Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Lomotrade foi baseado em uma ideia da Sociedade Lomográfica Internacional (LSI) que acabou virando outra coisa na mão dos membros da comunidade. Basicamente é a troca de fotografias e afins entre os lomógrafos usando o correio tradicional.

Como começou

A LSI lançou em 2003 um álbum de fotografias que desmontava a capa do miolo cheio de fotos, permitindo variar a “exposição” ambulante de lomografias que você podia carregar pra todo lado: Lomurello.

Uma das idéias deles era essa troca de fotos, quando duas pessoas trocavam seus miolos do álbum. Uma coisa meio maluca. Por aqui nunca pegou, pois o álbum era importado, caro e no formato de fotos 12×9 (a gente tá acostumado com o 15×10). Na verdade, acho que até a galera lá de fora não gostou muito da idéia de ficar comprando refil de miolo do álbum, encher de fotos e trocar com outras pessoas.

Lomo.us

Na época era o fórum mais ativo sobre lomografia, até mais que a própria comunidade da sociedade lomográfica, tendo como membros os mais ativos na sociedade. E foi lá que surgiu a idéia de “emprestar” o conceito de troca de lomografias, mas sem envolver a compra do álbum ou qualquer coisa semelhante. Foi que começou o movimento de mandar coisas pra seus amigos pelo correio.

Como funciona

Basta um envelope, um punhado de fotos, uma cartinha legal e selo. Só. E claro, amigos pra receberem em casa, como surpresa, um monte de imagens diferentes e vibrantes que só você pode fazer. Bacana, não? Nada mais legal que chegar em casa e achar uns envelopes com fotos divertidas ao invés de contas!

No começo eram fotos. Depois começaram os presentes, e agora envolve até troca de câmeras, filmes, o que mais você quiser trocar.

lomotrade2008: fabiz

Veja no flickr alguns resultados desse troca-troca de fotos e presentes.

Se quiser entrar na brincadeira, participe do grupo LomoBr no yahoogroups, ou faça uns envelopes com fotos legais e mande para seus amigos. E divirta-se!

Mais fotos

Links

• Antigo Fórum Lomo.us
• Lista LomoBR
Lomurello

Leia mais:

Artigo anteriorHistória das Exposições Lomográficas Próximo artigoPop 9, um mosaico de imagens em uma só foto

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

2 comentários

  1. Mare diz:

    Nunca tinha ouvido falar de lomotrade, muito legal!

  2. Ahh que legal, quero participarrr

O que você acha?

Nome obrigatório

Website