Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

personalizando uma camera descartavel da rollei nightbird 05

Câmeras descartáveis não são tão descartáveis assim, como você deve ter percebido pela quantidade de possibilidades de usar, de abusar e de reutilizar que temos publicado aqui.

A minha descartável preferida é a Rollei Nightbird, por ter o esquema de reutilização mais espertinho e também por ter essa capa transparente que dá pra se divertir bastante personalizando.

Eu digo mais espertinho porque a Rollei fez essa câmera pensando em ser reutilizada! Ela é fácil de abrir e trocar o filme, tem um cartucho interno para receber o filme desenrolado que vai sendo enviado para o rolo original a cada clique, tem essa capinha transparente para ser personalizada, enfim, uma descartável não descartável de primeira! Ah, e dá pra fazer um baratinho com a lente que deixo para outra oportunidade mostrar!

Sempre achei o maior barato essa capa transparente, pois permitiam variar sua “cara” e deixar mais personalizada, fugindo daquele padrão de descartável, toda preta e sem identificação nenhuma.

É algo simples de se fazer, só desmontar a câmera, remover a capa transparente e usar o papel orginal como base para recortar a imagem que quiser para colocar como “capa” da sua câmera. Eu usei uma antiga foto feita com a minha Lomo LC-A fabricada em 1985 (a véia russa), mas você pode fazer o que quiser: desenhar, imprimir um padrão, usar papel de parede, recortes de jornal ou revistas, enfim, o que sua imaginação mandar!

Pra abrir é fácil, só cuidado: se acabou de comprar e ainda estiver com filme, ou desmonte no escuro ou tire o filme sabendo que a primeira foto vai ser velada! É que nas descartáveis o filme fica todo desenrolado fora do rolinho, mas a Rollei tem um rolinho extra dentro que protege o filme todo desenrolado. Protege mais ou menos, mas já é alguma coisa.

Recomendo fazer isso no escuro ou depois de gastar o primeiro filme! E tá tudo em vídeo para ficar mais fácil de acompanhar!

Abrindo a Rollei Nightbird

Refazendo a decoração

Ó como ficou

É isso aí! Simples e fácil, e pode esquecer de câmera descartável reutilizável feia e sem graça! Essa câmera foi oferecida pelo antigo (e saudoso) site toycamera.com.br.


publicado originalmente no blog queimandofilme em em 14 de maio de 2014.

Leia mais:

Artigo anteriorRecarregando uma rollei nightbird descartável no (antigo) toycamera.com.brPróximo artigo4 dicas de lugares pra hora de caçar câmeras antigas

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

O que você acha?

Nome obrigatório

Website