Todo mundo um dia acaba com uma gaveta cheia de rolinhos vazios de filmes 135! Esses famigerados rolinhos costumavam se acumular aos montes por todos os cantos até que descobri que podia comprar rolos grandes de filme e rebobinar neles e ter um estoque quase infinito de filmes de 24 poses.
Assista fotografando com colódio umido em rolos de filmes 135
Hoje em dia como preço do filme valendo um olho da cara e meio rim fica mais difícil acumular rolos e mais rolos não é mesmo? Mas para Ryan Lee do Hip xion Photostudio de Singapura não tem tempo ruim, pois ele não ganha em reais e não precisa ficar convertendo nem pagando imposto bizarro do Brasil, pensa?
Mas ele arrumou um uso muito legal para o metal desses rolos, para fazer tintypes (wet plate ou colódio úmido! Vale muito a pena assistir!
Tintype, wet plate ou colódio úmido
O colódio é derramado sobre uma placa de vidro, deixando um filme fino e depois colocada em uma solução de nitrato de prata. Quando removido da prata, o filme de colódio será um composto amarelo translúcido sensível à luz que deve ser exposto ainda molhado. Saiba mais em Processos Fotográficos 05: Colódio.
Leia mais:
- Road to Wolfeboro, uma viagem com colódio úmido
- Processo de colódio úmido, wet plate ou ainda tintype
- A maior câmera de colódio úmido do mundo fotografando o Parque Yosemite
- Holga Wet Plate, fotografando em placas de alumínio
- Veja como se faz uma foto com colódio úmido nesse vídeo
- Clera é a primeira câmera transparente que funciona!
- Develop Photo: apenas 2.365 vídeos sobre fotografia no vimeo