotográfico Facebook: Antonio Neto Instagram: @antonionetoinsta Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #5 Falando Sobre Filme Fotográfico apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Filme Fotográfico câmera velha - 05

Neste vídeo abordamos os tipos de filme fotográfico e suas principais características de formato, cor, sensibilidade e muitas curiosidades.

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Câmera Velha #5 Falando Sobre Filme Fotográfico


Facebook: Antonio Neto
Instagram: @antonionetoinsta
Snapchat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #5 Falando Sobre Filme Fotográfico apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-5-filme-fotografico/feed/ 0 4270
Ektachrome voltou, obrigado Kodak Alaris! https://www.dxfoto.com.br/ektachrome-voltou-obrigado-kodak-alaris/ https://www.dxfoto.com.br/ektachrome-voltou-obrigado-kodak-alaris/#comments Fri, 06 Jan 2017 11:09:42 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4268 Se você é como eu e nunca se recuperou do fim da produção do Kodak Ektachrome pode comemorar. Na CES de 2017 a Kodak Alaris anunciou que vai voltar a produzir o filme positivo! É, parece que as coisas podem começar a melhorar pro lado do filme, não é mesmo? No release da empresa eles dizem que o interesse pela fotografia analógica tem criado demanda e as vendas de filmes profissionais tem crescido com certa estabilidade, enfim, blá blá blá vamos voltar com esse querido filme positivo profissional! O que é ótimo já que a gente tem se virado com o que tem no mercado como lomography e outros e a Kodak viu que era hora dela voltar a ter mais espaço entre os entusiastas da boa e velha fotografia com filme! “Filme é nossa herança e continuamos empenhados em acompanhar a evolução das necessidades dos fotógrafos de filme de hoje,” disse Dennis Olbrich, Presidente – Kodak Alaris Imaging Papel, Produtos Químicos de Fotografia e Cinema. “Ouvimos as necessidades e anseios dos fotógrafos durante os últimos anos que queriam trazer de volta um filme positivo. Ao avaliarmos a oportunidade, EKTACHROME foi a escolha clara.” Isso é bom também pois significa […]

O post Ektachrome voltou, obrigado Kodak Alaris! apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Ektachrome voltou, obrigado Kodak Alaris!

Se você é como eu e nunca se recuperou do fim da produção do Kodak Ektachrome pode comemorar. Na CES de 2017 a Kodak Alaris anunciou que vai voltar a produzir o filme positivo!

É, parece que as coisas podem começar a melhorar pro lado do filme, não é mesmo? No release da empresa eles dizem que o interesse pela fotografia analógica tem criado demanda e as vendas de filmes profissionais tem crescido com certa estabilidade, enfim, blá blá blá vamos voltar com esse querido filme positivo profissional! O que é ótimo já que a gente tem se virado com o que tem no mercado como lomography e outros e a Kodak viu que era hora dela voltar a ter mais espaço entre os entusiastas da boa e velha fotografia com filme!

“Filme é nossa herança e continuamos empenhados em acompanhar a evolução das necessidades dos fotógrafos de filme de hoje,” disse Dennis Olbrich, Presidente – Kodak Alaris Imaging Papel, Produtos Químicos de Fotografia e Cinema. “Ouvimos as necessidades e anseios dos fotógrafos durante os últimos anos que queriam trazer de volta um filme positivo. Ao avaliarmos a oportunidade, EKTACHROME foi a escolha clara.”

Isso é bom também pois significa que pode haver novos lançamentos (ou relançamentos) de outros produtos mais queridos, já pensou eles voltam com o KODACHROME?!?! Quem não quer fotografar com Kodachrome novamente?

Em tempos que a Fuji descontinua seus filmes profissionais uma iniciativa dessa da Kodak até anima a tirar a poeira das máquinas, não é? Ainda é somente para o formato 135, com 36 poses, mas seria demais se tivesse também para 120!

Ektachrome voltou em Super 8 também!

Junto com o Ektachrome para fotografia, a Eastman Kodak Company também anunciou que vai produzir o Ektachrome para super 8, para fazer parzinho com a KODAK Super 8 movie camera que acabaram de lançar. Assim com a combinação dos dois produtos, filme super 8 e 35mm, pode criar uma oportunidade de negócio viável e sustentável para as duas companhias (Kodak Alaris e Eastman Kodak).

Enfim, só queremos que elas façam mais sucesso e dinheiro e mantenham no mercado as películas que tanto amamos, sem cobrar o nosso couro por isso, pela-mor-de-deus!

O post Ektachrome voltou, obrigado Kodak Alaris! apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/ektachrome-voltou-obrigado-kodak-alaris/feed/ 2 4268
Retrospectiva 2016: 15 artigos mais acessados do ano https://www.dxfoto.com.br/retrospectiva-2016/ https://www.dxfoto.com.br/retrospectiva-2016/#respond Tue, 03 Jan 2017 10:08:03 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4267 Atrasada sim, mas pelo menos chegou ainda nos primeiros dias de 2017 a já tradicional retrospectiva 2016 dos artigos mais alguma coisa desse ano que passou. O blog estava devagar por N motivos, mas não está desativado ou abandonado por completo. Temos grandes coisas pra ele, pode ficar ligado que muito em breve isso agita novamente. E claro, queremos agradecer a todos que mantiveram contato, discutiram, conversaram, compartilharam suas dúvidas e sugestões nos comentários, que são muitíssimo bem-vindos! Que 2017 seja um grande ano para todos nós e vamos ao que interessa! Aqui está a lista com a retrospectiva 2016: os artigos mais lidos do ano Pinhole 120 de papel fácil de montar e de graça Scan de negativos com scanner normal Olympus Trip 35 – Manual em Português Uma 50mm f/1:1.4 fungada sendo desmontada e limpa Nikon FM10, a versão popular da Nikon Olympus Trip 35: O manual ilustrado de reparo para quem tem coragem Kodak Instamatic 177 XF, camerinha do coração Yashica Electro 35 GSN, outra rangefinder classuda Olympus Trip 35, uma compacta que é uma viagem Substituindo a bateria da sua Yashica Electro Olympus Pen EES-2, a pequena notável Polaroid 600, O filme Zenit 12XSL 35mm, uma […]

O post Retrospectiva 2016: 15 artigos mais acessados do ano apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Lomografia na Cabeça, Lomo LC-A e Fuji Dupe Tungstênio - Retrospectiva 2016:  os artigos mais acessados do ano

Atrasada sim, mas pelo menos chegou ainda nos primeiros dias de 2017 a já tradicional retrospectiva 2016 dos artigos mais alguma coisa desse ano que passou.

O blog estava devagar por N motivos, mas não está desativado ou abandonado por completo. Temos grandes coisas pra ele, pode ficar ligado que muito em breve isso agita novamente. E claro, queremos agradecer a todos que mantiveram contato, discutiram, conversaram, compartilharam suas dúvidas e sugestões nos comentários, que são muitíssimo bem-vindos!

Que 2017 seja um grande ano para todos nós e vamos ao que interessa!

Aqui está a lista com a retrospectiva 2016: os artigos mais lidos do ano

  1. Pinhole 120 de papel fácil de montar e de graça
  2. Scan de negativos com scanner normal
  3. Olympus Trip 35 – Manual em Português
  4. Uma 50mm f/1:1.4 fungada sendo desmontada e limpa
  5. Nikon FM10, a versão popular da Nikon
  6. Olympus Trip 35: O manual ilustrado de reparo para quem tem coragem
  7. Kodak Instamatic 177 XF, camerinha do coração
  8. Yashica Electro 35 GSN, outra rangefinder classuda
  9. Olympus Trip 35, uma compacta que é uma viagem
  10. Substituindo a bateria da sua Yashica Electro
  11. Olympus Pen EES-2, a pequena notável
  12. Polaroid 600, O filme
  13. Zenit 12XSL 35mm, uma russa made in brazil
  14. Baixe câmeras pinhole de papel para montar em casa
  15. Conversão para filme 135 (35mm) na Kodak Instamatic

Observação

Mas olha só que coisa interessante, na retrospectiva de 2015 notei que a maioria dos artigos eram relacionados aos tutoriais e DIY, esse ano foi mais equilibrado entre os artigos da Oficina e e os sobre as câmeras. Isso mostra o quanto há de interesse nesses tópicos, mais do que qualquer outra coisa publicada no blog nos últimos anos. É bom também para pautar o caminho que vamos seguir em 2017 em diante.

Enfim, bom 2017 e volte sempre!

O post Retrospectiva 2016: 15 artigos mais acessados do ano apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/retrospectiva-2016/feed/ 0 4267
New55 Color 4×5 peelapert film no Kickstarter https://www.dxfoto.com.br/new55-color-4x5-film-kickstarter/ https://www.dxfoto.com.br/new55-color-4x5-film-kickstarter/#respond Thu, 03 Nov 2016 10:30:10 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4260 O pessoal que trouxe de volta das cinzas o filme preto e branco instantâneo 4×5 agora tem um novo filme saindo do forno: o New55 Color 4×5! É a versão colorida no mesmo formato que pretendem fabricar em escala com a ajuda dos entusiastas da fotografia instantânea em grande formato e uma campanha no Kickstarter. A New55 tem experiência Apesar das dificuldades de produção encontradas depois do fim da campanha do filme preto e branco a New55 conseguiu se manter e produzir os filmes em escala, o que deu experiência suficiente para partir para outros projetos como o revelador de filme em banho único e agora a versão colorida do filme 4×5 instantâneo peelapart. Os caras sabem o que estão fazendo e merecem todo apoio por garantir que filmes como esses não sumam de vez do mercado. Assista ao vídeo da campanha do New55 Color 4×5 no Kickstarter A campanha merece ser apoiada e fundada com sucesso como a anterior! Confira a página do Kickstarter para o projeto do New55 Color 4×5. São projetos como esses que ajudam a fotografia analógica a se manter viva em um mundo onde ela não é mais o caminho mais economicamente viável para as […]

O post New55 Color 4×5 peelapert film no Kickstarter apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
new55 color 4x5 01 - dxfoto

O pessoal que trouxe de volta das cinzas o filme preto e branco instantâneo 4×5 agora tem um novo filme saindo do forno: o New55 Color 4×5! É a versão colorida no mesmo formato que pretendem fabricar em escala com a ajuda dos entusiastas da fotografia instantânea em grande formato e uma campanha no Kickstarter.

A New55 tem experiência

Apesar das dificuldades de produção encontradas depois do fim da campanha do filme preto e branco a New55 conseguiu se manter e produzir os filmes em escala, o que deu experiência suficiente para partir para outros projetos como o revelador de filme em banho único e agora a versão colorida do filme 4×5 instantâneo peelapart. Os caras sabem o que estão fazendo e merecem todo apoio por garantir que filmes como esses não sumam de vez do mercado.

new55 color 4x5 03 - dxfoto

new55 color 4x5 02 - dxfoto

Assista ao vídeo da campanha do New55 Color 4×5 no Kickstarter

A campanha merece ser apoiada e fundada com sucesso como a anterior! Confira a página do Kickstarter para o projeto do New55 Color 4×5.

São projetos como esses que ajudam a fotografia analógica a se manter viva em um mundo onde ela não é mais o caminho mais economicamente viável para as massas. Temos que apoiar e agradecer os esforços da New55, da Impossible Project e até da Sociedade Lomográfica, dentre tantas outras grandes e pequenas, que lutam para que o filme nunca morra.

O post New55 Color 4×5 peelapert film no Kickstarter apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/new55-color-4x5-film-kickstarter/feed/ 0 4260
Câmera Velha # 4 Review Olympus Trip 35 https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-4-review-olympus-trip-35/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-4-review-olympus-trip-35/#respond Mon, 05 Sep 2016 12:00:42 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4253 O Câmera velha traz o Review Olympus Trip, completo, dessa que foi uma das câmeras que causaram uma febre dos anos 70-80! O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Assista Câmera Velha # 4 Review Olympus Trip 35 Facebook: Antonio Neto Instagran @antonionetoinsta Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha # 4 Review Olympus Trip 35 apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
O Câmera velha traz o Review Olympus Trip, completo, dessa que foi uma das câmeras que causaram uma febre dos anos 70-80! camera-velha-4-dxfoto

O Câmera velha traz o Review Olympus Trip, completo, dessa que foi uma das câmeras que causaram uma febre dos anos 70-80!

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Assista Câmera Velha # 4 Review Olympus Trip 35


Facebook: Antonio Neto
Instagran @antonionetoinsta
Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha # 4 Review Olympus Trip 35 apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-4-review-olympus-trip-35/feed/ 0 4253
Câmera Velha #3 Tipos de Câmeras Analógicas https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-3-tipos-de-cameras/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-3-tipos-de-cameras/#comments Sun, 04 Sep 2016 12:00:22 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4251 Uma breve explicação sobre vários tipos de câmeras analógicas, quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada modelo. Uma boa dica para decidir com qual começar. O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Assista Câmera Velha #3 Tipos de Câmeras Analógicas Facebook: Antonio Neto Instagran @antonionetoinsta Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #3 Tipos de Câmeras Analógicas apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Tipos de Câmeras camera-velha-3-dxfoto

Uma breve explicação sobre vários tipos de câmeras analógicas, quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada modelo. Uma boa dica para decidir com qual começar.

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Assista Câmera Velha #3 Tipos de Câmeras Analógicas


Facebook: Antonio Neto
Instagran @antonionetoinsta
Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #3 Tipos de Câmeras Analógicas apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-3-tipos-de-cameras/feed/ 2 4251
Câmera Velha #2 Colocando filme na Câmera https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-2-colocando-filme-na-camera/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-2-colocando-filme-na-camera/#respond Sat, 03 Sep 2016 12:00:17 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4248 Neste vídeo ensino como devemos colocar filme na câmera 135 e em câmeras SLR eletrônicas e mecânicas além de uma breve explicação sobre o código DX! O canal Câmera Velha Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Assista Câmera Velha #2 Colocando filme na câmera Facebook: Antonio Neto Instagran @antonionetoinsta Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #2 Colocando filme na Câmera apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
filme na câmera camera-velha-2-dxfoto

Neste vídeo ensino como devemos colocar filme na câmera 135 e em câmeras SLR eletrônicas e mecânicas além de uma breve explicação sobre o código DX!

O canal Câmera Velha

Conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Assista Câmera Velha #2 Colocando filme na câmera


Facebook: Antonio Neto
Instagran @antonionetoinsta
Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #2 Colocando filme na Câmera apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-2-colocando-filme-na-camera/feed/ 0 4248
Câmera Velha #1 Antônio Neto Apresentando o Canal https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-1-antonio-neto-apresentando-canal/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-1-antonio-neto-apresentando-canal/#respond Fri, 02 Sep 2016 11:30:12 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4245 Neste vídeo ele apresenta e explica tudo que vai rolar no primeiro canal brasileiro exclusivo sobre fotografia analógica!! O canal Câmera Velha Conheça o canal do Antônio, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) … Assista Antônio Neto #1 Apresentando o Canal Facebook: Antonio Neto Instagran @antonionetoinsta Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #1 Antônio Neto Apresentando o Canal apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
câmera velha - Antônio Neto - dxfoto

Neste vídeo ele apresenta e explica tudo que vai rolar no primeiro canal brasileiro exclusivo sobre fotografia analógica!!

O canal Câmera Velha

Conheça o canal do Antônio, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Mais um lugar pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) …

Assista Antônio Neto #1 Apresentando o Canal


Facebook: Antonio Neto
Instagran @antonionetoinsta
Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #1 Antônio Neto Apresentando o Canal apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-1-antonio-neto-apresentando-canal/feed/ 0 4245
Lomo LC-A fez 32 anos de muitos rolos https://www.dxfoto.com.br/lomo-lca-32-anos-muitos-rolos/ https://www.dxfoto.com.br/lomo-lca-32-anos-muitos-rolos/#respond Thu, 01 Sep 2016 16:30:25 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4240 Em 19 de junho de 1984 ela nascia na Lomo PLC, uma fábrica de equipamentos óticos em São Petersburgo na antiga União Soviética, e de lá pra cá foram 32 anos de muitos rolos. Figuramente e literalmente. A Cosina para comunistas Cópia da japonesa Cosina CX-2, uma ótima compacta de 35mm, não podemos dizer que ela foi um sucesso instantâneo e arrebatador, visto que sua produção foi interrompida pelo menos duas vezes antes de ser encerrada definitivamente na fábrica de São Petersburgo. Foi só com o interesse fomentado pelos austríacos que criaram a Sociedade Lomográfica que ela ganhou o mundo e tem se mantido em produção até hoje, mesmo que seja na Chin Só pela forma como ela surgiu, na União Soviética em plena Guerra Fria, e pela forma como o mundo tomou conhecimento de sua existência já é digno de nota. A câmera tem uma história e tanto, que se confunde com própria história da Sociedade Lomográfica. Preconceito contra a Lomo LC-A É uma ótima câmera, com ótica incrível e construção robusta (pra não dizer tosca), tem um modo de fotometria honestíssimo e é capaz de ótimas fotos se bem manuseada. É uma das boas compactas 35mm disponíveis e […]

O post Lomo LC-A fez 32 anos de muitos rolos apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
lomo lc-a com caxinha - dxfoto

Em 19 de junho de 1984 ela nascia na Lomo PLC, uma fábrica de equipamentos óticos em São Petersburgo na antiga União Soviética, e de lá pra cá foram 32 anos de muitos rolos. Figuramente e literalmente.

A Cosina para comunistas

Cópia da japonesa Cosina CX-2, uma ótima compacta de 35mm, não podemos dizer que ela foi um sucesso instantâneo e arrebatador, visto que sua produção foi interrompida pelo menos duas vezes antes de ser encerrada definitivamente na fábrica de São Petersburgo. Foi só com o interesse fomentado pelos austríacos que criaram a Sociedade Lomográfica que ela ganhou o mundo e tem se mantido em produção até hoje, mesmo que seja na Chin

Só pela forma como ela surgiu, na União Soviética em plena Guerra Fria, e pela forma como o mundo tomou conhecimento de sua existência já é digno de nota. A câmera tem uma história e tanto, que se confunde com própria história da Sociedade Lomográfica.

Preconceito contra a Lomo LC-A

É uma ótima câmera, com ótica incrível e construção robusta (pra não dizer tosca), tem um modo de fotometria honestíssimo e é capaz de ótimas fotos se bem manuseada. É uma das boas compactas 35mm disponíveis e se tirar o hype de lado é uma boa câmera e merece atenção. Muitos fotógrafos mais tradicionais entortam o bico pra ela, muito por culpa da própria Sociedade Lomográfica que a vende como a câmera artística definitiva, atribuindo à suas lentes qualidades que são mesmo de processos de revelação e técnicas fotográficas que podem ser feitas em qualquer outra câmera.

Tenho ótimas experiências, principalmente usando filme comum e processo de revelação normal, sem frescuras. A câmera é bastante competente se souber usá-la.

Saiba mais sobre a LC-A com outros artigos publicados aqui

E por que falar da história da câmera com exatamente 32 anos?

É só por causa sua lente, de 32mm, só isso :D …

A Lomo LC-A teve muitas incarnações, a minha é de 1985 e ainda viva faz fotos incríveis quando a bateria não falha. Mas tiveram muitas outras, como pode ver neste artigo na Lomography Magazine

O post Lomo LC-A fez 32 anos de muitos rolos apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/lomo-lca-32-anos-muitos-rolos/feed/ 0 4240
Câmera Velha #0 Chamada para o canal https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-0-chamada-para-o-canal/ https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-0-chamada-para-o-canal/#comments Thu, 01 Sep 2016 11:30:40 +0000 https://www.dxfoto.com.br/?p=4244 Com este primeiro vídeo conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais. Enfim, é mais um lugar bacana pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) para ele saber a quem agradecer depois! Assista Câmera Velha #0 Chamada para o canal Facebook: Antonio Neto Instagran @antonionetoinsta Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #0 Chamada para o canal apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
Câmera Velha #0 Chamada para o canal

Com este primeiro vídeo conheça o canal Câmera Velha do Antônio Neto, que conheci do grupo Queimando Filme no Facebook. É um canal dedicado 100% ao conteúdo sobre fotografia analógica, tocado com muito carinho pelas velhotas e filmecos e vai rolar dica, tutoriais, notícias, reviews de câmeras, equipamentos, filmes, revelação e muito mais.

Enfim, é mais um lugar bacana pra aprender e (re)aprender sobre fotografia analógica. Assina o canal, dá aquele joinha e se puder comenta lá que viu aqui no DXFoto ;) para ele saber a quem agradecer depois!

Assista Câmera Velha #0 Chamada para o canal


Facebook: Antonio Neto
Instagran @antonionetoinsta
Snapshat: antonionetofoto

O post Câmera Velha #0 Chamada para o canal apareceu primeiro em DX Foto.

]]>
https://www.dxfoto.com.br/camera-velha-0-chamada-para-o-canal/feed/ 1 4244