Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A Sociedade Lomográfica é conhecida (e criticada) por ser responsável por uma enxurrada de câmeras e fotógrafos “de plástico”, ou lo-fi, mas algumas vezes eles aparecem com alguns negócios interessantes. Desde o lançamento da sua versão da Petzval e daquele kit de lentes para Micro Four Thirds, a Lomography não aparecia com nada interessante no mercado. Até agora.

Além de fazer o padrão, resgatar ideias russas do passado, eles deram um passo além. Se com a Petzval eles saíram da tosqueira gostosa da Zenit 122 e alcançaram as Nikon e Canon com seus encaixes de lente, com a Russar+ Art Lens eles chegam até as lendárias e veneradas Leica!

Sim, o padrão dessas novas lentes é o famoso L 39, o encaixe de rosca da Leica! Como bem apontou o André Takeda (um grande entendedor de leicas e de lomography) agora a Lomography faz lente para Leica! Surpreendente, pra dizer o mínimo!

A ideia da Russar é que foi a primeira lente grande angular a resolver a questão de perda de luz nas bordas. O projeto inovador do seu designer, Mikhail Mikhailovich Rusinov (tente pronunciar comendo paçoquita) é chamado pelo site do relançamento de Mãe de todas as lentes super grande angular, e que ainda dizem que algumas das mais famosas foram inspiradas pelo projeto russo, como Zeiss Biogon-2, Schneider Super Angulon and Rodenstock Grandagon (todas com nomes maneiros).

Enfim, é mais uma lente cara, diferente, que serve em leica, que poderemos comprar. Mas que ela é estilosa, isso é! Mas mais de 600 doletas nela não sei se vale a pena…

No site oficial tem um monte de foto, algumas bem lomográficas até demais, demonstrando o que essa lente pode fazer. Mas espero que depois de cair nas mãos de fotógrafos mais exigentes tenhamos mais exemplos de até onde ela pode ir.

E se vai honrar a rosca L39 que carrega!

Apresentação

Especificações Técnicas

Montagem: rosca L 39 padrão leica, com adaptador incluído para M.
Distância Focal: 20mm
Aberturas: f/5.6, f/8, f/11, f/16 e f/22
Angulo de Visão: 94 graus
Distância do Flange: 27.8mm (M) 28.8mm (L39)
Ativa frame line na baioneta M: 28mm
Foco mais próximo: 0.5m
Rosca para filtro: 49mm
Construção: Simétrica, com 6 elementos em 4 grupos, em bronze cromado.

Mais fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorRevista Foto Inversa - Fotografia Pinhole - 3ª Edição Próximo artigoNo #instagram, traindo o movimento ou não?

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website