Além de usar instrumentos analógicos (acústicos, oras) um dos caras do Mumford & Sons é fotógrafo também! Mais precisamente o baixista, Ted Dwane. E não só gosta de fotografar como gosta de revelar seus filmes!!!
Eu gosto muito do Mumford & Sons e assistindo a um dos seus clipes vi o baixista dando uma de fotógrafo num roteirinho que mostrava todos os integrantes da banda fazendo suas coisas antes de se encontrar, montar seu visual barburu com muita maquiagem e barbas falsas e subir no palco com aquele visual hipster rasgado que eles tem como marca registrada. E no final das contas não é que Ted não estava zoando, ele curte mesmo fotografar! E com filme!
O dito clipe, o Ted Dwane é cara, errrr, com a Rollei no pescoço, Ali, no canto inferior direito!
Depois de ver isso fiquei muito curioso e passei a pesquisar sobre o tal lado fotográfico dele e descobri que o cara carrega suas tralhas analógicas de fotografia e revelação nas turnês, fotografa durante os intervalos entre os shows e revela ainda na estrada. E acabei achando seu site com imagens em pb (a maioria retratos) www.teddwane.com.
Segundo ele é uma ótima forma de descansar da música e extravasar a criatividade. Ou melhor, em suas palavras (numa tradução relaxada):
É muito bom ter algo para me manter ocupado fora o Mumford, todos temos nossas escapadas e isso eu acho ótimo!
Mas… e a Rollei?
A sua câmera preferida é uma bela Rolleiflex 2.8 e usa basicamente preto e branco, claro, pra poder revelar numa boa. Carregando sua rollei nas viagens da banda tem fotografado as pessoas que encontra pelo caminho, são mais de 10 anos de carreira musical (e a gente descobriu eles recentemente apenas) e com isso tem exposto suas imagens em seu site e em galerias por aí.
E em uma dessas exposições, além de mostrar suas imagens capturadas na estrada, montou um esquema com uma câmera de grande formato, papel positivo e durante a exposição foi fotografando e conversando com as pessoas e suas fotos eram penduradas na parede antes mesmo do papel secar!
Dá pra respeitar um cara desses!
Veja as fotos do cara no site dele (fora do ar mas tem no internet archive), escute a música do Mumford (em vinil de preferência) e vamos todos sermos felizes com nossas tralhas analógicas! Ou no instagram.
Leia mais:
- Holga do Bratislava é uma música que cheira naftalina. De um jeito bacana.
- Achei uma grande formato viajando no clip Laredo, do Band of Horses
- Personalizando uma câmera descartável Rollei Nightbird
- William Eggleston In the Real World, assista o documentário
- One last frame, um curta de Niels Windfeldt
- Photo Hotspots, um mapa de lugares para fotografar
- No #instagram unindo digital com analógico antigo #m42 #eos #takumar