Claro que corrigir as cores nem sempre é a melhor opção para uma bela foto antiga, eu mesmo não gosto de corrigir muito as cores das fotos novas, mas vale a pena ficar por dentro de um modo simples e rápido de equilibrar as cores de imagens antigas escaneadas. Com um pouco de treino no olhar e na ferramenta de Níveis no Photoshop você consegue um controle maior e alcança um resultado ainda mais satisfatório que usar os Níveis Automáticos.
Eu usei essa técnica de tratamento por níveis no artigo Escaneie filmes com scanner normal que fiz anos atrás, vale a leitura de uma bela experiência para quem não tem scanner de filme.
Níveis no Photoshop
Assista Matt Kloskowski mostrando como usar o Histograma dos canais RGB da imagem para você domar o equilíbrio das cores na sua imagem escaneada. E isso prova que não é preciso nenhum PHD em Photoshop ou Lightroom para dar um leve tapa na suas imagens.
E por que não usar em outros softwares? Qualquer aplicativo de tratamento de imagem que tenha níveis com um histograma como esse permite fazer esse ajuste.
Assista ao vídeo
Links
- Conheça mais do trabalho do CreativeLive no Youtube.
Leia mais:
- Scanner de filme DIY: fotografando seus negativos
- Sépia digital
- Google PhotoScan, o jeito mais rápido de escanear fotos
- No #instagram unindo digital com analógico antigo #m42 #eos #takumar
- No #instagram, não instalei isso na LC-A por não conseguir desmontar a tampa por um parafuso!
- No #instagram, Lomo LC-A de 1985, agora com manual e caixinha pra ficar beleza!
- No #instagram: nikon x canon? Não, Pentax!!! @Photojojo